A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Energia e Matéria nos ecossistemas. A fonte de energia básica para os seres vivos reside na oxidação de moléculas orgânicas, chamadas genericamente de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Energia e Matéria nos ecossistemas. A fonte de energia básica para os seres vivos reside na oxidação de moléculas orgânicas, chamadas genericamente de."— Transcrição da apresentação:

1 Energia e Matéria nos ecossistemas

2 A fonte de energia básica para os seres vivos reside na oxidação de moléculas orgânicas, chamadas genericamente de alimento.A fonte de energia básica para os seres vivos reside na oxidação de moléculas orgânicas, chamadas genericamente de alimento. Dessa forma a obtenção de energia acaba se confundindo com a obtenção dessas moléculas orgânicas.Dessa forma a obtenção de energia acaba se confundindo com a obtenção dessas moléculas orgânicas. Uma vez que os heterótrofos são incapazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos (N 2, P, S, CO 2 e H 2 O), fica claro que toda a vida nesse planeta depende dos autótrofos (vegetais, algas, cianobactérias e bactérias foto e quimiossintetizantes).Uma vez que os heterótrofos são incapazes de sintetizar compostos orgânicos a partir de compostos inorgânicos (N 2, P, S, CO 2 e H 2 O), fica claro que toda a vida nesse planeta depende dos autótrofos (vegetais, algas, cianobactérias e bactérias foto e quimiossintetizantes).

3 A matéria circula

4 A energia disponível

5

6

7

8

9 Pirâmides ecológicas Pirâmide de número ou freqüência Considere uma lagoa que apresenta a seguinte cadeia alimentar:Considere uma lagoa que apresenta a seguinte cadeia alimentar:

10 Pirâmide Direta

11 Pirâmide invertida

12 Pirâmide mista

13 Pirâmide de biomassa A biomassa é expressa em termos de quantidade de matéria orgânica por unidade de área, em determinado momento.A biomassa é expressa em termos de quantidade de matéria orgânica por unidade de área, em determinado momento. Para calcular a biomassa de produtores em um campo de gramíneas, determina-se uma área, que pode ser de 1 m², e coleta-se toda a vegetação dessa área.Para calcular a biomassa de produtores em um campo de gramíneas, determina-se uma área, que pode ser de 1 m², e coleta-se toda a vegetação dessa área. A seguir coloca-se o material coletado em uma estufa para secar e posteriormente em uma balança.A seguir coloca-se o material coletado em uma estufa para secar e posteriormente em uma balança. O peso seco por unidade de área, representa a biomassa do campo, que pode ser expressa em g/m² ou em kg/m².O peso seco por unidade de área, representa a biomassa do campo, que pode ser expressa em g/m² ou em kg/m².

14

15 Pirâmide de energia

16 Ler as páginas 57 a 59 do capítulo 1.Ler as páginas 57 a 59 do capítulo 1. Fazer os exercícios 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 29,37,38,45,53,58 e 60.Fazer os exercícios 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 29,37,38,45,53,58 e 60.


Carregar ppt "Energia e Matéria nos ecossistemas. A fonte de energia básica para os seres vivos reside na oxidação de moléculas orgânicas, chamadas genericamente de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google