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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

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Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 6º Ano Ações do homem e os problemas ambientais

2 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais Observe as duas fotografias seguintes, converse com seus colegas a respeito delas e sobre as questões propostas. Imagem: Prefeitura de Olinda / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica Imagem: Gaf.arq / GNU Free Documentation License

3 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais 1-Qual é o aspecto do ar em cada fotografia? 2-Em sua opinião, o que estaria causando a alteração do ar na foto acima? 3-Crie um título para esse conjunto de fotografias, procurando destacar nesse título algum contraste mostrado por elas. 4- Descreva como seria uma fotografia comum de um dia normal na localidade onde está sua escola. 5- O que você entende por poluição? Imagem: Nevit Dilmen / GNU Free Documentation License

4 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais Uma erupção lança grande quantidade de fumaça e cinzas na atmosfera. O ser humano é o responsável pelas grandes alterações climáticas no planeta ? Imagem: ISS Crew Earth Observations experiment and the Image Science & Analysis Group, Johnson Space Center. / Domínio Público Imagem: Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

5 Monóxido de carbono (CO)
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais POLUENTES DO AR Dióxido de carbono (CO2) Resulta da queima excessiva de combustíveis fósseis como gasolina, óleo e carvão. Uma camada espessa de CO2 é engrossada por outros gases impedindo que o calor volte para as camadas mais altas da atmosfera, aumentando a temperatura e colocando em risco a sobrevivência de muitas espécies. É um gás invisível e sem cheiro,eliminado pelos escapamentos de veículos que pode ser muito perigoso. Produzido pela combustão incompleta de combustíveis fósseis, pode levar à asfixia e morte em ambientes fechados. Monóxido de carbono (CO) Imagem: Minesweeper / GNU Free Documentation License Liberação do monóxido de carbono nos escapamentos dos carros. Imagem: Rugby471 / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada A camada de CO2 aprisiona o calor(radiação infravermelha) perto de nós, é o efeito estufa.

6 CFC (clorofluorcarbono)
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais A queima de carvão mineral e de derivados do petróleo por indústrias e veículos produz gases com nitrogênio e enxofre. Além de irritar os olhos e prejudicar o sistema respiratório, esses gases se combinam com a água das nuvens e formam ácidos como o ácido sulfúrico e o ácido nítrico, resultando em neblina e chuva ácida. Essas chuvas podem destruir plantações e florestas, corroer prédios e monumentos e acabar com a vida em certos ambientes aquáticos. Compostos de Nitrogênio e Enxofre CFC (clorofluorcarbono) CFC é um composto baseado em carbono que contém  cloro e flúor, responsável pela redução da camada de ozônio, antigamente usado como aerossóis e gases para refrigeração, sendo atualmente proibido seu uso em vários países. Fonte: Wikipédia. A camada de ozônio localizada na estratosfera é um escudo protetor contra as radiações nocivas. Imagem: NASA / Domínio Público Efeitos da precipitação ácida sobre floresta. Imagem: Nipik / Domínio Público

7 2- POLUIÇÃO E A CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais 2- POLUIÇÃO E A CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA Esgoto contendo micróbios causadores de doenças,detergente,resíduos químicos industriais e óleo queimado, entre outros poluentes, costumam ser lançados em rios, lagos, mares e oceanos com prejuízos irreparáveis aos ecossistemas. Quais são as principais fontes de contaminação da água no lugar onde você mora? Distinga poluição de contaminação A poluição é causada pela emissão de substâncias no ambiente como os resíduos industriais, os agrotóxicos e a fuligem que sai com a fumaça das chaminés de fábricas e dos escapamentos de carros. A contaminação é causada pela presença, no ambiente, de micróbios causadores de doenças. Imagem: meg and rahul / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica

8 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais Poluição da água provocada por óleo e petróleo Defeitos no sistema de carga marítima e também a lavagem dos tanques dos navios podem espalhar grandes quantidades de petróleo na água. Você sabia que as manchas de óleo e petróleo formadas impedem que a luz do sol penetre na água? Sem luz, as algas marinhas não realizam fotossíntese, diminuindo a quantidade de oxigênio na água, e muitos seres marinhos morrem. As aves que buscam alimento no mar ficam com as penas encharcadas de óleo e também morrem, pois não conseguem voar. Derramamento de petróleo. Aves com as penas encharcadas de óleo Imagem: George Burns / National Archives and Records Administration / Domínio Público Imagem: Marine Photobank / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

