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DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h

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Apresentação em tema: "DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h"— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA ENSINO DO FUTSAL CH 80h
Célio Souza

2 APRESETAÇÃO O ensino de esportes vem sendo reformulado mundialmente, a ênfase nos movimentos tecnificados estão perdendo espaço aos fatores de inclusão social. O esporte é um poderoso mecanismo de integração social. A especialização precoce das crianças com movimentos estereotipados de técnicas, contribuiremos para a diminuição do número de praticantes e consumidores dos esportes, e por isso abre-se as portas ao esporte-lazer.

3 EMENTA Aspectos histórico-culturais do futsal: origem, desenvolvimento, institucionalização e regras; Fundamentos técnicos do futsal – movimentos básicos fundamentais e movimentos técnico-especializados; Fundamentos táticos do futsal – sistemas de defesa e de ataque; Fundamentos biofísicos aplicados ao futsal – bases cinesiológicas e fisiológicas, e capacidades sensório-motoras e físicas; Fundamentos e aplicações didático-pedagógicas do futsal – planejamento, métodos e avaliação.

4 OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA
Formar profissionais com competência de análise e síntese dos fatores histórico-culturais, pedagógicos, biofísicos e técnicos do futsal, com ênfase na vivência e aprendizagem dos movimentos básicos e nas aplicações das metodologias didático-pedagógicas para o ensino do futsal.

5 HISTORICO DO FUTSAL Fatores que contribuíram:
Dificuldade de se encontrar lugar para jogar o futebol de campo; Períodos de chuva e sol. Curiosidades Regras do futebol adaptadas; A bola nunca saia. Origem: Versão 1: Teria sido inventado em 1934, na Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Uruguai, pelo professor Juan Carlos Ceriani, que chamou este novo esporte de ''INDOOR-FOOT-BALL''. - Versão 2: Começou a ser jogado por volta de 1940, por freqüentadores da Associação Cristã de Moços, em São Paulo.

6 Características O futsal é um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipes compostas de cinco jogadores efetivos e de cinco a sete suplentes ou reservas. Para a sua prática é necessário um local apropriado como quadra esportiva, traves, redes, bola e uma equipe de arbitragem.

7 Objetivo O objetivo do jogo é marcar gol na baliza da equipe adversária e evitando que a mesma se aposse da bola ou marque gol.

8 Quadra Dimensões, linhas e áreas Quadra – dimensões, linhas e áreas
lateral Zona de substituições Linha de fundo 22 m a 15 m Penalidade Máxima 6 m A quadra de jogo é retangular com o comprimento máximo de 42 m e o mínimo de 25 m com largura máxima de 22 m e mínima de 15 m. 4 a 6 m 4 a 6 m 6 m 6 m Linhas 0,08 m 42 m a 25 m Área de meta Círculo central Baliza Quadra – dimensões, linhas e áreas

9 Baliza Dimensões Gol Tabela - dimensões Postes e travessões 8 cm 2 m
Não é Gol 3 m Vista lateral Vista de frente Tabela - dimensões

10 B la Dimensões Peso A bola é esférica com perímetro variando de 61 a 64 cm e peso de 390 a 430 gramas, podendo ser de couro macio ou outro material aprovado.

11 Arbitragem Uma equipe de arbitragem é constituída de quatro componentes: dois árbitros (principal e auxiliar) um anotador e um cronometrista.

12 Início do jogo - posicionamento
Após o apito do árbitro A bola deverá ser movimentada com os pés em direção ao lado contrario a partir do centro da quadra. Início do Jogo Posicionamento A escolha do lado ou pontapé inicial será decidido por meio de sorteio. O vencedor do sorteio optará entre a escolha da meia quadra ou a saída de bola. 5 m Defensor Atacante Início do jogo - posicionamento

13 Lance livre - posicionamento
Penalidade Máxima É um tiro livre direto. O goleiro deverá ficar com os pés sobre a linha de fundo. O jogador encarregado deverá chutar a bola para frente e não poderá chutar mais de uma vez seguida. 5 m Lance livre - posicionamento

14 Arremessos Canto Lateral Meta Meta Canto Lateral

15 REGRAS BÁSICAS DO FUTSAL
1- O atleta quando expulso da partida não deverá ficar no banco de reservas e nem retornar a mesma. O seu time ficará 2 minutos com um jogadores a menos ou até que sofra um gol; então assim será permitido entrar um outro jogador para recompor a sua equipe. 2 - Quando o atleta da mesma equipe ao cobrar um tiro indireto (dois lances) atrasando a bola para o goleiro e ela entra diretamente no gol, o tento não será válido e deverá ser marcado um arremesso de canto a favor da equipe adversária. 3 - No lateral ou no escanteio se um atleta arremessar a bola contra a sua própria meta e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro, o tento não será válido.

16 REGRAS BÁSICAS DO FUTSAL
4 - No escanteio se um atleta arremessar a bola contra a meta adversária e a bola penetrar na mesma, tocando ou não no goleiro o tento será válido. 5 - No arremesso lateral é suficiente que a bola esteja apoiada no solo colocada sobre ou junto a linha demarcatória da lateral, do lado de fora da quadra de jogo, podendo mover-se levemente. 6 - Se o goleiro demora mais que 4 segundos para executar o arremesso de meta , um tiro livre indireto, será concedido em favor da equipe adversária, colocando-se a bola sobre a linha da área de meta e no ponto mais próximo onde ocorreu a infração.


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