A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de Administração e Ética Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de Administração e Ética Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Prof.ª Me. Camilla B. R. Cochia

2 Ementa Fundamentos científicos da Administração. Evolução da Teoria Administrativa. Funções da Administração. Informação e Comunicação. Comportamento Organizacional. Conceitos emergentes de Gestão.

3 Objetivos Oportunizar ao futuro gestor conhecimentos acerca das teorias da administração, da evolução destas teorias e a real aplicabilidade de todos os conceitos administrativos. Discussão sobre as tendências da Administração, a fim de levar ao acadêmico conhecimento sobre tais aspectos importantes no mundo corporativo atual.

4 Programa O que é administração (capítulo 2) Administração: história e conceitos (capítulo 1). Tendências e mudanças na Administração (capítulo 5) Liderança e cultura organizacional (capítulo 4) Gestão do Conhecimento (capítulo 3)

5 O Que é Administração “um processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos, para possibilitar a realização de objetivos” (MAXIMIANO, 2004, p. 33).

6 O Que é Administração Processo que exige sistematização de tarefas. Dinâmico, pois implica em se adaptar a um ambiente em contínua transformação. Gestão de recursos que são escassos e dispendiosos. Busca de alcance de objetivos.

7 O Que são Organizações Sistemas sociais em constante intercâmbio com o ambiente. Grupos de pessoas sistematicamente organizadas com objetivo comum. Diversidade de formas, tamanhos, tipos de atividades, objetivos etc. Organizações: públicas, privadas, ou do terceiro setor

8 Administração nas Organizações
A administração está ligada à gestão dos recursos e competências Recursos financeiros, materiais, operacionais, tecnológicos e informacionais. Recursos Humanos.

9 História e Conceitos da Administração
Maiores transformações: Revolução Industrial – entre séculos XVIII e XIX. Mudança da produção artesanal para escala. Migração de trabalhadores rurais para fábricas.

10 História e Conceitos da Administração
Escola Clássica da Administração. Escola de Relações Humanas (enfoque comportamental). Escola da Qualidade. Modelo Japonês de Administração. Abordagem Contingencial.

11 Liderança e Cultura Organizacional
Compreender o que é liderança e a diferença entre gestor e líder. Compreender a relevância do líder para as organizações.

12 Liderança e Cultura Organizacional
Compreender o que é cultura organizacional. Compreender como a cultura surge na organização, é disseminada entre os membros e se manifesta.

13 Gestão do Conhecimento
Conjunto de esforços ordenados e sistematizados visando a criar novo conhecimento, difundi-lo na organização para os que dele precisam e incorporá-lo a produtos, serviços e sistemas, bem como protegê-lo contra o uso indevido.

14 Gestão do Conhecimento
Ativo intangível – ativo que não tem substância física, mas proporciona benefícios econômicos. Competência dos gerentes, experiência e conhecimento da empresa, patentes, softwares desenvolvidos pela empresa, relações com clientes e conhecimento de suas preferências, marca da empresa, imagem da marca perante o público e a mídia.

15 Tendências e mudanças na Administração
Ambientes em rápida transformação (demográfico, tecnológico, político-legal, econômico). OPORTUNIDADES X AMEAÇAS

16 Tendências e Mudanças Aumento do crédito leva brasileiros a trocar aluguel por compra de imóvel (ago/2010) O aumento de linhas de crédito para financiamento da casa própria e a elevação no preço dos aluguéis têm sido os principais motivos para que os brasileiros prefiram adquirir um imóvel à locação. Na Região Sudeste, esse movimento é comprovado por pesquisas que apontam as tendências do mercado imobiliário.

17 Tendências e mudanças na Administração
Mudanças na natureza do trabalho. Mudanças no ambiente de trabalho. Mudanças no perfil do administrador e dos colaboradores. Mudanças no comportamento do consumidor.

18 Bibliografia Básica LACOMBE, Francisco; HEILBORN, Gilberto. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003. MONTANA, Patrick J.; CHARNOV, Bruce H. Administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.

19 Bibliografia Complementar
MAXIMIANO, Antonio C. A. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, MAXIMIANO, Antonio C. A. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2004.

20 Bibliografia Complementar
ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice-Hall, 2005.

21 Conceitos de Administração e Ética Empresarial
Prof.ª Me. Camilla B. R. Cochia


Carregar ppt "Conceitos de Administração e Ética Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google