A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profeta OSÉIAS Leia em seguida os outros capítulos de Oséias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profeta OSÉIAS Leia em seguida os outros capítulos de Oséias"— Transcrição da apresentação:

1 Profeta OSÉIAS Leia em seguida os outros capítulos de Oséias
Você tem o privilégio de ler agora o início do livro do Profeta OSÉIAS Capítulos de 1 a na versão Biblia Viva da Editora Mundo Cristão O casamento do profeta com uma prostituta e o casamento de Deus com seu povo Leia em seguida os outros capítulos de Oséias

2 Oséias foi escolhido por Deus para levar sua mensagem a seu povo através do seu casamento com uma mulher que seria infiel a ele. Sua sensibilidade em relação à condição do pecado de seus compatriotas e sua sensibilidade em relação ao coração amoroso de Deus o tornaram apto para realizar esse difícil ministério. ESBÕÇO DO LIVRO O casamento de Oséias 1:1-9 O casamento do Senhor com Israel 1:10 a 2:23 A longanimidade de Deus 3:1-5 A corrupção geral de Israel 4:1 a 10:15 Amor e restauração 11:1 a 14:9

3 Eu vou vingar os crimes de morte que ele cometeu.
Óséias 1:1a2:1 – o casamento de Oséias, símbolo da infidelidade de Israel 1- Aqui estão as mensagens que o Senhor deu a Oséias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá; e de Jeroboão, rei de Israel, filho de Joás. 4e5- O Senhor ordenou a Oséias: “Dê a esse menino o nome de Jezreel, porque no vale de Jezreel Eu vou castigar a família do rei Jeú. Eu vou vingar os crimes de morte que ele cometeu. De fato, vou destruir Israel como nação independente e acabar com os exércitos de Israel no vale de jezreel”. 6- Algum tempo depois, Gômer teve outro filho, desta vez uma menina. E Deus disse a Oséias: “Essa menina vai se chamar Lo-Ruhamah – que na língua de Oséias quer dizer ‘Não-Compadecida’ –porque não vou mais ter compaixão de Israel, para perdoar sua desobediência outra vez. 3- Assim, Oséias se casou com Gômer, filha de Diblaim. Gômer ficou grávida e deu um filho a Oséias. 7- Mas da tribo de Judá terei compaixão e a libertarei pessoalmente de seus inimigos, sem a ajuda dos exércitos e das armas do povo judeu.” 2- Esta é a primeira mensagem: O Senhor disse a Oséias: “Vá, Oséias, e case-se com uma jovem que seja prostituta, uma mulher que dará a você filhos de outros homens. Isso servirá para mostrar como o meu povo tem sido infiel a mim, cometendo adultério abertamente, adorando outros deuses.” 11- Nesse tempo, os povos de Judá e Israel se unirão e terão um só líder; os dois povos voltarão juntos do exílio. E que dia lindo será aquele – o dia em que Deus plantar o seu povo no solo fértil de sua terra mais uma vez.” 10- Apesar disso, virá o tempo em que Israel crescerá e se tornará uma grande nação. Haverá tantos israelitas que será impossível contar – como grãos de areia numa praia! Quando isso acontecer, em lugar de dizer a eles: ‘vocês não são meu povo’ direi: ‘Vocês são meus filhos, filhos do Deus Vivo’. 8- Depois que “Não-Compadecida” parou de mamar, Gômer ficou grávida mais uma vez e deu à luz um filho. 2:1- “Você, Jezreel, troque os nomes de seu irmão e de sua irmã. Chame seu irmão de Ami (meu povo); chame sua irmã de Ruhamah (Compadecida), porque agora Deus vai ter compaixão dela! 9- Deus ordenou: “Chame esse menino de Lo-Ami – que na língua de Oséias quer dizer ‘Não-Meu-Povo’ – porque Israel não é meu povo, e Eu não sou o Deus de Israel.

4 Ela vai procurar, mas não encontrará seus amantes.
Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus 6- Por isso, vou cercar seus caminhos com espinhos. Ela vai se perder, e quando sair atrás de seus amantes, não vai alcança-los. Ela vai procurar, mas não encontrará seus amantes. Pensará então: ‘Bem que eu podia voltar para meu marido, porque com ele eu estava muito melhor do que agora’. 4- Além disso, não vou favorecer os outros filhos que ela teve, como se fossem meus filhos, porque esses outros não são meus, são de outros homens. 10- Vou deixar que ela fique nua, em público, para todos os seus amantes verem, e ninguém será capaz de tirá-la da minha mão. 12- Destruirei os vinhedos e pomares que ela possui – presentes que ela diz ter recebido de seus amantes – e deixarei que se transformem em mato. Os animais selvagens comerão as frutas dessas árvores. 9- “Mas agora não vou dar a ela o vinho e os cereais que antes eu distribuía à vontade. Vou tirar dela as roupas que escondem a sua nudez. Não vou mais dar grandes colheitas de cereais na estação própria, nem vinho no tempo das uvas. 8- “Ela não compreende que tudo o que tem foi dado por mim. Fui eu que dei o ouro e a prata que ela usou para adorar a Baal, seu ídolo! 5- A mãe dessas crianças cometeu adultério, traiu seu marido. O que ela fez foi uma vergonha. Ela disse: “Vou atrás de outros homens para me oferecer a eles em troca de comida, bebida e roupas”. 2- “Chame a atenção de sua mãe, porque ela se tornou mulher de outro homem. Eu já não sou mais o marido dela. Digam para ela parar com a sua prostituição, que deixe de se entregar a outros homens. 13- “Vou castigá-la por causa do incenso que ela queimou como oferta a Baal, seu ídolo. Vou castigá-la pelas muitas vezes em que se enfeitou com suas jóias e saiu atrás de seus amantes, deixando-me de lado. Por causa de tudo isso, eu a castigarei, diz o Senhor. 11- “Vou dar fim a todas as alegrias que ela tem. Vou acabar com suas festas, seus feriados religiosos e seus banquetes. 3- Se ela não fizer isso, vou deixá-la morrer de sede como se estivesse perdida num deserto, sem comida e sem água.