9 Poluição da água provocada por esgoto industrial
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais Poluição da água provocada por esgoto industrial A indústria lança na água dos rios grandes quantidades de resíduos tóxicos, como mercúrio e chumbo. Os peixes ficam contaminados. Ao serem consumidos pela população, podem causar vômito, diarreia, distúrbio no cérebro e na visão, cegueira, paralisia e até a morte. Os esgotos domésticos e industriais lançam detergentes nos rios, formando espuma branca, responsável pela diminuição da penetração de oxigênio na água. Assim, indiretamente, essa espuma causa a morte dos seres aquáticos daquele ambiente, provocando um desequilíbrio ecológico de graves consequências. Lançamento de substancias tóxicas. Esgotos lançam detergentes em rios. Imagem: CNRC / Domínio Público Imagem: Eurico Zimbres / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica

10 3- A CAÇA E A PESCA CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais 3- A CAÇA E A PESCA A velocidade com que o homem vem caçando e pescando animais é bem maior que a velocidade de reprodução de muitos deles, por exemplo: a caça desmedida do dodô, ave já extinta e a pesca predatória em que grandes navios pesqueiros usam instrumentos cada vez mais sofisticados, recolhendo indiscriminadamente dos mares tanto peixes prontos para o consumo quanto filhotes e fêmeas em época de reprodução. Imagem: Rui Ornelas / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica Imagem: Peter Meenen / GNU Free Documentation License

11 4- Desmatamento CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais 4- Desmatamento No mundo todo, o homem vem derrubando florestas de maneira descontrolada. O desmatamento serve para: para aumentar as áreas de cultivo e de pastagens; ampliar os espaços para a construção de edifícios e casas; alcançar regiões para exploração de jazidas de minério. Com o desmatamento, surgem diversos problemas: aumento do processo erosivo, o que leva ao empobrecimento do solo; extinção das nascentes: o rebaixamento do lençol freático resultante da menor infiltração da água das chuvas no subsolo, provocando problemas de abastecimento nas cidades e na agricultura; elevação das temperaturas locais e regionais, como consequência da maior irradiação de calor para a atmosfera a partir do solo exposto. Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

12 5- EROSÃO DO SOLO CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais 5- EROSÃO DO SOLO A erosão é um problema no município em que vivemos? A erosão também é prejudicial aos rios e aos córregos? Quais são as áreas do nosso país que mais sofrem com a erosão? A degradação do solo pode ter como consequência a intensificação da erosão, podendo fazer o solo perder totalmente sua camada fértil. O vento e a água são os que promovem a erosão do solo.

13 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais EROSÃO HÍDRICA É causada pela ação da água da chuva, da irrigação, dos rios, dos mares e das nascentes. Em relevos inclinados, a água arrasta as partículas para outros lugares. EROSÃO EÓLICA É causada pelo vento, que retira finas camadas de solo. Dependendo da sua velocidade e de sua persistência ao longo do tempo, pode expor a rocha mãe. Imagem: Pinpin / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica Imagem: Alfredobi / Domínio Público

14 6- QUEIMADAS CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais 6- QUEIMADAS Em que região do país há mais queimadas? Por que as queimadas são frequentes nessa região? PESQUISE EM LIVROS , REVISTAS, SITES DA INTERNET. ORGANIZE O SEU GRUPO E DISCUTA Quais os problemas de saúde que a população moradora em região de queimadas enfrenta?

