A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História do transporte urbano no Brasil – Curiosidades

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História do transporte urbano no Brasil – Curiosidades"— Transcrição da apresentação:

1 História do transporte urbano no Brasil – Curiosidades

2 A serpentina era um meio de transporte de famílias abastadas do início do século XIX. O nome “serpentina” deriva do adorno em espiral colocado na extremidade dianteira do teto. Note-se o peso extremo que os escravos eram obrigados a carregar.

3 A sege foi um dos primeiros veículos sobre rodas utilizado no Brasil. Após a vinda da Corte Portuguesa para o Brasil, em 1808, a circulação desses veículos aumentou consideravelmente, o que levou a administração pública a adotar uma série de medidas para regulamentar a circulação, também congestionada pela largura limitada das ruas.

4 A rede foi um meio de transporte usado no Brasil no início do século XIX. Ela ficava presa a um varal, carregado nos ombros por dois escravos. O menino deveria proteger o senhor em caso de sol ou chuva com sua sombrinha.

5 A cadeirinha foi um meio de transporte bastante utilizado no período colonial. Era útil, principalmente, para o transporte urbano. Note-se que os escravos trajando libré denotam a situação abastada do proprietário.

6 A cangalha era um dispositivo de cordas e varas utilizado para o transporte de móveis pesados e frágeis.

7 A carreta, popularmente conhecida na época como “piolho”, era puxada por escravos e usada para o transporte de mercadorias.

8 As liteiras eram usadas pelas famílias de ricos fazendeiros nas viagens da cidade do Rio de Janeiro aos engenhos de cana-de-açúcar.


Carregar ppt "História do transporte urbano no Brasil – Curiosidades"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google