A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Educação X Evangelização Rute Ribeiro –Segundo Comenius O homem nasceu com a aptidão para a inteligência das coisas, para a boa ordem dos costumes e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Educação X Evangelização Rute Ribeiro –Segundo Comenius O homem nasceu com a aptidão para a inteligência das coisas, para a boa ordem dos costumes e."— Transcrição da apresentação:

1

2 Educação X Evangelização Rute Ribeiro

3 –Segundo Comenius O homem nasceu com a aptidão para a inteligência das coisas, para a boa ordem dos costumes e para o amor a DEUS sobre todas as coisas. O que é educação? O homem, como espírito imortal, deve ser educado para a eternidade, visto que sua educação transcenderá a realização terrena.

4 Para Comenius, todos os indivíduos são capazes de serem educados, indepen- dente do gênero, da classe social, ou de quaisquer outras diferenças. Para ele, as qualidades naturais do indivíduo precisam ser estimuladas e não sufocadas ou limitadas por uma postura inadequada do educador. O que é educação?

5 – Segundo Pestalozzi O objetivo da Educação é conduzir a criança à verdadeira humanidade, favorecendo seu desenvolvimento integral. A educação não é uma obra que se impõe do exterior, mas sim, do desenvolvimento interior da personalidade.

6 Enfatizava o desenvolvimento das faculdades humanas no processo educativo, ao contrário de muitos educadores, cuja ação reduzia-se simplesmente à transmissão do conhecimento. O que é educação?

7 - Segundo Wallon: A atividade do homem é inconcebível sem o meio social, pois as sociedades não poderiam existir sem indivíduos que não possuam aptidões da linguagem. O que é educação? Vemos então que para ele não é possível dissociar o biológico do social no homem. Característica básica da sua Teoria do Desenvolvimento.

8 Wallon e a Educação Concebe o homem como sendo genética e organicamente social e a sua existência se realiza entre as exigências da sociedade e as do organismo.

9 O que é educação? – Segundo Piaget A personalidade é formada através da socialização. Existência de duas morais: – Dever, que representa um sentimento primitivo que tende a permanecer heterônimo pela pressão externa, principalmente do adulto; – Bem, que resultante do respeito mútuo e das relações de cooperação, tende a tornar-se inteiramente autônomo.

10 O que é educação? – Segundo Carl Rogers Valorizar e favorecer o desenvolvimento integral do indivíduo, levando-o à conquista de sua autonomia no mundo. A função desempenhada pelo professor e a forma de construção das relações que permeiam o ambiente educativo constituem elementos fundamentais ao alcance dos objetivos educacionais.

11 A ênfase no respeito ao educando e à sua autenticidade, conduz o educador à posição de facilitador do processo de auto-direção e auto-encontro O que é educação?

12 – Segundo Paulo Freire A educação é, essencialmente, um ato de conhecimento e de conscientização. Freire assinala que a educação tem como elemento fundamental o homem em permanente busca de superação das suas imperfeições e do seu saber relativo.

13 É a transmissão do conhecimento espírita e da moral evangélica pregada por Jesus, apontado pelos Espíritos superiores que trabalharam na Codificação, como modelo de perfeição para toda a Humanidade. O que é Evangelização Espírita? Evangelizar (...) é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho, numa verdadeira e profunda imitação do Mestre Jesus.

14 Evangelizar é trazer o Cristo de volta. A criança evangelizada torna-se jovem digno, transformando-se em cidadão do amor com expressiva bagagem de luz para toda a vida(...) Amélia Rodrigues Evangelização espírita é Sol nas almas(...) Amélia Rodrigues É através da evangelização que o Espiritismo desenvolve seu mais valioso programa de assistência educativa ao homem. Guillon Ribeiro

15 Educação e Evangelização 1.O homem possui aptidões, é um espírito imortal; educar para a eternidade. 2.O objetivo da educação é conduzir à verdadeira humanidade;desenvolver faculdades. 3.O homem é biológico e social. 4.Existência de duas morais: Dever e o Bem. 1.Transmissão do Conhecimento Espírita e da moral evangélica. 2.É preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho. 3. Evangelizar é trazer o Cristo de volta.

16 5. Favorecer o desenvolvimento integral; conquista da autonomia. 6. Ato de conhecimento e conscientização. 7. Homem em perma- nente busca de supe- ração das suas imper- feições e do seu saber relativo. 4. Evangelização espírita é Sol nas almas(...) 5. Mais valioso progra- ma de assistência educativa ao homem. 6. Envolver o educando numa atmosfera de responsabilidade,de respeito à vida,de fé em Deus, de amor aos semelhantes.

17 A evangelização espírita educa? Educar,dentro da concepção Espírita, é não só oferecer os conhecimentos do Espiritismo como também envolver o educando numa atmosfera de responsabilidade,de respeito à vida,de fé em Deus, de consideração e amor aos semelhantes, de valorização das oportunidades recebidas,de trabalho construtivo e de integração consigo mesmo,com o próximo e com Deus.

18 Educação ou Evangelização? A educação prepara o ser humano para comportar-se e para enfrentar as diversas situações da vida. A Evangelização prepara-o para enfrentar a vida dentro dos postulados do Evangelho de Jesus.

19 Educação Espírita está mais voltada para as Escolas Espíritas de formação básica e fundamental. (Ney Lobo) Evangelização Espírita tem como foco principal a questão dos sentimentos, a formação de valores morais e tem como destino a perfeição de que é suscetível.(...)

20 Evangelizar a infância e a juventude é preparar o ser humano para enfrentar todos os momentos e adversidades da vida nos postulados do Evangelho, numa verdadeira e profunda imitação do Mestre Jesus.

21 Quem instrui oferece meios para que a mente alargue a compreen- são das coisas e entenda a vida. Quem educa cria os valores ético- culturais para uma vivência nobre e ditosa. Quem evangeliza liberta para a Vida feliz.

22 Eduque – e traçará linhas de caráter. Evangelizar é redimir. Quando você ensina, transmite. Quando você educa, disciplina. Mas quando você evangeliza, salva. Instruído, o homem conhece; educado, vence; evangelizado, serve sem cansaço, redimindo-se. AMÉLIA RODRIGUES

23 Bibliografia – NARODOWSKI, M. (2001). Comenius & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica. – RODRIGUES, W. L. (1996). Breve História de Pestalozzi. Franca/SP: Fundação Pestalozzi. – LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. & DANTAS, H. (1992). Piaget, Vygotsky e Wallon - Teorias Psicogenéticas em Discussão. São Paulo: Summus editorial, 13ª ed. – ROGERS, C. (1997). Tornar-se pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 5ªed. – FREIRE, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 28ª ed (2003) – O Que é Evangelização? Fundamentos da Evangelização Espírita da Infância e da Juventude,FEB,1987. – KARDEC, Allan. Predições do Evangelho. A Gênese. Trad. de Guillon Ribeiro. 48. ed. Rio de Janeiro, FEB, Item 58, p. 396.) – O Livro dos Espíritos. Trad. de Guillon Ribeiro. 86 ed. Rio de Janeiro:FEB Prolegômenos, 14º parágrafo, Q..) – PEDRO DE CAMARGO (VINÍCIUS). O Mestre na Educação.8 ed.Rio de janeiro:FEB.2005


Carregar ppt "Educação X Evangelização Rute Ribeiro –Segundo Comenius O homem nasceu com a aptidão para a inteligência das coisas, para a boa ordem dos costumes e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google