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Projeto de Jato Regional desenvolvido para transportar 120 passageiros

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Apresentação em tema: "Projeto de Jato Regional desenvolvido para transportar 120 passageiros"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Jato Regional desenvolvido para transportar 120 passageiros
JR04 Caio Augusto T. Moura Eduardo Coda Machado Fabrício Elias J. di Salvo Fernando Forte Cobo Lucio Carlos Signore Junior Márcia Maria R. Fernandez Raphael Levy C. do Lago Renan Franco Corrêa Projeto de Aeronaves II Professor Responsável: Álvaro Martins Abdalla

2 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
NO SEMESTRE PASSADO... Projeto Conceitual Viabilidade Técnica e comercial Filosofias de projeto Estudos Paramétricos Estimativas iniciais de peso Dimensionamentos Iniciais Análise de Desempenho Estimativa de Arrastos Potência Carregamentos na asa Estabilidade em cruzeiro 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

3 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
NESTE SEMESTRE... Projeto Preliminar Compromisso Cargas de Vôo Aerodinâmica Elementos Estruturais Análise de Custos Desempenho JR04 x E190 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

4 Projeto de Aeronaves II
Compromisso Projeto de Aeronaves II

5 Projeto de Aeronaves II
Asa Baixa Trem de Pouso Triciclo Enflechamento Positivo Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Motor Turbofan de Alta Derivação Disposição das saídas Diedro Positivo Empenagem Convencional 1 Corredor Projeto de Aeronaves II

6 Projeto de Aeronaves II
Desempenho Projeto de Aeronaves II

7 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
ANÁLISE DE DESEMPENHO Estol Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

8 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
ANÁLISE DE DESEMPENHO Decolagem Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

9 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
ANÁLISE DE DESEMPENHO Subida Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

10 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
ANÁLISE DE DESEMPENHO Teto Máximo Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Tempo de subida = 15 minutos 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

11 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
ANÁLISE DE DESEMPENHO Cruzeiro Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

12 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
ANÁLISE DE DESEMPENHO Cruzeiro Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

13 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
ANÁLISE DE DESEMPENHO Manobras Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

14 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
ANÁLISE DE DESEMPENHO Descida e Planeio Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

15 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
ANÁLISE DE DESEMPENHO Altitude (ft) SL (ft) 4712,745 1000 4853,433 2000 4998,538 3000 5150,218 4000 5306,359 5000 5482,978 6000 5637,506 7000 5813,038 8000 5993,432 9000 6185,381 6379,114 Pouso Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

16 Desenhos

17 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Vista Superior Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

18 Vistas Frontal e Lateral
Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

19 Projeto de Aeronaves II
Cargas de Vôo Projeto de Aeronaves II

20 CARGAS DE VÔO Diagrama: Peso X Posição do C.G.
Eixo de Referência: Nariz da Aeronave descrição peso W (lb) X (m) % CMA 1 Peso Vazio 54651,70 2 comb. Min 3571 3 oleo 266,5 4 piloto 170 5 peso min op. 58659,20 59,2 10,291 6 tripulantes 850 7 peso parcial(5+6) 59509,20 59,1 10,265 8 passageiros 16320 9 peso parcial(7+8) 75829,20 59 10,240 10 bagagem 9216 11 peso parcial(9+10) 85045,20 60 10,496 12 comb. 18905 13 peso total 103950,20 60,3 10,573 14 combustivel total 22476 15 peso parcial(5+14) 81135,20 60,4 10,598 16 17 peso parcial(15+16) 90351,20 61 10,752 18 co-piloto 19 peso parcial(17+18) 90521,20 60,9 10,726 20 21 106841,2 62 11,008 Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Diagrama de Passei do C.G. Passeio do C.G. 30/11/2009 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla

21 CARGAS DE VÔO Fator de carga positivo: 2,5 < n1 < 3,8
Fator de carga negativo: -1,5 < n2 < -1 Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica 30/11/2009

22 Projeto de Aeronaves II
Aerodinâmica Projeto de Aeronaves II

23 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
AERODINÂMICA Análises realizadas: Método dos painéis Validação do programa Otimização do aerofólio Análise do aerofólio escolhido CFD (Computacional Fluid Dynamics) Análise da asa para 3º e 12º de ângulo de ataque Análise em Túnel de Vento Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

24 Projeto de Aeronaves II
Validação do QFLR5 Para a validação, forma utilizados os seguintes aerofólios como parametro: NACA 2212 NACA 2415 NACA 6315 NACA 4209 Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

