A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O processo de Industrialização do Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O processo de Industrialização do Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O processo de Industrialização do Brasil

2 No Brasil a industrialização aconteceu de maneira tardia ou retardatária.

3 O café de Vargas – o início da industrialização do Brasil
O Brasil era colônia de Portugal e tinha sua economia baseada na extração de ouro e na agropecuária. Portugal controlava economicamente o Brasil. Após a independência em 1822 tivemos indústrias têxteis, chapelaria, marcenaria, serraria etc. Após 1930 tínhamos indústrias alimentícias, utensílios domésticos, etc. O Brasil importava produtos mais sofisticados, pois os mesmos não eram fabricados aqui.

4 Fatores que favoreceram a industrialização do Brasil
A Primeira Guerra Mundial ( ) e a Segunda Guerra Mundial ( ) favoreceram a instalação de algumas indústrias. A chegada de imigrantes europeus que foram a mão de obra especializada. Getúlio Vargas trouxe muitas indústria de bens de consumo para o Brasil. As exportações de café concentraram indústrias e desenvolvimento no sudeste. Construção de hidrelétricas.

5 Fatores que favoreceram a industrialização do Brasil
Implantação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em volta redonda no Rio de Janeiro. Criação da Petrobrás restrita na época ao Recôncavo Baiano. Criação da Refinaria de Petróleo Landulpho Alves próximo a Salvador. O presidente Getúlio Vargas favoreceu o ingresso do Brasil na primeira revolução industrial que foi de 1930 a 1955.

6 O governo JK – o segundo passo da industrialização do Brasil
Construção de Brasília por Juscelino Kubitschek, descentralizando o poder central do Rio de Janeiro. JK estimulou a vinda de muitas multinacionais para o Brasil, através da diminuição e isenção de impostos, doação de terrenos, geração de energia elétrica com a criação de novas usinas hidrelétricas, disponibilidade de aço etc. Instalação de indústrias automobilísticas. Formação de uma classe média. Indústrias de eletrodomésticos, química, farmacêutica, máquinas, ferramentas, construção naval, novas siderúrgicas etc.

7

8 Governos Militares e a Industrialização do Brasil
Construção de Novas Usinas Hidrelétricas e Rodovias. Desenvolvimento do sistema de telecomunicações. Modernização do campo através de máquinas, fertilizantes, agrotóxicos etc. Esses investimentos fizeram a dívida externa brasileira saltar de 2 bilhões de dólares para 115 bilhões de dólares .

9 O Brasil já vive a terceira revolução industrial?
EUA, União Europeia e Japão já vivem a terceira revolução industrial com tecnologia de ponta. A terceira revolução desenvolve satélites, celulares, GPS, equipamentos médicos, robótica, computadores etc. Existe um grande intercâmbio financeiro e informativo pela internet. O Brasil em menor escala, comparado com os países desenvolvidos, desenvolve certos avanços tecnológicos, porém ainda não ingressamos efetivamente na terceira revolução industrial.

10 Polos Tecnológicos do Brasil

11 ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica)

12 IME (Instituto Militar de Engenharia)

13 EMBRAPA (Empresa Brasileira de pesquisa agropecuária).

14 INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

15 EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica)

16 Distribuição espacial da Indústria Brasileira
Se encontra fortemente concentrada no eixo sudeste-sul. Principalmente em São Paulo e região metropolitana – ABCD Paulista(Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). Rio de Janeiro e Belo Horizonte no Vale do Paraíba. Região metropolitana de Campinas e Baixada Santista. Porto Alegre, Curitiba e Vale do Itajaí em Santa Catarina.

17 Distribuição espacial da Indústria Brasileira
São Paulo acumulou indústrias devido as exportações de café. O Rio de Janeiro foi capital do Brasil até 1960 e também foi grande exportador de café. Minas Gerais, além do café, e grande produtor de minério de ferro, possui muitas siderúrgicas.

18 Distribuição espacial da Indústria Brasileira
Atualmente é possível perceber uma desconcentração industrial. As regiões Norte e Nordeste a partir de 1960, passaram a conceder incentivos fiscais. A região Sul tem sua industrialização ligada a produção de matérias-primas da agropecuária, a grande presença de imigrantes e a proximidade dos países do MERCOSUL.


Carregar ppt "O processo de Industrialização do Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google