5 Eu a levarei ao deserto e falarei do meu grande amor por ela.
Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus 14- “Apesar disso, voltarei a gostar dela. Eu a levarei ao deserto e falarei do meu grande amor por ela.

6 Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus
15- Lá, eu lhe darei de volta os vinhedos e transformarei o vale da Desgraça em uma Porta de Esperança. Ela corresponderá ao meu amor e cantará de alegria como nos velhos dias da sua juventude, quando foi tirada por mim do Egito, onde era escrava. 16- “Nesse dia que ainda vem, diz o Senhor, ela me chamará ‘Meu Marido’ em vez de ‘Meu Baal’. 17- Ó Israel, Eu farei você esquecer seus ídolos, e você nem vai falar os nomes deles, nunca mais!

7 Destruirei todas as armas e todas as guerras acabarão.
Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus 18- “Naquele tempo, farei um trato entre vocês e os animais selvagens, as aves e as cobras. Os homens não terão medo dos animais nem os animais terão medo do homem. Destruirei todas as armas e todas as guerras acabarão. “Todos vocês poderão viver em paz e segurança. 19- Eu prenderei vocês a mim, e nós seremos unidos por laços de justiça, de retidão, de amor e misericórdia. 20- Prenderei todos a mim pela fidelidade e amor, e então vocês me conhecerão como nunca conheceram antes.

8 ‘Agora vocês são meu povo’. ‘O Senhor é nosso Deus.’”
Óséias 2:2a2:23 – a infidelidade do povo e a fidelidade de Deus 21e22- “Naquele dia, diz o Senhor, responderei aos céus que pedem nuvens, para derramar água sobre a terra em resposta aos pedidos desesperados de chuva. Assim, a terra poderá responder aos gritos sufocados dos cereais, das uvas e das oliveiras que pedem umidade e orvalho. Então um grande coro cantará a uma só voz: ‘Deus Semeia!’ É Ele quem dá vida a tudo!’ 23- “Naquele tempo, semearei israelitas na terra e os farei crescer para mim mesmo! Terei compaixão dos que são hoje ‘Não-compadecidos’ e direi àqueles que hoje são ‘Não-meu Povo’: ‘Agora vocês são meu povo’. E eles responderão: ‘O Senhor é nosso Deus.’”

9 “Vá procurar sua mulher e volte com ela para casa.
Óséias 3 – a longanimidade de Deus 3:1- Então o Senhor me deu uma ordem: “Vá procurar sua mulher e volte com ela para casa. Ame-a, embora ela goste de trair você com outros homens. Porque o Senhor ainda ama Israel, embora os israelitas estejam adorando outros deuses e oferecendo belos presentes aos ídolos.” 3:5- Depois disso os israelitas voltarão ao Senhor seu Deus e ao Messias, seu Rei. Eles se aproximarão, tremendo, muito humildes, do Senhor e de suas bênçãos. Isso vai acontecer nos últimos dias. 3:2- Assim, eu a comprei de volta por quinze moedas de prata e duzentos quilos de cevada, 3e disse a ela: “Você vai ficar sozinha em casa por muitos dias. Não vai sair para se prostituir com outros homens. Vai me esperar e eu também esperarei por você”. 3:4- Isso mostra como o povo de Israel ficará muito tempo sem um rei ou um príncipe, sem um altar, sem templo, sem sacerdotes e sem ídolos!

10 Leia os capítulos 4 a 10 de Oséias
BibliaViva_Oséias4a10_corrupção.pps e os capítulos 11 a 14 de Oséias BibliaViva_Oséias11a14_restauração.pps

11 Para acessar a outros textos bíblicos da Bíblia Viva acesse o link:
clique sobre o texto pretendido, depois com o botão direito, em “salvar destino como” Deus não está longe lá no céu sem se importar com você. Ele é maior que teus problemas! Ele te ama de verdade! Por isso enviou Jesus para salvá-lo Ele é nosso socorro bem presente na hora da angústia. Para curá-lo Para libertá-lo E não despreza um coração contrito e abatido.

12


Carregar ppt "Profeta OSÉIAS Leia em seguida os outros capítulos de Oséias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google