A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acidentes de Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acidentes de Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Acidentes de Trabalho

2 O art. 7º da Constituição da República, dispõe:
Acidente de trabalho O art. 7º da Constituição da República, dispõe: XXVII – seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.

3 Equipara-se a doença profissional ou do trabalho.
Acidente de trabalho É aquele que provoca lesão corporal, ou doença que cause a morte ou perda ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho; pode ocorrer no local de trabalho, a serviço da empresa e nos intervalos ou a caminho; Equipara-se a doença profissional ou do trabalho.

4 O acidente de trabalho deve-se principalmente a duas causas:
Ato inseguro É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. Ex. Ligar tomadas de aparelhos elétricos com mãos molhadas, se arriscar no trânsito em altas velocidades. Condição Insegura É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. Ex. Instalação elétrica com fios desencapados, guindastes com cabos deteriorados, locais de trabalho com pregos espalhados pelo chão.

5 Outras causas Operacionais: falhas de componentes materiais ou equipamentos, etc.; Ambientais: mudança climática, etc.; Organizacionais: treinamento, construção da instalações, etc.; Pessoais: erros, problemas de saúde, etc.

6 Acidente com máquina de corte

7 Tipos de acidentes Acidente pessoal: o acidentado terá por consequencia uma lesão. Acidente de trajeto: ocorre no percurso da residência para o trabalho ou trabalho para residência. Lesão imediata: lesão que se verifica imediatamente após ocorrência do acidente. Lesão mediata (tardia): lesão que não se verifica imediatamente após a exposição à fonte da lesão – nexo causal. Incapacidade permanentemente total: perda total da capacidade de trabalho, inclusive a morte.

8 Tipos de acidentes Incapacidade permanente parcial: redução parcial do trabalho. Incapacidade temporária total: perda total da capacidade de trabalho que resulte um ou mais dias perdidos. Acidente sem perda de tempo: lesão que não impede que o trabalhador retorne ao trabalho no dia do acidente. Dias perdidos: dias de afastamento de cada acidentado, contados a partir do 1º dia de afastamento até o dia anterior ao do dia de retorno ao trabalho. Dias debitados: são os dias que devem ser debitados devido a morte ou incapacidade permanente, total ou parcial do trabalhador.

9 Comunicação do Acidente de Trabalho CAT
A empresa deve comunicar o acidente a Previdência Social até o 1º dia útil. Em caso de morte, avisar a Previdência social, sob pena de multa variável entre o limite mínimo e o limite máximo do salário de contribuição, sucessivamente aumentada nas reincidências.

10 Benefícios Auxílio-doença: segurado ao trabalhador que ficar incapacitado por mais de 15 dias consecutivos (art. 59 da lei 8.213/91). Até os 15 dias o empregador paga o salário do empregado, a partir do 16º a Previdência paga. Auxílio-acidente: indenização ao segurado que após consolidação das lesões decorrentes do acidentes, resultarem em seqüelas que impliquem redução da capacidade para o trabalho que habitualmente exercia. Esse beneficio consiste numa renda mensal de 50% do salário de beneficio, não podendo ser acumulado com qualquer aposentadoria.

11 Benefícios Aposentadoria por invalidez: acidente resulta na incapacidade do trabalhador e for insusceptível de reabilitação profissional para o exercício de atividade que lhe garanta subsistência. Pensão por morte: acidentes que acarretam morte no trabalhador, seus dependentes receberão da Previdência pensão a partir da data do falecimento.

12 Morte por esmagamento

13 Acidente com amputação

14 Acidente com maquina de corte em uma gráfica, causando esmagamento da mão

15 Relatório da análise de acidentes
Documentação da análise e investigação de acidentes, cujo o objetivo é constituir um banco de dados internacional uniformizado. O Relatório é constituído das seguintes partes: Identificação da empresa que ocorreu o acidente; Perfil do acidente; Analise organizada do acidente, em ocorrência, consequencia e resposta.

16 Ocorrência Tipo de acidente, origem do acidente, substancia perigosa.
Conseqüência Número de pessoas atingidas, tipo de pessoas atingidas, dano público. Resposta Emergenciais, continuas

17 Fotos de um dedo que foi decepado por uma furadeira

18 Pedreiro Bate Em Fios De Alta Tensão E Morre Eletrocutado
Na manhã dessa sexta-feira (09), um pedreiro chamado de Fulano, de 38 anos, morreu eletrocutado na cidade de Sousa. O pedreiro é residente na cidade de Nazarezinho e veio a Sousa trabalhar em uma residência, quando ele estava rebocando a parede da casa e pegou sua ferramenta de trabalho, chamada régua que é feita de um material metálico, bateu em fios de alta tensão e sofreu uma forte descarga elétrica. Fulano morreu no local do choque.

19

20 Trabalhador Morre Após Receber Descarga Elétrica E Cair De Andaime
Um pedreiro identificado como Fulano, 24 anos, morreu eletrocutado durante a tarde de ontem (09/03/2012). o lastimável acidente de trabalho ocorreu em Santa Cruz do Capibaribe (PE). Segundo consta, a vitima estava em um andaime quando um dos fios da rede elétrica tocou no equipamento. ao sofrer a descarga elétrica, xxx despencou de uma altura de quase 7 metros e teve traumatismo craniano, morrendo no local. Ele não trabalhava com equipamentos de segurança e a obra não era fiscalizada. Fulano era casado e deixa uma filha de apenas 4 anos.

21

22 Motoqueiro Teve O Rosto Esmagado Após Bater Em Poste Na Manhã De Hoje
Um rapaz identificado como Fulano, 29 anos, morreu na manhã deste Sábado (03/03/2012) após perder o controle de sua motocicleta e bater de frente com um poste. o acidente ocorreu no bairro dos Funcionários II, em João Pessoa (PB). De acordo com o apurado, Fulano estava indo ao trabalho, perdeu o controle de sua motocicleta em uma curva e bateu violentamente contra um poste. O impacto foi tão grande que a vítima teve o rosto esmagado. ele estava sem capacete.

23 Fulano estava em companhia de um amigo identificado apenas como “Cicrano", que foi socorrido para o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena na Capital em estado grave. Uma das hipóteses levantadas pelas autoridades é que o motoqueiro estivesse embriagado, uma vez que as vítimas estavam carregando uma caixa de cerveja.

24


Carregar ppt "Acidentes de Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google