A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERISPÍRITO O corpo denso nada mais é que a materialização das ações e necessidades do Espírito reencarnante. Nossos pensamentos e ações passadas, através.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERISPÍRITO O corpo denso nada mais é que a materialização das ações e necessidades do Espírito reencarnante. Nossos pensamentos e ações passadas, através."— Transcrição da apresentação:

1 PERISPÍRITO O corpo denso nada mais é que a materialização das ações e necessidades do Espírito reencarnante. Nossos pensamentos e ações passadas, através do perispírito, modelam nossa atual estrutura física. (Carlos Torres Pastorino)

2 I- Introdução: Livro dos Espíritos, questão 27: "No Universo há 3 elementos gerais: Deus, Espírito e Matéria". 93)O Espírito, propriamente dito, nenhuma cobertura tem, ou, como pretendem alguns, está sempre envolto numa substância qualquer? Envolve-o uma substância, vaporosa para os teus olhos, mas ainda bastante grosseira para nós; assaz vaporosa, entretanto, para poder elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira. Com isso iniciou-se uma pesquisa que perpetua até os nossos dias de um elemento semi-material que circunda o Espírito, por assim dizer, permitindo que ele aja sobre a matéria, chamado perispírito. É o traço de união entre a vida corpórea e a vida espiritual (...). A Gênese, cap.14, item 22.

3 135) Há no homem outra coisa mais que a alma e o corpo? Há o laço que une a alma ao corpo. 135.a) Qual é a natureza desse laço? Semimaterial, ou seja, de natureza intermediária entre o Espírito e o corpo. É preciso que assim seja para que possam se comunicar um com o outro. É por esse princípio que o Espírito age sobre a matéria e vice-versa. Desse modo, o homem é formado de três partes essenciais: 1ª) O corpo ou ser material, semelhante ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital; 2ª) A alma, Espírito encarnado que tem no corpo a sua habitação; 3ª) O princípio intermediário ou perispírito, substância semimaterial que serve de primeiro envoltório ao Espírito e une a alma ao corpo físico. São como num fruto: a semente, o perisperma e a casca.

4 III) Sua formação: A Gênese, cap O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos mais importantes produtos do fluido cósmico; é uma condensação desse fluido em torno de um foco de inteligência ou alma. 8- Do meio onde se encontra é que o Espírito extrai o seu perispírito, isto é, esse envoltório ele o forma dos fluidos ambientes. 9-A natureza do envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito. 10-Os Espíritos chamados a viver naquele meio tiram dele seus perispíritos; porém, conforme seja mais ou menos depurado o Espírito, seu perispírito se formará das partes mais puras ou das mais grosseiras do fluido peculiar ao mundo onde ele encarna. O Espírito produz aí, sempre por comparação e não por assimilação, o efeito de um reativo químico que atrai a si as moléculas que a sua natureza pode assimilar. Resulta disso este fato capital: a constituição íntima do perispírito não é idêntica em todos os Espíritos encarnados ou desencarnados que povoam a Terra ou o espaço que a circunda. 11-Também resulta que: o envoltório perispirítico de um Espírito se modifica com o progresso moral que este realiza em cada encarnação, embora ele encarne no mesmo meio; que os Espíritos superiores, encarnando excepcionalmente, em missão, num mundo inferior, têm perispírito menos grosseiro do que o dos indígenas desse mundo.

5 IV)Considerações Importantes Não é imutável, depura-se e enobrece-se com a alma. (Léon Denis) Registra estados de consciência, de sensibilidade e da vontade do espírito, em suma, nossos estados na vivência de nossas experiências. (Gabriel Delanne) É, enfim, o guardião fiel, o acervo imperecível do nosso passado. ( Gabriel Delanne) (...) o perispírito, como o corpo, pertencem ao Espírito, e não este a àqueles. Por isso, mesmo sendo o mais certo se afirmar categoricamente que o Espírito é o único detentor de todas suas potencialidades e arquivos de sua individualidade espiritual, não estamos necessariamente errados quando atribuímos ao perispírito – e ao corpo – capacidades e funções que, em essência, são da Matriz, do gérmen, do Espírito, pois são viabilizadas pelas funções deste. (Jacob Melo) Conclusão: as funções do perispírito são atribuições essencialmente espirituais designadas ao corpo espiritual.

6 V) Três Particularidades: O Cordão Fluídico. O Duplo Etérico. A Aura.

7 5.1) Cordão Fluídico: As tradições religiosas falam de um cordão de prata que liga o Espírito ao corpo, visível em ocasiões de desprendimento daquele. Seria um laço que prende o corpo espiritual ao corpo físico. É flexível e expansível. Revista Espírita, maio de 1859, p.139 e 140. Eclesiastes 12: 6-7 Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço. E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

8 Por meio dessa comunicação, entre o Espírito e o corpo, é que aquele recebe aviso, qualquer que seja a distância a que se ache do segundo, da necessidade que este possa experimentar da sua presença, caso em que volta ao seu invólucro com a rapidez do relâmpago. Daí resulta que o corpo não pode morrer durante a ausência do Espírito e que não pode acontecer que este, ao regressar, encontre fechada a porta, conforme hão dito alguns romancistas, em histórias compostas para recrear. Livro dos Médiuns, II parte, cap.7, item 118.

9 5.2) O Duplo Etérico. Campo energético formado de energia organo- molecular (fisiológica), situado entre o perispírito e o corpo físico.(Dr. Jorge Andréa). Campo energético formado de energia organo- molecular (fisiológica), situado entre o perispírito e o corpo físico.(Dr. Jorge Andréa). É uma extensão do perispírito que condensa energias espirituais em direção ao corpo, bem como recebe impulsos físicos, processando uma reconversão para os sentidos psíquicos e direcionado-os aos arquivos perispiríticos. É uma extensão do perispírito que condensa energias espirituais em direção ao corpo, bem como recebe impulsos físicos, processando uma reconversão para os sentidos psíquicos e direcionado-os aos arquivos perispiríticos. André Luiz, em sua vasta obra, irá chamá-lo de corpo vital. André Luiz, em sua vasta obra, irá chamá-lo de corpo vital. Está muito relacionado com a desencarnação, o passe e interferência de Espíritos inferiores. Está muito relacionado com a desencarnação, o passe e interferência de Espíritos inferiores. Presente nos vegetais e animais. Presente nos vegetais e animais.

10

11 5.3) A Aura: Todos os seres vivos, dos mais rudimentares aos mais complexos, se revestem de um halo energético, que lhes correspondem a natureza. Aí temos, nessa conjugação de forças fisioquímicas e mentais, a aura humana, peculiar a cada individuo. (Evolução em Dois Mundos). Por ser nossa irradiação emitida diretamente ao meio externo, por nossa aura comunicamos ao mundo, material e espiritual, nossa faixa de vibração. É uma emanação do perispírito. Conjugada com aspectos físicos e morais. Vem sendo usada na diagnose de doenças. A textura geralmente revela o caráter da pessoa, enquanto a forma e a cor mostram sua saúde e condições emocionais.(Keith Sherwood).

12 A leitura da aura é uma técnica de avaliação das condições morais, físicas e espirituais das pessoas, muito utilizada pelos Espíritos Superiores.


Carregar ppt "PERISPÍRITO O corpo denso nada mais é que a materialização das ações e necessidades do Espírito reencarnante. Nossos pensamentos e ações passadas, através."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google