A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bicicleta – O que é? A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio ciclista através de pedais. Foi inventada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bicicleta – O que é? A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio ciclista através de pedais. Foi inventada."— Transcrição da apresentação:

1 Bicicleta – O que é? A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio ciclista através de pedais. Foi inventada no século XIX na Europa. Com cerca de um bilhão de unidades em todo o mundo, a bicicleta é usada tanto como meio de transporte no ciclismo utilitário, como objecto de lazer no cicloturismo e para competições desportivas de ciclismo. A bicicleta pode ser utilizada como meio de transporte no dia-a-dia, por ser um transporte barato, ecológico e saudável.

2 História Segundo alguns historiadores e alguns ensaios fotográficos, há um estudo muito bem feito, idealizado por Leonardo da Vinci,, que nos mostra, através de esboços, um sistema de transmissão por corrente, mecanismo físico principal que acciona as actuais e modernas bicicletas. Apesar de os desenhos, na realidade, mostrarem um sistema de transmissão muito básico, muitos historiadores consideram-nos o primórdio da indústria da bicicleta no mundo.

3 História - Continuação Entretanto, a bicicleta teve seu nome inserido na história por volta do início de 1790, quando o conde Sivrac da França idealiza o celerífer, posteriormente denominado de celerífero, que era um veículo primitivo de duas rodas ligadas por uma ponte de madeira em forma de cavalo e accionado por impulso alternado dos pés sobre o chão, ou seja, na forma de solavancos. Curiosamente, apesar do incómodo e desconforto esse tipo de transporte era útil na época, para pequenas distâncias.

4 História - Continuação Por volta de 1816 o barão alemão Karl Friedrich Christian Ludwig Drais von Sauerbronn adaptou uma direcção ao celerífero que passou a ser denominada de guidão. Junto com o primeiro guidão apareceu a draisiana, umas das primeiras bicicletas. Apesar desse novo equipamento, ainda assim era bastante incómodo e desconfortável manusear a draisiana. Em Abril de 1818, o próprio Barão apresenta a sua invenção no parque de Luxemburgo, em Paris, e meses mais tarde faz o trajecto Beaune - Dijon, na França. Esta invenção é mais parecida com a actual bicicleta, porém de forma dinâmica bem diferente e de material mais pesado, pois era feita com uma liga de antimónio, metal muito pesado.

5 História - Continuação No ano de 1855 o francês Ernest Michaux inventa o pedal, que foi instalado num veículo de duas rodas traseiras e uma dianteira. Os pedais eram ligados à roda dianteira, e o invento ficou conhecido como velocípede, palavra oriunda do latim velocidade + pé ou velocidade movida a pé. Alguns consideram-no a primeira bicicleta moderna, e na verdade passou a chamar-se de triciclo posteriormente.

6 História - Continuação A câmara municipal de Paris criou, em 1862, caminhos especiais nos parques para os velocípedes para não se misturarem com as charretes e carroças, dando assim origem às primeiras ciclovias, pois era comum alguns acidentes, rotineiramente os animais das charretes e carroças assustavam-se, causando sustos e ferimentos aos condutores. No mesmo ano, Pierre Lallement viu alguém andando com uma draisiana e teve a ideia de construir seu próprio veículo, mas com a adaptação de uma transmissão englobando um mecanismo de pedivela giratório e pedais fixados no cubo da roda dianteira. Ele então acabou criando a primeira bicicleta propriamente dita depois que mudou-se para Paris em 1863.


Carregar ppt "Bicicleta – O que é? A bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio ciclista através de pedais. Foi inventada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google