25 Projeto de Aeronaves II
Validação do QFLR5 Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

26 Projeto de Aeronaves II
Aérofólio Base Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

27 Método dos Painéis - ASA
Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

28 Projeto de Aeronaves II
Nosso Aerofólio Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

29 Método dos Painéis - ASA
Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

30 Método dos Painéis - ASA
Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

31 Projeto de Aeronaves II
Asa com winglets Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

32 Método dos Painéis - ASA
Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

33 Método dos Painéis - ASA
Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

34 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Método dos Painéis - EH Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

35 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Método dos Painéis - EV Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

36 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
CFD - ASA Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

37 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
CFD - ASA Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica X 25315 N Y 134655 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

38 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
CFD - ASA Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica X 4234,36 N Y 536618 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

39 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Túnel de Vento - ASA Angelim Pedra Bruto Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Modelagem Selante Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

40 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Túnel de Vento - ASA Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

41 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Túnel de Vento - ASA Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

42 Projeto de Aeronaves II
Túnel de Vento - ASA Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

43 Projeto de Aeronaves II
Túnel de Vento - ASA Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

44 Projeto de Aeronaves II
Túnel de Vento - ASA Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

45 Projeto de Aeronaves II
Aeroacústica Projeto de Aeronaves II

46 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Ruído Os bons resultados estão na faixa de Hz na faixa de Hz. Abaixo disso, o ruído da asa está muito abaixo do ruído do túnel. Como a escala do modelo é de 1/20, a frequencia do ruído real da nossa asa é 20 vezes maior que a frequencia obtida. A fonte tem a mesma intensidade. O método de processamento dos resultados foi o método Tidy. Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

47 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
6 ° de ângulo de ataque Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

48 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
14 ° de ângulo de ataque Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

49 Elementos Estruturais
Projeto de Aeronaves II

50 Cargas Aerodinâmicas - ASA
As cargas foram distribuidas e aplicadas nas junções da longarinas com as nervuras Foi usado o fator de carga máx do envelope igual a 3,8 Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

51 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Primeira Análise - ASA As longarinas foram posicionadas em 15% e 70% da corda O perfil das longarinas foi baseado no Cessna 310k, apenas dobrando a proporção da espessura. Nesta análise se usou penas elementos de barra para se ter uma estimativa dos carregamentos atuantes nas longarinas. Carregamento distribuido 60% na principal e 40% na secundária Pitching Moment aplicado proporcionalmente a distância do ponto até 1/4 da corda. Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

52 Resultados da Primeira Análise
Deslocamento máximo = 1.33 m Máxima Combinada L.P = 210 Mpa Máxima Combinada L.S = 160 Mpa N=3,8 Tensões muito abaixo da de escoamento, o que nos levou a diminuir a rigidez das longarinas. Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

53 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Segunda Análise - ASA Perfil das longarinas proporcional ao Cessna 310k, motendo razão de proporção Alma/Flange/Espessuras Almas foram dimensionadas para obedecerem os perfis escolhidos para a asa. Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

54 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

55 Resultados da Segunda Análise
Máxima Combinada L.P = (240, -253) Mpa Stress Tensor (Von Misses) = 286 Mpa N= 1,5*3,8 (Força última) Longarina Principal Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Deslocamento Máx = 1,52 m Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

56 Resultados da Segunda Análise
Longarina Secundária Máxima Combinada L.P = (255, -200) Mpa Stress Tensor (Von Misses) = 300 Mpa N= 1,5*3,8 (Força última) Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

57 Resultados da Segunda Análise
Nervuras Stress Tensor (Von Misses) = 204 Mpa N= 1,5*3,8 (Força última) Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

58 Cargas Aerodinâmicas - EH
Utilizamos as mesmas cargas obtidas do QLFR5, que foram utilizadas nas asas. As cargas foram distribuidas e aplicadas nas junções da longarina principal com as nervuras, utilizando discretização por método dos trapézios. Foi usado o fator de carga máx do envelope igual a 3,8 Foram considerados os seguintes carregamentos em vôo: Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

59 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Primeira Análise - EH Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Com a primeira análise, obtivemos o deslocamento máximo de 80 mm. As tensões superficiais foram calculadas usando o critério de Von Misses, gerando uma tensão de 130 MPa E a tensão máxima combinada de 38,9 Mpa desconsiderando as áreas de atuação das forças. Pudemos notar com esses resultados que nossa estrutura estava super dimensionada. Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

60 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Primeira Análise - EH Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Na segunda análise, obtivemos o deslocamento máximo de 165 mm. Com o mesmo método, obtivemos as tensões superficiais, e o valor máximo de 262 MPa. E a tensão máxima combinada de 128 Mpa chegou mais perto do ideal. Ainda na segunda análise, concluímos que melhorias poderiam ser feitas no sentido de otimização de peso, porém isso implicaria em dificuldades construtivas. Além disso, não foram feitas análises de fadiga, e esses valores nos deixam uma margem de segurança bem mais alta. Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