15 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais As queimadas são práticas agrícolas e pecuárias que consistem em colocar fogo na vegetação local. Os tipos mais comuns são a queimada da cana-de-açúcar nos estados brasileiros que produzem açúcar e álcool, a queimada de pastagens e a queimada de florestas nativas para iniciar uma atividade agrícola, pastoril e de construção. O hábito das queimadas mata os microrganismos, minhocas, acaba com o humo, polui a atmosfera com o gás carbônico, expulsa a fauna e a flora e prejudica as futuras plantações. Além das queimadas intencionais, podem ocorrer incêndios espontâneos, por meio de raios, quando a mata está seca. Imagem: Antonio Cruz, da Abr / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil

16 7- POLUIÇÃO COM AGROTÓXICOS
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais 7- POLUIÇÃO COM AGROTÓXICOS Agrotóxicos: a agressão à saúde humana e ao meio ambiente. As plantações são, em geral, mais vulneráveis a um ataque de insetos do que a vegetação natural. Por isso é que se utilizam agrotóxicos para combater essas pragas. Os fabricantes desses produtos são obrigados por lei a determinar um prazo para realização da colheita a partir da data da aplicação do pesticida. O objetivo disso é deixar que o efeito tóxico do produto desapareça até que a colheita dos alimentos seja realizada. Por isso, é muito importante que o agricultor não faça a colheita antes de terminar o prazo determinado pelo fabricante, caso contrário, os alimentos serão colhidos ainda com efeito tóxico do pesticida e poderão causar transtornos à saúde das pessoas como, paralisia, tremores, problemas respiratórios e esterilidade. Imagem: Alfonso" / GNU Free Documentation License

17 Para onde vai esse veneno?
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais Para onde vai esse veneno? Imagem: Malakwal City / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Grande parte dele vai parar nos alimentos à venda nos supermercados, nas feiras, ou seja, vai parar na mesa da população e, depois, no estômago.

18 Quais os outros problemas que os agrotóxicos trazem?
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais Quais os outros problemas que os agrotóxicos trazem? Podem eliminar insetos úteis, como os que fazem a polinização. Muitas pessoas que aplicam os agrotóxicos nas plantas não utilizam roupas especiais, máscaras e luvas causando transtornos á saúde. Com o uso continuado de agrotóxicos, o número de insetos resistentes a esse produto tende a aumentar.

19 8-Lixo e poluição do solo
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais 8-Lixo e poluição do solo Você já parou para pensar na quantidade de lixo é produzido por dia na sua cidade? Para onde vai tanto lixo? Quem se encarrega de dar destino a ele? Na sua casa, que quantidade de lixo é produzido por dia? Imagem: Maksim / GNU Free Documentation License

20 Resíduos perigosos e causadores de danos ao meio ambiente.
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais Nas grandes cidades, o lixo produzido pelos moradores e pela indústria é responsabilidade de cada cidadão, das empresas e da administração pública. O lixo pode ser chamado de resíduo sólido, apresentando perigo para saúde humana ou para o ambiente e que pode contribuir para o aumento da mortalidade ou de doenças. O lixo causa enchentes, entope bueiros e diminui a vazão de água, sendo um dos maiores problemas da cidade moderna. Resíduos perigosos e causadores de danos ao meio ambiente. Embalagens de produtos corrosivos, tóxicos, inflamáveis, drogas e medicamentos, curativos e utensílios como agulhas e seringas, alimentos contaminados, rejeitos industriais como mercúrio, chumbo, arsênio

21 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais Nas cidades, recolhem o lixo e o amontoam num terreno formando os lixões, causando: Mau cheiro e aspecto desagradável que produz; Proliferação de insetos e roedores que podem causar ou transmitir doenças. Contaminação do solo e da água subterrânea; Imagem: Maksim / GNU Free Documentation License

22 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais Uma das alternativas para a disposição do lixo são os aterros sanitários, onde o lixo é depositado sobre um terreno, coberto com solo e compactado. Assim disposto, o lixo é transformado por micro-organismos. Desse processo, sobra uma porção gasosa e uma porção líquida, o chorume. A porção gasosa é queimada nos próprios aterros ou pode ser recolhida e beneficiada para ser utilizada como combustível. O chorume deve ser drenado e recolhido para tratamento, evitando-se assim que contamine os reservatórios subterrâneos de água. Imagem: Cezary p / GNU Free Documentation License

