A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

×O Brasil era colônia de Portugal e tinha sua economia baseada na extração de ouro e na agropecuária. ×Portugal controlava economicamente o Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "×O Brasil era colônia de Portugal e tinha sua economia baseada na extração de ouro e na agropecuária. ×Portugal controlava economicamente o Brasil."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 ×O Brasil era colônia de Portugal e tinha sua economia baseada na extração de ouro e na agropecuária. ×Portugal controlava economicamente o Brasil. ×Após a independência em 1822 tivemos indústrias têxteis, chapelaria, marcenaria, serraria etc. ×Após 1930 tínhamos indústrias alimentícias, utensílios domésticos, etc. ×O Brasil importava produtos mais sofisticados, pois os mesmos não eram fabricados aqui.

4 ×A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) favoreceram a instalação de algumas indústrias. ×A chegada de imigrantes europeus que foram a mão de obra especializada. ×Getúlio Vargas trouxe muitas indústria de bens de consumo para o Brasil. ×As exportações de café concentraram indústrias e desenvolvimento no sudeste. ×Construção de hidrelétricas.

5 ×Implantação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em volta redonda no Rio de Janeiro. ×Criação da Petrobrás restrita na época ao Recôncavo Baiano. ×Criação da Refinaria de Petróleo Landulpho Alves próximo a Salvador. ×O presidente Getúlio Vargas favoreceu o ingresso do Brasil na primeira revolução industrial que foi de 1930 a 1955.

6 ×Construção de Brasília por Juscelino Kubitschek, descentralizando o poder central do Rio de Janeiro. ×JK estimulou a vinda de muitas multinacionais para o Brasil, através da diminuição e isenção de impostos, doação de terrenos, geração de energia elétrica com a criação de novas usinas hidrelétricas, disponibilidade de aço etc. ×Instalação de indústrias automobilísticas. ×Formação de uma classe média. ×Indústrias de eletrodomésticos, química, farmacêutica, máquinas, ferramentas, construção naval, novas siderúrgicas etc.

7

8 ×Construção de Novas Usinas Hidrelétricas e Rodovias. ×Desenvolvimento do sistema de telecomunicações. ×Modernização do campo através de máquinas, fertilizantes, agrotóxicos etc. ×Esses investimentos fizeram a dívida externa brasileira saltar de 2 bilhões de dólares para 115 bilhões de dólares.

9 ×EUA, União Europeia e Japão já vivem a terceira revolução industrial com tecnologia de ponta. ×A terceira revolução desenvolve satélites, celulares, GPS, equipamentos médicos, robótica, computadores etc. ×Existe um grande intercâmbio financeiro e informativo pela internet. ×O Brasil em menor escala, comparado com os países desenvolvidos, desenvolve certos avanços tecnológicos, porém ainda não ingressamos efetivamente na terceira revolução industrial.

10

11 ×ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica)

12 ×IME (Instituto Militar de Engenharia)

13 ×EMBRAPA (Empresa Brasileira de pesquisa agropecuária).

14 ×INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

15 ×EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica)

16 ×Se encontra fortemente concentrada no eixo sudeste-sul. ×Principalmente em São Paulo e região metropolitana – ABCD Paulista(Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema). ×Rio de Janeiro e Belo Horizonte no Vale do Paraíba. ×Região metropolitana de Campinas e Baixada Santista. ×Porto Alegre, Curitiba e Vale do Itajaí em Santa Catarina.

17 ×São Paulo acumulou indústrias devido as exportações de café. ×O Rio de Janeiro foi capital do Brasil até 1960 e também foi grande exportador de café. ×Minas Gerais, além do café, e grande produtor de minério de ferro, possui muitas siderúrgicas.

18 ×Atualmente é possível perceber uma desconcentração industrial. ×As regiões Norte e Nordeste a partir de 1960, passaram a conceder incentivos fiscais. ×A região Sul tem sua industrialização ligada a produção de matérias-primas da agropecuária, a grande presença de imigrantes e a proximidade dos países do MERCOSUL.


Carregar ppt "×O Brasil era colônia de Portugal e tinha sua economia baseada na extração de ouro e na agropecuária. ×Portugal controlava economicamente o Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google