61 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Resultados Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Primeira análise Longarina Principal, espessura da alma = 13mm, flange com  espessura de 5 mm e com 15 mm de alma. Longarina secundária, espessura da alma = 5 mm, flange com  espessura de 2 mm e com 10 mm de alma. Segunda análise Longarina Principal, espessura da alma = 13mm, flange com  espessura de 3 mm e com 8 mm de alma. Longarina secundária, espessura da alma = 5 mm, flange com  espessura de 1 mm e com 4 mm de alma. Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

62 Análise estrutural da fuselagem
Dimensionamento inicial: Distância entre cavernas de 1m Distância entre stringers para caber janelas Junção asa-fuselagem bem simplificada Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

63 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Cargas - FUSELAGEM Forças de campo (Peso) Forças externas Forças de inércia Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

64 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Seções Transversais Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

65 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Resultados Tensão Máxima Combinada: 504MPa Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Deslocamento Máximo: 68mm Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

66 Projeto de Aeronaves II
Análise de Custo Projeto de Aeronaves II

67 Método I (Raymer) Custo Total= CRDTE + flyaway
=HE.RE + HT.RT + HM.RM + HQ.RQ + CD + CF + CM + CAVION + CENG Onde: Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica We Peso Vazio 100564,918 lb V Velocidade Máxima 350,16 ft/s Q Aeronaves produzidas em 5 ano 120 FTA Número de aeronaves para teste 3 Cmotor Custo do motor Cavionics Custo da aviônica He Horas de engenheiros ,4 Re Valor por hora 86 $ Ht Horas de ferramentaria ,3 Rt 88 Hm Horas da fábrica ,9 Rm 73 Hq 0,133 Rq 81 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

68 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Método I (Raymer) De onde concluímos: CustoTOTAL = ($), para 120 aeronaves Ou, CJR04 I = ,00 (por aeronave) Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

69 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
Método II (Roskan) CRDTE=CAED + CDST + CFTA + CFTO + CTSF + CPRO + CFIN Com, Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Cd Custo de suporte $ Cf Custo de horas de vôo teste ,3 Cm Custo de materiais Ceng Custo do motor Cavionica Custo das aviônicas Salário de 5 tripulantes 853,3525 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

70 Método II (Roskan) Assim: CRDTE = 850 mi $ CPROT = 1,3 bi $
Considerando que produziremos 120 aeronaves: CJR04 II = 17,7 mi $ Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Temos: Caed = $ Cdst = $ Cfta = $ Cfto = $ CTSF = FTSF.CRDTE = 0,1. CRDTE CPRO = RPRO.CRDTE = 0,1. CRDTE CFIN = RFIN.CRDTE = 0,15.CRDTE Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

71 Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla
CUSTO Condiradendo que os métodos são imprecisos e as fontes dos dados utilizados são de origem questionável, é razoável propor: CJR04 = ½ . (CJR04 I + CJR04 II) Portanto: CJR04 = 38,85 mi $ Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Professor Responsável Álvaro Martins Abdalla 30/11/2009

72 JR04 x E190

73 Projeto de Aeronaves II
Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

74 Projeto de Aeronaves II
Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

75 Projeto de Aeronaves II
Decolando de Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

76 Projeto de Aeronaves II
Subida em Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

77 Projeto de Aeronaves II
Ao lado do A380 Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

78 Projeto de Aeronaves II
Cruzeiro sobre Miami Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

79 Projeto de Aeronaves II
Aterrisando em Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

80 Projeto de Aeronaves II
Aterrisando em Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

81 Projeto de Aeronaves II
Táxi em Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

82 Cruzeiro sobre o Rio de Janeiro
Compromisso Desempenho Desenhos Cargas de Vôo Aerodinâmica Aeroacústica Elementos Estruturais Análise de Custos JR04 x E190 Maquete Eletrônica Projeto de Aeronaves II

83 Projeto de Aeronaves II
Conclusão Projeto de Aeronaves II

84 Conclusão Projeto de Aeronaves II Trabalho não inovador
Diferentes Análises em cada área Comprovação de Eficiência Projeto de Aeronaves II

85 Agradecimentos Professores do Departamento de Engenharia Aeronáutica
Osnan e Claudinho (técnicos) Hernan e Leandro (pós) Sheela (graduanda) Projeto de Aeronaves II

86 Projeto de Aeronaves II
MUITO OBRIGADO Projeto de Aeronaves II


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