A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPI- Equipamentos de Segurança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPI- Equipamentos de Segurança"— Transcrição da apresentação:

1 EPI- Equipamentos de Segurança

2 Objetivo Fiz a escolha de falar sobre equipamentos de proteção individual porque acho muito interessante, existem muitas variedades de equipamentos, e é um jeito de poder aprofundar mais ainda na escolha do curso que fiz, e conhecer muitas formas de prevenir a segurança. Podendo assim ajudar sempre um trabalhador a se proteger cada dia mais!

3 Justificativa O que é EPI? Equipamentos de proteção
individual é todo dispositivo ou produto, utilizado pelo trabalhador. Destinado a proteção de riscos e ameaça a segurança e a saúde no trabalho.

4 O uso dos equipamentos são extremamente importantes para garantir a segurança e saúde do trabalhador em seu ambiente de trabalho. Lembrando que, esses equipamentos devem ser fornecidos gratuitamente e em perfeitas condições de uso pela empresa a qual o trabalhador está prestando serviços.

5 Obrigações do Empregador
Cabe ao empregador adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade; Exigir o seu uso; Fornecer ao empregado somente EPI’s aprovados pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; Orientar e capacitar o empregado quanto ao uso adequado e conservação; Substituir imediatamente, quando danificado; Registrar seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

6 Obrigações do Trabalhador
Utilizar apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso; Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

7 Imagens e definições de alguns EPI’s:
Proteção da Cabeça; O Capacete tem como finalidade proteger a cabeça do trabalhador de possíveis acidentes, reduzindo assim os efeitos de impactos de objetos na cabeça e diminui a possibilidade de ferimentos.

8 Proteção Auditiva; Tanto o Plug como a Concha servem para proteger o sistema auditivo do trabalhador, diminuindo e evitando futuros danos à audição.

9 Óculos de Proteção: deve ser utilizado por qualquer trabalhador para evitar danos aos olhos, tanto em ambientes internos e externos.

10 Proteção Respiratória;
Protege o trabalhador cobrindo a boca e o nariz para evitar irritações, indisposições e problema de saúde.

11 Cinto de Segurança: Protege e equilibra o trabalhador em lugares altos, para prevenir quedas por desequilíbrio ou escorregões. O cinto é utilizando em locais altos, feito com cintas de couro ou nylon reforçados que são amarrados na cintura e virilhas, sendo presos por mosquetão preso a cabos e cordas.

12 Proteção para os Pés; Sapato de Segurança que serve para proteger os pés do trabalhador. Existem diversos modelos para diferentes áreas de trabalho: (elétrica, produção, supermercados, açougue e etc).

13 Luvas de segurança; Há diversos tipos de luvas, para diversos trabalhos, as mãos são geralmente os membros que mais ocorrem lesões. Portanto é importante o uso das luvas para que o empregado não entre em contato direto com materiais cortantes, abrasivos, quentes ou corrosivos.

14 Para trabalho de solda;
São usadas geralmente luvas de raspa de couro, para nos proteger dos respingos e da agressividade do calor. Para Trabalhos com Produtos Químicos; Devemos utilizar luvas de borracha sintética (hexanol ou nitrílica).

15 Para trabalhos úmidos (limpeza);
Devemos utilizar luvas de látex, para prevenirmos doenças infectocontagiosas. Para trabalhos quentes, fornos e estufas: Devemos utilizar luvas em Kevlar, para evitarmos queimaduras.

16

17 Neste trabalho foi usado a Metodologia Dedutiva.
Considerações Finais Conclusão todos nós seres humanos temos o dever de cuidar de nossa saúde, de nossas vidas, devemos ter a consciência que para acontecer o pior é questão de segundos e para que isso não aconteça devemos nos policiar sobre nosso comportamento no trabalho. “Atenção em dobro nunca é demais!”

18 Referências Biográficas
Cartilha 3M


Carregar ppt "EPI- Equipamentos de Segurança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google