A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Arquitetura e Urbanismo"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Arquitetura e Urbanismo
CEAP – Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Arquitetura e Urbanismo Estudos Ambientais Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho

2 Clima 1 Tempo e Clima: Evolução dos Conceitos
Tempo e clima são combinações realizadas na atmosfera, são estados atmosféricos identificados por certos valores de temperatura, de umidade, pressão, vento, precipitação, radiação, insolação e outros. A diferença maior entre tempo e clima reside na escala temporal da análise.

3 2 Tempo: “ É o conjunto de valores que em um momento dado e sobre um lugar determinado caracterizam o estado atmosférico” (Baldit) É o estado momentâneo da atmosfera.

4 3 Clima: Para Marx Sorre (1943), clima é a sucessão habitual dos tipos de tempo em determinado local da superfície terrestre. Sorre entende o clima como algo dinâmico, enfatizando a noção de tempo meteorológico como uma unidade complexa, cheia de associações e inter-relações. Esta definição rejeita os clássicos modelos utilizados nos estudos atmosféricos, em especial os propostos pela climatologia analítica, que baseava-se no conceito de Hann.

5

6 2. Atmosfera: Composição e Estrutura
Definição: mistura mecânica de gases que está presa à Terra pelas forças da gravidade. Função: funciona como um filtro que seleciona através da absorção, difusão e reflexão a radiação eletromagnética emitida pelo sol. A sua coloração está diretamente ligada com a difusão, isso é, sua propagação. Origem: colisão de corpos celestiais planetesimais (pequenos corpos rochosos formados basicamente de poeira e gases).

7 2. Atmosfera: Composição e Estrutura
A origem da atmosfera está diretamente relacionada com a origem da Terra. Os gases começam a ser liberados pelas colisões dos planetesimais; Composição da atmosfera primitiva: Nitrogênio (N2), dióxido de carbono (CO2) e H2O; A 3 bilhões de anos atrás, as algas começaram à realizar fotossíntese e produzir O2. Até então a atmosfera estava repleta de CO2.

8

9 2.1 Composição da Atmosfera
Constituintes não variáveis do ar atmosférico: Constituinte Conteúdo (%) Nitrogênio (N2) 78,084 Oxigênio (O2) 20,948 Argônio (Ar) 0,934 Neônio (Ne) 0,001818 Hélio (He) 0,000524 Metano (CH4) 0,0002 Criptônio (Kr) 0,000114 Hidrogênio (H2) 0,00005 Xenônio (Xe) 0,000087

10 Conteúdo (% por volume)
2.1 Composição da Atmosfera Constituintes variáveis o ar atmosférico: Constituinte Conteúdo (% por volume) Vapor d’água (H2O) 0 a 4 Dióxido de Carbono (CO2) 0,33 Ozônio (O3) 0 a 0,01 Dióxido de Enxofre (SO2) 0 a 0001 Dióxido de Nitrogênio (NO2) 0 a 0,000002 Aerossóis ?

11 2.1 Composição da Atmosfera
Aerossóis: todo e qualquer material sólido que está em suspensão na atmosfera. Vapor d’água (H2O): precipitações (chuvas, neve, granizo). Termo-regulador: o vapor de água absorve as radiações de ondas longas emitidas pela superfície, por isso ele é um dos principais gases estufa. O vapor de água retém calor. Transporta calor e energia através do calor latente (toda energia utilizada para mudar o estado físico da água). A energia não utilizada destes processos é chamada de energia sensível. Dióxido de carbono (CO2): termoregulador, absorve radiações e ondas longas – Efeito estufa. Importante na fotossíntese e no transporte de energia.

12 2.2 Estrutura da Atmosfera
- Critérios da divisão; Comportamento térmico irregular com variações em altitude; - Composição dos gases;

13 Estrutura da Atmosfera

14 3. Elementos Climáticos São parâmetros nos quais o meteorologista ou climatologista mensuram as condições atmosféricas, momentâneas (tempo) ou duradouras (clima), como por exemplo: Temperatura (média, máxima e mínima) Pricipitações (chuvas, granizo e neve) Umidade atmosférica (absoluta, relativa, compensada, etc) Pressão atmosférica Radiação solar (direta ou indireta) Ventos (direção e intensidade) Nebulosidade, evaporação, evapotranspiração, entre outros.

15 3.1 Fatores ou Controladores Climáticos
São determindados fatores que interferem nas características dos parâmetros meteorológicos, como por exemplo: Latitude Altitude Continentalidade e maritimidade Vegetação Condicionantes topográficos, entre outros.

16 4. Escalas e Hierarquias da Atmosfera
As seguintes subdivisões da climatologia podem ser reconhecidas: Macroclimatologia: relacionada com os aspectos dos climas de amplas áreas da Terra e com os movimentos atmosféricos em larga escala que afetam o clima. Mesoclimatologia: preocupada com o estudo do clima em áreas relativamente pequenas, entre 10 e 100 KM de largura (por exemplo, o estudo do clima urbano e dos sistemas climáticos locais severos como tornados e temporais) Microclimatologia: preocupada com o estudo do clima próximo à superfície ou de áreas muito pequenas, com menos de 100 metros de extensão.

