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Sistema de informação.

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Apresentação em tema: "Sistema de informação."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de informação

2 Um Sistema de Informações pode ser então definido como todo sistema usado para prover informação (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informação. Um sistema de informação possui vários elementos inter- relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback

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5 Classificação Sistemas de Informação Operacional: tratam das transações rotineiras da organização; Comumente encontrados em todas as empresas automatizadas Sistemas de Informação Gerencial: agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização; Sistemas de Informação Estratégicos: integram e sintetizam dados de fontes internas e externas à organização, utilizando ferramentas de análise e comparação complexas, simulação e outras facilidades para a tomada de decisão da cúpula estratégica da organização.

6 ASI - Conceitos Básicos
ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS DADOS / INFORMAÇÃO / CONHECIMENTO SISTEMA / PROGRAMA FLUXO DE PROCESSAMENTO DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA DE DADOS DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO SISTEMA OPERACIONAL LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO TIPOS DE ARQUIVOS PROCESSAMENTO EM TEMPO REAL E BATCH ALIMENTAÇÃO DE DADOS ON-LINE E OFF-LINE

7 ASI - Conceitos Básicos
ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS LINGUAGENS DE ALTO NÍVEL / LINGUAGENS DE BAIXO NÍVEL BACKUP DE ARQUIVOS ARQUIVOS DE LOG CRIPTOGRAFIA VÍRUS /ANTIVÍRUS COMPACTADORES DE ARQUIVOS CÓDIGO FONTE / CÓDIGO OBJETO SITEMAS DE INFORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

8 ASI – Fluxo da Organização

9 ASI – Conceitos TI O que é Tecnologia da Informação?
O termo “Tecnologia da Informação”, serve para designar o conjunto de hardware e software usado por uma organização para armazenar, processar, transmitir, e disseminar informações.

10 ASI – Conceitos TI Por que usar Sistemas de Informação? Algumas das razões que levaram a disseminação do uso dos sistemas de informação: - Única maneira de fazer determinado trabalho; - Melhorar a eficiência; - Aplicar controles melhores; - Reduzir custos.

11 ASI – Conceitos TI O principal benefício que a tecnologia da informação traz para as organizações e a sua capacidade de melhorar a qualidade e a disponibilidade de informações e conhecimentos importantes para a empresa, seus clientes e fornecedores. Os sistemas de informação mais modernos oferecem às empresas oportunidades sem precedentes para a melhoria dos processos internos e dos serviços prestados ao consumidor final.

12 ASI – Conceitos TI O sucesso das empresas passou a depender de sua capacidade de inovar das áreas de produtos, serviços, canais e processos. Nesse contexto, a tecnologia da informação assume papel crítico, permitindo às empresas modificar-se rapidamente e levar essas inovações até o mercado.

13 ASI – Conceitos TI Como funciona o departamento de Tecnologia da Informação? O Departamento de Tecnologia da Informação é responsável por todas as funções de informática de uma organização. Os termos “Sistemas de Informação” ou “Tecnologia da Informação”, substituíram o título “Processamento de Dados”, que tende a ser associado a leitoras de cartão perfurados e antigas máquinas de teleprocessamento.

14 ASI – Conceitos TI O departamento de TI precisa ter uma estrutura organizacional bem definida, com as responsabilidades de suas unidades organizacionais claramente estabelecidas, documentadas e divulgadas, e políticas de pessoal adequadas, quanto à seleção, segregação de funções, treinamento e avaliação de desempenho. Esta estrutura é necessária para que se gerencie racionalmente os recursos computacionais da organização, de modo a suprir as necessidades corporativas de informação de forma eficiente e econômica.

15 ASI – Conceitos TI O Departamento de Tecnologia da Informação de uma
empresa de grande porte apresenta tipicamente, as seguintes divisões: Administração A administração do departamento de TI já é vista como uma divisão corporativa separada, com seu próprio diretor executivo. Desenvolvimento e suporte de aplicação Divisão dedicada ao projeto, desenvolvimento e manutenção de software aplicativo. Pode englobar muitas equipes de desenvolvimento, formadas por analistas de sistemas, projetistas de sistemas e programadores.

16 ASI – Conceitos TI Suporte de produção
Faz a interligação entre o usuário e as demais divisões de TI, prestando serviços na determinação de problemas, registro de defeitos, etc. Este grupo também pode prover serviços de administração de banco de dados. Software de sistemas Divisão responsável pela instalação e manutenção do software de sistemas, e pelo serviço de suporte de natureza técnica para o resto do pessoal de TI e usuários finais. Estão encarregados de providenciar para que o hardware e software do sistema operem com um desempenho ótimo.

17 ASI – Conceitos TI Comunicação de dados
Esta divisão oferece serviços para os usuários de sistema que estejam experimentando problemas de teleprocessamento ou desejem comunicar-se com dispositivos ou usuários remotos. Eles são responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção de rede de comunicação da organização.

