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Reduzindo a pressão ao nível do mar para cada 100 m a pressão diminui 10 hPa uma diferença de pressão de 10hPa pode ocorrer a cada 1000km Altitude afeta.

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Apresentação em tema: "Reduzindo a pressão ao nível do mar para cada 100 m a pressão diminui 10 hPa uma diferença de pressão de 10hPa pode ocorrer a cada 1000km Altitude afeta."— Transcrição da apresentação:

1 Reduzindo a pressão ao nível do mar para cada 100 m a pressão diminui 10 hPa uma diferença de pressão de 10hPa pode ocorrer a cada 1000km Altitude afeta a pressão muito mais que a posição horizontal –É preciso fazer um ajuste da pressão para compensar a altitude para então se ver as diferenças horizontais de pressão.

2 Carta de pressão à superfície Carta de pressão à superfície: –Isóbaras (linhas de mesma pressão) Importância: –dá as posições dos sistemas atmosféricos: de alta e baixa pressões, posições das frentes Comparar variação vertical da pressão com variação horizontal

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17 Experimentos Medição da variação de pressão atmosférica Uma Mini-Estação Meteorológica Adenilson J. Chiquito, Reginaldo da Silva e Kleber Betini Vieira Física na Escola, v. 6, n. 2, 2005

18 Ponto de fusão e ebulição Ponto de fusão do gelo e ponto de ebulição da água na escala Celsius (à pressão atmosférica normal). Um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor se iguala à pressâo do gás acima dele.

19 Determinação do Ponto de Ebulição da Água

20 DETERMINAÇÃO DO PONTO DE EBULIÇÃO DE UM LÍQUIDO O ponto de ebulição é a temperatura à qual a aplicação de mais calor a um líquido não provoca qualquer aumento de temperatura e o líquido se converte em vapor. No ponto de ebulição, a pressão do vapor saturado de um líquido é igual à pressão atmosférica e, assim, o ponto de ebulição varia com a altitude e a pressão. Quanto mais baixa for a pressão, tanto mais baixo é o ponto de ebulição e vice-versa. O ponto de ebulição da água em condições normais é de 100ºC.

21 Variação do Ponto de Ebulição da Água com a pressão

22 Ponto de ebulição

23 Referências AHRENS, D.C. - Meteorology Today. West Publishing, 1985, 523p. Stull, R. B., 2000: Meteorology for Scientists and Engineers. 2d ed. Brooks/Cole Brasil. Ma. Diretoria de Rotas Aereas: Manual de meteorologia para pilotos. Diretoria de Rotas Aereas. Rio de Janeiro S.N p. Brasil. Ma. Diretoria de Aeronautica Civil.: Meteorologia para pilotos. Diretoria de Aeronautica Civil. Rio de Janeiro, p.


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