A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO MOBILIZAR PARA INOVAR Núcleo de Difusão Tecnológica do Rio Grande do Sul.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO MOBILIZAR PARA INOVAR Núcleo de Difusão Tecnológica do Rio Grande do Sul."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO MOBILIZAR PARA INOVAR Núcleo de Difusão Tecnológica do Rio Grande do Sul

2 Ações a serem desenvolvidas  Promover evento de sensibilização para o projeto envolvendo cerca de 100 (cem) empresas;  Identificação das 40 (quarenta) empresas para participação efetiva do projeto seguindo os critérios definidos em parceria com o PGQP

3 Ações a serem desenvolvidas  Fazer um diagnóstico gerencial das empresas envolvidas do ponto de vista da inovação;  Promover a capacitação das empresas selecionadas em parceria com o MBC com duração de 2 (dois) dias  Instrumentalizar as empresas com as ferramentas de apoio à inovação tecnológica

4 Resultados atingidos no período de junho a dezembro 2004  Evento de sensibilização – nº de empresas convidadas = 100 (cem)  Número de empresas participantes= 26 (vinte e seis);  Curso de capacitação gerencial – duração 2 dias – Número de empresários participantes = 26 (vinte e seis)

5 Resultados atingidos no período de junho a dezembro 2004  40 (quarenta) empresas visitadas  40 (quarenta) pareceres técnicos enviados as empresas visitadas  40 (quarenta) empresas cadastradas no portal Mobilizar para Inovar  40 (quarenta) empresas cadastradas no SAP

6 Análise dos dados Ramo de atividade das empresas:  Das 40 empresas visitadas, 25 são empresas de tecnologia, 6 são indústrias, 8 são empresas de serviço e 1 do ramo de atividade é o comércio.

7 Classificação da empresa  Das 40 (quarenta) empresas pesquisadas, 32 eram micros empresas, 3 eram pequenas empresas, 2 médias e 3 eram grandes,

8 Classificação da inovação  5 empresas as suas inovações dizem respeito somente ao produto, 1 empresa a sua inovação está relacionada com o processo, e 34 empresas as suas inovações dizem respeito tanto ao produto quanto ao processo. Das 40 (quarenta) empresas pesquisadas somente 10 (dez) empresas usam tecnologia radicalmente nova para as suas inovações.

9 Gastos com inovação  5 empresas tem o gasto menor que 5%; 10 empresas com os gastos entre 5% a 15%, 9 empresas com gastos entre 15% a 25%, 6 empresas de 25% a 35%, 8 empresas com o gasto maior que 35% e 2 empresas não informaram o percentual de gastos com inovação.

10 Apoio do governo  Das 40 empresas pesquisadas, 22 já utilizaram algum programa de apoio do governo para as suas atividades inovativas.

11 Problemas e obstáculos à inovação  A escassez de fontes apropriadas de financiamentos, foi citado como um dos fatores que mais prejudicam as atividades inovativas das 40 empresas pesquisadas.

12 Tipo de incentivo desejado  Capital de risco e financiamentos, foram os incentivos mais citados como desejados pelas 40 empresas pesquisadas

13 Limitações do projeto  Baixo interesse dos empresários para participarem do Projeto Mobilizar para Inovar;  Pouca disponibilidade do empresário para a realização de entrevistas;  Preocupação dos empresários quanto ao sigilo das informações fornecidas referentes aos seus projetos

14 Oportunidades  Ficou identificado que as empresas pertencentes a incubadoras tecnológicas aceitam melhor a participação no Projeto


Carregar ppt "PROJETO MOBILIZAR PARA INOVAR Núcleo de Difusão Tecnológica do Rio Grande do Sul."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google