23 RECICLAGEM CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais Imagem: The people from the Tango! project / Domínio Público FATOS E IDEIAS... RECICLAGEM Observe a foto que mostra quatro recipientes destinados ao recebimento de lixo e de resíduos. Converse com os colegas a respeito das questões seguintes. Dê sua opinião e ouça a de seus colegas. 1-Em todos os recipientes há um símbolo internacional que identifica a reciclagem. Qual é a vantagem desse símbolo ser internacional? 2 -Para facilitar a reciclagem, a coleta deve ser seletiva. O que você entende por coleta seletiva? 3-Qual é a vantagem de os recipientes terem diferentes cores? 4- Qual é a importância de todos nós participarmos do processo de coleta seletiva do lixo e dos resíduos? Imagem: Felipe.sanches / Domínio Público

24 Reciclagem CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais É o aproveitamento de certos materiais do lixo: papéis, latas, vidros e plásticos.O papel do lixo pode ser usado na produção de papel de jornal, papel higiênico, papel para embalagens, papelão. A quantidade de lixo doméstico produzido por uma pessoa em um dia pode chegar a 1 quilograma em nosso país. Incluindo outros tipos de lixo além do doméstico, são produzidas muitas toneladas de lixo em um só dia. Reciclagem Resíduos são materiais que, depois de usados ou de terem ultrapassado sua data de validade, ainda podem ser reaproveitados. Lixo corresponde a todo material descartado que não pode ser transformado ou reutilizado.

25 Clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos
Ciências,Ensino Fundamental 6º ANO Ações do homem e os problemas ambientais Coleta seletiva Veja abaixo quais os tipos de lixo que podem ser reciclados Faça uma lista dos materiais normalmente jogados no lixo em sua casa. Desses materiais, quais poderiam ser reciclados? Converse com seus familiares sobre as atitudes que podem ajudar a diminuir a produção de lixo doméstico. DESTINO PAPEL PLÁSTICO VIDROS METAIS COLETA SELETIVA Papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagens longa vida, livros Sacos, CDs, disquetes, embalagens de produtos de limpeza, PET (como garrafa de refrigerante), canos e tubos, plásticos em geral (retire antes o excesso de sujeira) Garrafas de bebida, frascos em geral, potes de produtos alimentícios, copos (retire antes o excesso de sujeira) Latas de alumínio (refrigerante, cerveja, suco), latas de produtos alimentícios (óleo, leite em pó, conservas), tampas de garrafa, embalagens metálicas de congelados, folhas-de-flandres LIXO COMUM Papel carbono, celofane, papel vegetal, termofax, papéis encerados ou plastificados, papel higiênico, lenços de papel, guardanapos, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas Plásticos termofixos (usados na indústria e na produção de alguns computadores, telefones e eletrodomésticos), embalagens plásticas metalizadas (como as de salgadinhos) Espelhos, cristais, vidros de janelas, vidros de automóveis, lâmpadas, ampolas de medicamentos, cerâmicas, porcelanas, tubos de TV e de computadores Clipes, grampos, esponjas de aço, tachinhas, pregos e canos

26 PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA
CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais UMA QUESTÃO DE ATITUDE Não jogar lixo nas praias e nas ruas. Evite o uso de pilhas. PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA Evite produtos descartáveis. Separe vidros, jornais, latas e embalagens de papel. Não jogue fora roupas, brinquedos antigos e utensílios que ainda poderão ser aproveitados. Utilize o lado em branco dos papéis para fazer rascunhos e anotações.

27 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais Preencha o diagrama de acordo com as instruções a seguir: 1 – Inseto vetor (transmissor) de doenças, entre as quais a amebíase e a febre tifoide. 2 – Doença do fígado que pode ser transmitida por baratas 3 – Diz-se do aterro destinado ao lixo, no qual há preocupações relacionadas a evitar o mau cheiro, a contaminação das água subterrânea e a propagação de doenças 4 – Líquido produzido no lixo orgânico em decomposição, que pode contaminar o lençol freático sob um lixão 5 – Ser vivo que atua como vetor de doenças a partir de lixões, tais como a gastrenterite. 6 – Gás combustível produzido na decomposição do lixo 7 – Processo de tratamento de lixo, com uso de alta temperatura, no qual ele é reduzido a cinzas 8 – Adjetivo dado aos microrganismos causadores de doenças 9 – Doença causada por microrganismo que pode ser encontrado na urina de ratos Contaminados 10 – Roedor que pode viver em lixões e atuar como vetor de doenças S A N E M T O 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

