Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAnasofia Pinto Alterado mais de 9 anos atrás
1
PROJETO MOBILIZAR PARA INOVAR Núcleo de Difusão Tecnológica do Rio Grande do Sul
2
Ações a serem desenvolvidas Promover evento de sensibilização para o projeto envolvendo cerca de 100 (cem) empresas; Identificação das 40 (quarenta) empresas para participação efetiva do projeto seguindo os critérios definidos em parceria com o PGQP
3
Ações a serem desenvolvidas Fazer um diagnóstico gerencial das empresas envolvidas do ponto de vista da inovação; Promover a capacitação das empresas selecionadas em parceria com o MBC com duração de 2 (dois) dias Instrumentalizar as empresas com as ferramentas de apoio à inovação tecnológica
4
Resultados atingidos no período de junho a dezembro 2004 Evento de sensibilização – nº de empresas convidadas = 100 (cem) Número de empresas participantes= 26 (vinte e seis); Curso de capacitação gerencial – duração 2 dias – Número de empresários participantes = 26 (vinte e seis)
5
Resultados atingidos no período de junho a dezembro 2004 40 (quarenta) empresas visitadas 40 (quarenta) pareceres técnicos enviados as empresas visitadas 40 (quarenta) empresas cadastradas no portal Mobilizar para Inovar 40 (quarenta) empresas cadastradas no SAP
6
Análise dos dados Ramo de atividade das empresas: Das 40 empresas visitadas, 25 são empresas de tecnologia, 6 são indústrias, 8 são empresas de serviço e 1 do ramo de atividade é o comércio.
7
Classificação da empresa Das 40 (quarenta) empresas pesquisadas, 32 eram micros empresas, 3 eram pequenas empresas, 2 médias e 3 eram grandes,
8
Classificação da inovação 5 empresas as suas inovações dizem respeito somente ao produto, 1 empresa a sua inovação está relacionada com o processo, e 34 empresas as suas inovações dizem respeito tanto ao produto quanto ao processo. Das 40 (quarenta) empresas pesquisadas somente 10 (dez) empresas usam tecnologia radicalmente nova para as suas inovações.
9
Gastos com inovação 5 empresas tem o gasto menor que 5%; 10 empresas com os gastos entre 5% a 15%, 9 empresas com gastos entre 15% a 25%, 6 empresas de 25% a 35%, 8 empresas com o gasto maior que 35% e 2 empresas não informaram o percentual de gastos com inovação.
10
Apoio do governo Das 40 empresas pesquisadas, 22 já utilizaram algum programa de apoio do governo para as suas atividades inovativas.
11
Problemas e obstáculos à inovação A escassez de fontes apropriadas de financiamentos, foi citado como um dos fatores que mais prejudicam as atividades inovativas das 40 empresas pesquisadas.
12
Tipo de incentivo desejado Capital de risco e financiamentos, foram os incentivos mais citados como desejados pelas 40 empresas pesquisadas
13
Limitações do projeto Baixo interesse dos empresários para participarem do Projeto Mobilizar para Inovar; Pouca disponibilidade do empresário para a realização de entrevistas; Preocupação dos empresários quanto ao sigilo das informações fornecidas referentes aos seus projetos
14
Oportunidades Ficou identificado que as empresas pertencentes a incubadoras tecnológicas aceitam melhor a participação no Projeto
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.