17 4.1 Meteorologia e Climatologia
Climatologia: é uma parte da meteorologia que estuda o clima cientificamente, utilizando principalmente termos estatísticos na obtenção dos padrões habituais dos tipos de tempo e das características médias dos parâmetros meteorológicos sobre um determinado lugar. ( Ayoade, 1991) Meteorologia: ciência atmosférica que está relacionada ao estado físico, dinâmico e químico da atmosfera e as interações entre eles e a superfície terrestre subjacentes. (Ayoade, 1991)

18 5. Os Fenômenos Atmosféricos
São fenômenos atmosféricos: a temperatura do ar, a pressão atmosférica, o vento, a umidade do ar, as nuvens e as precipitações. São eles que constituem o tempo atmosférico e permitem definir os tipos de clima da Terra.

19 5.1 A Temperatura do Ar De maneira geral, a temperatura diz respeito a maior ou menor quantidade de calor dos corpos que se encontram na superfície terrestre. Mas o ar atmosférico não absorve toda a radiação solar. Uma parte atinge a superfície terrestre, sendo absorvida pelos continentes e oceanos; a outra é refletida e retorna para atmosfera. A temperatura é medida por um instrumento chamado: termômetro. Este aparelho geralmente fica dentro de um abrigo de madeira, com outros instrumentos ele faz parte de uma estação meteorológica.

20 5.1 A Temperatura do Ar A dois tipos principais de escalas de temperatura, definidos entre dois pontos extremos: o congelamento e a ebulição da água. - A escala Celcius (ºC) é a mais usada no mundo, inclusive no Brasil. Ela divide a distância entre esses dois pontos em 100 partes iguais. Sendo assim, 0 ºC representa o congelamento da água e 100ºC o ponto de fervura. - Escala Fahrenheit (ºF), muito usada nos EUA – situa o ponto de congelamento entre 32º F e o de ebulição em 212º F.

21 5.1.1 A Influência da Latitude e Altitude
A latitude é um dos fatores que mais influem na temperatura de um lugar. Quanto mais próximo uma área estiver da linha do equador, maior será a temperatura; e quanto mais distante desta linha estiver, menor será a temperatura. - Altitude: de maneira geral, a temperatura diminui com a altitude, pelo menos a te por volta de 40 KM de altitude (Tropopausa).

22

23 5.1.2 A Influência da Continentalidade e Maritimidade
Refere-se ao afastamento de uma área em relação as grandes massa liquidas; mares e oceanos. As áreas continentais, principalmente aquelas situadas no interior dos continentes, longe dos oceanos, esquentam bem mais durante o dia e esfriam bem mais durante a noite, desde que ambos tenham latitudes e altitudes semelhantes.

24

25 5.2 A Pressão Atmosférica A pressão atmosférica nada mais é do que o peso do ar. Ela é medida por um aparelho chamado barômetro. A unidade que mede a pressão atmosférica é o milibar. 1mb ,75mm (mercúrio) Recentemente passou a ser denominada Hectorpascal (Hpa) em homenagem ao cientista Pascal que demonstrou a influencia da altitude na variação da pressão. Referência nível do mar (1000mb), (Maior 1000mb a pressão é considerada alta) (Menor 1000mb a pressão é considerada baixa )

26 5.3 O Vento e a Circulação Geral da Atmosfera
O vento é o ar em movimento. E o deslocamento contínuo do ar na superfície terrestre. São as diferenças de pressão atmosféricas que explicam esses movimentos, que ocorre principalmente na horizontal, isto é, de uma área para a outra. Mas esse movimento também pode ser vertical ou seja, da superfície, onde o ar é mais aquecido para o alto. O movimento conjunto dos ventos na atmosfera, deslocando ar quente para as zonas frias e vice-versa, é chamado de circulação geral da atmosfera.

27 Tipos de vento: Ventos Alísios: são ventos vindo das áreas subtropicais sentido áreas equatoriais durante todo o ano. Ventos contra-alísios: é o ar que retorna, por meio dos ventos de altitude para as áreas temperadas. A faixa de encontro da circulação atmosférica dos dois hemisférios, que ocorre na zona equatorial, é chamada de convergência intertropical. Brisas: são ventos diários causados pelas diferenças de temperatura e de pressão entre as águas oceânicas e o continente que está próximo. (brisa marítima e brisa terrestre)

28 Tipos de vento: Monções: são causados pelas diferenças de pressão e de temperatura entre as áreas continentais e o oceano Índico. (ocorre principalmente na estação chuvosa da Índia, embora estejam presentes também em porções da América, da África e da Oceania) O Mistral: vento frio do vale do rio Ródano, na França O Fonh: vento quente que dissolve a neve dos alpes suíços. O Simum: vento dos desertos do norte da África. O Minuano: vento que sopra dos pampas do Rio Grande do Sul

29 5.4 A Umidade do Ar, as Nuvens e os Nevoeiros
Umidade do Ar: capacidade do ar para conter um volume limitado de vapor de água. Umidade Relativa do Ar: é a relação entre a quantidade de vapor de água (calculada em gramas por metro cúbico de ar), o volume e a temperatura da atmosfera de um determinado lugar. As Nuvens: Condensação do vapor de água na atmosfera, são formados basicamente por gotículas de água mais leve que o ar e ocorre bem acima do solo. Nevoeiro: condensação do vapor de água que ocorre perto do solo, também chamado de neblina.

30 5.4.1 Classificação de nuvens segundo altura e forma.


Carregar ppt "Curso de Arquitetura e Urbanismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google