A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amazônia: o refrigerador do mundo!. AMAZÔNIA NA AMÉRICA DO SUL A Amazônia é uma região localizada na porção norte/noroeste da América do Sul, definida.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amazônia: o refrigerador do mundo!. AMAZÔNIA NA AMÉRICA DO SUL A Amazônia é uma região localizada na porção norte/noroeste da América do Sul, definida."— Transcrição da apresentação:

1 Amazônia: o refrigerador do mundo!

2 AMAZÔNIA NA AMÉRICA DO SUL A Amazônia é uma região localizada na porção norte/noroeste da América do Sul, definida principalmente pela bacia do rio Amazonas e coberta em grande parte pela floresta Equatorial (Floresta Pluvial Equatorial Amazônica ou Hiléia Amazônica). Sua área de 6.11 milhões de Km² estende-se por oito países e um território:Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e o território da Guiana Francesa, sendo que 63% da floresta encontra-se no Brasil.BrasilBolíviaColômbiaEquador GuianaPeruSurinameVenezuelaGuiana Francesa

3 AMAZÔNIA LEGAL NO BRASIL No Brasil, para efeitos de política e econo- mia, a Amazônia é delimitada por uma área chamada de Amazônia Legal, cobrindo a maior parte da Região Norte, oeste do MA e norte do MT (com 5,2 milhões de Km², ocupa 61% do território brasileiro);

4 Ecossistemas ligados à Amazônia floresta ombrófila densa floresta ombrófila aberta floresta estacional decidual e semidecidual campinarana formações pioneiras refúgios montanos savanas amazônicas matas de terra firme matas de várzea matas de igapós

5 A biodiversidade amazônica -A região armazena 20% da água continental do planeta. - Sua área corresponde a 40% das florestas tropicais remanescentes no planeta Estima-se que 50% das espécies vegetais e animais conhecidas vivam na Amazônia: a 353 espécies de mamíferos; a 1 mil espécies de pássaros; - 55 a 60 mil espécies de plantas, sendo 5 mil só de árvores; a espécies de peixes; variedades de anfíbios; - 30 milhões de espécies de insetos; - milhões de invertebrados.

6 Processo de ocupação da Amazônia no século XX Início do séc. XX: ciclo da borracha; 1966: criação da SUDAM para a efetivação da conquista da Amazônia em suas áreas de fronteiras mortas, através de obras como: - Construção de rodovias como a Transamazônica; - Projetos minerais como Programa Grande Carajás; - Criação de núcleos de colonização; Levar os homens sem terra do Nordeste para as terras sem homem da Amazônia (1970 – governo Médici)

7 Muitas pessoas estão sendo capazes hoje de tirar proveito das riquezas da Amazônia. Com o aplauso e o incentivo da SUDAM. Com o aplauso e o incentivo do Banco da Amazônia. O Brasil está investindo na Amazônia e oferecendo lucros para quem quiser participar deste empreendimento. A Transamazônica está aí: a pista da mina de ouro. Comece agora. Faça sua opção pela SUDAM. Aplique a dedução de seu imposto de renda num dos 464 projetos econômicos já aprovados pela SUDAM. Ou então apresente seu próprio projeto (seja ele industrial, agropecuário ou de serviços). Você terá todo o apoio do Governo Federal e do governo dos Estados que compõem a Amazônia. Há um tesouro à sua espera. Aproveite. Fature. Enriqueça junto com o Brasil. Informe-se nos escritórios da SUDAM e nas agências do Banco da Amazônia. (Ministério do interior, dez/1970)

8 Projeto Grande Carajás (1979)

9 Rodovia Transamazônica (inauguração: 1973)

10 U.H.E. de Balbina U.H.E. de Balbina: uma tragédia social, ambiental e econômica (1988). U.H.E. de Itaipu: Km² de alagamento potência de MW U.H.E. de Balbina: 2.360Km² de alagamento potência de 250 MW

11 ATENÇÃO: as hidrelétricas projetadas para o rio Madeira seriam uma repetição do que ocorreu no caso de Balbina? U.H.E. de Jirau: 258Km² de alagamento potência de MW U.H.E. de Santo Antonio: 271Km² de alagamento potência de MW

12 Zona Franca de Manaus Criada em 1967 com o objetivo de integrar a Amazônia Ocidental a economia do país, através da produção industrial a partir de isenções fiscais

13

14 A Amazônia na imprensa

15 Desmatamento na Amazônia A área desmatada da Amazônia Legal é de 700 mil Km² (17% da área original), equivalente aos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo somados. Dos 83% preservados, 43% permanecem totalmente intactos.

16 Principais motivos que levam a devastação da floresta: Extração predatória de madeira; Utilização das árvores menores para carvão; Queimada para a pastagem; Plantio de soja; Ex.: 33% do gado bovino se localiza na região e o crescimento anual desta atividade na região é de 6,9%.

17 O ARCO DO DESMATAMENTO Resultado final: desetificação

18

19

20 Mas vale à pena a agricultura na Amazônia?

21 O problema do tráfico de animais silvestres

22 Greenpeace na Amazônia

23 Solução: desenvolvimento sustentável da Amazônia Destinação das áreas griladas na região amazônica (que, de acordo com dados das CPI da Grilagem chegam a 100 milhões de hectares, ou 20% da Amazônia Legal) prioritariamente para a criação de áreas de proteção tais como parques, bem como Reservas Extrativistas e de uso sustentável; Implantação das unidades de conservação já aprovadas, mas que até hoje não saíram do papel; Redirecionamento do programa nacional de Reforma Agrária para áreas já desmatadas; Fortalecimento das instituições encarregadas da proteção ambiental como IBAMA e Secretarias Estaduais de Meio Ambiente; Adoção de mecanismos fiscais que penalizem a madeira proveniente de desmatamento e beneficiem exclusivamente a produção de madeira através de manejo florestal sustentável e passível de certificação pelo FSC. Fortalecimento institucional e financeiro a projetos de manejo florestal comunitário; Demarcação de todas as terras indígenas.

24 O caso da irmã Dorothy e Chico Mendes Assim como Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1988, no dia 12/02/2005 foi calada mais uma voz de defesa dos povos da floresta. Irmã Dorothy Stang, 73 anos, foi covardemente assassinada a sangue frio com seis tiros em Anapu, no oeste do Pará. Dorothy vivia há mais de 30 anos na região da Transamazônica e defendia os direitos de trabalhadores rurais contra os interesses de fazendeiros e grileiros da região. Desde 1972, ela trabalhava com as comunidades rurais de Anapu pelo direito à terra e pelo desenvolvimento sustentável sem a destruição da floresta. Sua morte foi um duro recado enviado por aqueles que colocam o lucro fácil acima do respeito aos direitos humanos, à biodiversidade e às futuras gerações.

25 Projetos de Desenvolvimento Sustentável de Virola-Jatobá e Esperança, defendidos por Irmã Dorothy para o assentamento de pequenos agricultores em Anapu (PA)

26

27 Local do assassinato da Irmã Dorothy

28 Centenas de pessoas participam de cerimônia em homenagem à missionária assassinada

29 O polêmico projeto da UHE de Belo Monte

30 O mais novo maior aqüífero do mundo

31 Imagens do desmatamento

32 O futuro da Amazônia


Carregar ppt "Amazônia: o refrigerador do mundo!. AMAZÔNIA NA AMÉRICA DO SUL A Amazônia é uma região localizada na porção norte/noroeste da América do Sul, definida."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google