18 Por que preocupar-se com Sistemas de Informação?
ASI – Segurança TI Por que preocupar-se com Sistemas de Informação?

19 ASI – Segurança TI Dependência dos Sistemas de Informação
Sistemas que ofereçam serviços adequados e no tempo certo são a chave para a maioria das organizações atuais. Sem seus computadores e sistemas de comunicação, as empresas ficariam incapazes de fornecer serviços, processar faturas, contatar clientes e fornecedores ou efetuar pagamentos. Os sistemas de informação também armazenam dados sigilosos que, se tornados públicos, causariam embaraço e em alguns casos o fracasso da organização.

20 ASI – Segurança TI Vulnerabilidade dos sistemas de TI
Esses sistemas exigem um ambiente estável, podendo ser danificados por desastres naturais como fogo, inundação ou terremotos, falhas no controle de temperatura ou do suprimento de energia elétrica, acidentes ou sabotagens. Os sistemas de TI são a chave para acesso a vasta quantidade de dados corporativos, tornando-se alvo atraente para hackers e espiões, e podem motivar administradores de sistemas a abusar de seus privilégios, vendendo informações para terceiros. A organização depende da exatidão da informação fornecida pelos seus sistemas; se essa confiança for destruída, o impacto para a entidade pode ser comparada a própria destruição do sistema. Dessa forma é importante proteger dados tanto de corrupções acidentais quanto propositais.

21 ASI – Segurança TI Investimento em sistemas de TI
Os sistemas de informação são caros tanto no desenvolvimento quanto na manutenção, e a administração deve proteger esse investimento como qualquer outro recurso valioso. Bens de TI são particularmente atrativos para ladrões, por serem em alguns casos portáteis, e poderem ser facilmente vendidos.

22 ASI – Segurança TI Está relacionada a todas as etapas do fluxo da
informação. Requisitos para garantir proteção da informação: Sigilo – proteção contra a divulgação indevida de informações. Integridade – proteção contra a modificação não autorizada de informação. Autenticidade – garantia de que a informação seja proveniente da fonte à qual ela é atribuída. Disponibilidade – garantia de que a informação e serviços importantes estejam disponíveis para os usuários quando requisitados.

23 ASI – Segurança TI ASPECTOS QUE HOJE AUMENTAM A PREOCUPAÇÃO
SOBRE A SEGURANÇA DAS OPERAÇÕES NAS EMPRESAS COM A IMPLANTAÇÃO DE SIG Ausência de papel Aprovações eletrônicas Diminuição da quantidade de recursos humanos Complexidade de operações Autorizações especiais (superusuários) Política de segurança versus prática

24 ASI – Segurança TI AMEAÇAS Prestadores de Serviços
Funcionários insatisfeitos Falta de políticas Crime organizado Falta de conscientização Tecnologia com proteção inadequada Hacker Falta de legislação Falhas de desenvolvimento

25 ASI – Segurança TI CRENÇAS Não é preciso controlar o acesso
Todos os usuários são honestos A empresa vai ganhar dinheiro O pessoal da informática resolve tudo Não precisamos porquê temos o equipamento X Isso não se aplica a nós Hacker atacam empresas grandes e famosas Meu sistema não possui falhas Tenho 100% de segurança

26 ASI – Segurança TI PRINCIPAIS CAUSAS Sinistros naturais e provocados
Fraudes e sabotagens Falhas de transmissão de dados Erros de hardware Erros de lógica Erros de operação Erros de entrada de dados Erros de arredondamento Erros intencionalmente desconsiderados

27 PLANOS DE SEGURANÇA - RECOMENDAÇÕES
ASI – Segurança TI PLANOS DE SEGURANÇA - RECOMENDAÇÕES FÍSICA DO SISTEMA E BASE DE DADOS Construção em local adequado Construção adequada Equipamentos de identificação e combate à incêndio Duplicidade de componentes vitais e locais diferentes Cópias de segurança de sistemas

28 PLANOS DE SEGURANÇA - RECOMENDAÇÕES
ASI – Segurança TI PLANOS DE SEGURANÇA - RECOMENDAÇÕES QUANTO AO ACESSO FÍSICO Uso de cofres para guarda de backup Bloqueios de acesso a pessoas não autorizadas QUANTO AO ACESSO LÓGICO Uso e controle de senhas Determinação de normas para criação de senhas

29 PLANOS DE SEGURANÇA - RECOMENDAÇÕES
ASI – Segurança TI PLANOS DE SEGURANÇA - RECOMENDAÇÕES PROCESSO DE TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES Sistemas detectores de espionagem Sistemas detectores de erros de transmissão Sistemas de criptografia

30 ASI – Segurança TI Ao final, devemos ter certeza de que:
Existem adequados controles preventivos e detectivos Erros eventuais são detectados no momento apropriado Existe um acompanhamento quanto à correção de erros Existem controles de acesso lógico adequados Existem controles adequados quanto ao desenvolvimento de sistemas As entradas dos dados são adequadamente validadas


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