28 Erosão Eólica CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais Erosão Eólica Direção do vento Movimento da duna de areia Lado protegido do vento Distanciamento da areia Imagem: RaySys / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

29 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental
Ações do homem e os problemas ambientais Como reciclar papel: Material necessário Liquidificador Rolo de macarrão ou garrafa de vidro Peneira circular de 20 centímetros de diâmetro Bacia na qual caiba a peneira Pedaço de madeira lisa 1 litro de água 8 colheres de sopa de amido 20 a 30 folhas de revistas ou folhas usadas Modo de fazer Rasgue as folhas de papel em pedaços bem pequenos. Coloque no liquidificador o papel picado, água e amido de milho, batendo por 2 minutos. Após desligar o liquidificador, verifique se o conteúdo tem a aparência de uma massa pastosa. Caso a massa formada esteja muito líquida, colocar mais papel picado e amido de milho e bater novamente a mistura. Despeje a mistura na bacia somente quando ela estiver bem pastosa. Mergulhe a peneira nessa mistura de modo que parte dela forme uma camada na peneira. Retire a peneira com a mistura. Deixe secar ao sol. Antes que a massa seque totalmente, retire-a da peneira e coloque-a sobre um pedaço de madeira bem liso. Estique a massa com um rolo de macarrão, deixando-a bem fina. Não havendo um rolo de macarrão, use uma garrafa de vidro. Tome cuidado para que a garrafa não quebre em suas mãos. Coloque a mistura bem esticada de novo ao sol, para secar totalmente. Quando a massa esticada estiver bem seca, ela se soltará da tábua. Obtemos dessa forma uma folha de papel reciclado. Fonte: Acesso em 15/07/2012.

30 CIÊNCIAS , 6º Ano do Ensino Fundamental Ações do homem e os problemas ambientais
REFERÊNCIAS COSTA, Alice. Ciências e integração: 5ª Série, Curitiba:Positivo,2006; SANTANA, Olga; FONSECA, Aníbal. Ciências Naturais: 5ª Série, São Paulo: Saraiva, 2006; TRIVELLATO, José; TRIVELLATO, Silvia; MOTOKANE, Marcelo; LISBOA, Júlio; KANTOR, Carlos. Ciências, Natureza & Cotidiano: Criatividade, Pesquisa, Conhecimento: 6º Ano, São Paulo: FTD, 2009; GEWANDSZNAJDER, Fernando. Ciências: O planeta terra: 5ª Série, São Paulo: Ática, 2005; CANTO, Eduardo.C iências naturais: aprendendo com o cotidiano: 7º Ano, São Paulo: Moderna,2009; OBRA COLETIVA, Projeto Araribá: Ciências: 5ª Série; São Paulo: Moderna, 2006

31 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2a Prefeitura de Olinda / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica 27/09/2012 2b Gaf.arq / GNU Free Documentation License 3 Nevit Dilmen / GNU Free Documentation License 4a ISS Crew Earth Observations experiment and the Image Science & Analysis Group, Johnson Space Center. / Domínio Público 4b Pictofigo / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 5a Rugby471 / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada 5b Minesweeper / GNU Free Documentation License 6a Nipik / Domínio Público 6b NASA / Domínio Público

32 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 7 meg and rahul / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica 27/09/2012 8a George Burns / National Archives and Records Administration / Domínio Público 8b Marine Photobank / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 9a CNRC / Domínio Público 9b Eurico Zimbres / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica 10a Rui Ornelas / Creative Commons - Atribuição 2.0 Genérica 10b Peter Meenen / GNU Free Documentation License 11 Wilson Dias/Agência Brasil / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil 13a Pinpin / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica

33 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 13b Alfredobi / Domínio Público 27/09/2012 15 Antonio Cruz, da Abr / Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil 16 Alfonso" / GNU Free Documentation License 17 Malakwal City / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 19 Maksim / GNU Free Documentation License 21 22 Cezary p / GNU Free Documentation License 23a The people from the Tango! project / Domínio Público 23b Felipe.sanches / Domínio Público 28 RaySys / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 26/10/2012


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