A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atualidades para o ENEM 2013. Morte de Margaret Thatcher Margaret Thatcher - A morte da primeira e, até agora, única mulher a chefiar o governo do Reino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atualidades para o ENEM 2013. Morte de Margaret Thatcher Margaret Thatcher - A morte da primeira e, até agora, única mulher a chefiar o governo do Reino."— Transcrição da apresentação:

1 Atualidades para o ENEM 2013

2 Morte de Margaret Thatcher Margaret Thatcher - A morte da primeira e, até agora, única mulher a chefiar o governo do Reino Unido pode ser cobrada no Enem para que o candidato faça um balanço sobre a política externa que ela aplicou no país e sua relação com movimentos trabalhistas

3 Morte de Hugo Chávez Hugo Chávez - Após 14 anos no poder, a morte do venezuelano abre uma nova era para o país sul- americano. O assunto poderia embasar discussões sobre o populismo e questões relacionadas às instituições democráticas

4 Primavera Árabe e seus desdobramentos A onda de protestos iniciada na Tunísia, em dezembro de 2010, se espalhou pelo norte da África e Oriente Médio e ainda mostra reflexos em nações que lutam contra regimes autoritários. Em comum, esses países possuem população majoritariamente islâmica, o que acrescenta aos protestos e discussões questões de fundo religioso.

5

6 Comissão da Verdade Com a morte de Jorge Videla, ditador argentino, acredita-se que o exame pode abordar como foram diferentes os períodos da ditadura no Brasil e no resto da América Latina e o tipo de acerto de contas que estão sendo feitos

7 Crise do Euro "Ela está colocando em risco a própria ideia de Europa. Existe um grave problema aqui. A França acabou de se assumir como país em depressão"

8 Redução da maioridade penal A discussão sobre a redução da maioridade penal para 16 anos voltou à tona em 2013 com o crescimento de crimes, muitos deles violentos, cometidos por jovens com menos de 18 anos. A mudança é defendida por políticos como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), que propõe uma alteração no código do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que prevê que um jovem seja considerado culpado por suas ações apenas depois dos 18 anos. Isso faz com que a privação de liberdade para menores de idade infratores não supere os três anos.

9 As Reformas da ONU Resistência de potências do pós guerra e rivalidades regionais ou entre países vizinhos impedem mudanças no Conselho de Segurança, no qual o Brasil pleiteia vaga permanente.

10 O legado da Copa do Mundo de 2014 A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo 2014 provocou a desconfiança de muitos brasileiros, que temiam que as autoridades repetissem erros na preparação de outros eventos. A apreensão tem se confirmado conforme se aproxima a Copa, com atraso na entrega de estádios, gasto excessivo de dinheiro público e falta de perspectiva de mudança na infraestrutura do país.

11 Tragédias no Brasil e o caso de Santa Maria O trágico incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), em 27 de janeiro, que fez 242 vítimas fatais, pode motivar questões sobre falta de planejamento e de observação das leis por parte da sociedade brasileira. Só depois do episódio é que boa parte das cidades brasileiras passou a vistoriar casas noturnas e a exigir medidas de prevenção a incêndios e superlotação. Centenas de vidas poderiam ter sido poupadas se a fiscalização correta tivesse sido feita.

12 Tensão entre as Coréias A Coréia do Norte voltou a ameaçar a vizinha e os Estados Unidos de ataques com armas nucleares. No final de março, declarou "estado de guerra" com o Sul e, em 2 de abril, anunciou que reativará suas instalações nucleares, incluindo a principal, de Yongbyon, fechada em 2007

13 O papel do Brasil no mundo Figurando no bloco das nações emergentes, o Brasil ascendeu economicamente sem deixar de lado a redução da desigualdade social, como apontou o recente Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) A previsão é de que o país, juntamente com China e Índia, respondam em 2050 por 40% da riqueza global. Brasileiro Roberto Azevêdo, que assumirá posto de diretor-geral da OMC

14 Golpe no Chile – 40 anos Em 11 de setembro de 1973, o governo de Salvador Allende foi derrubado por um golpe de estado, liderado pelo general Augusto Pinochet. A imagem mostra o Palácio La Moneda, sede do governo chileno, sendo bombardeado no golpe que derrubou o socialista do poder

15 100 anos Fordismo O ano de 1913 foi marcado pela implantação da linha de montagem. Grande passo para o aumento de produção

16 O Dragão Chinês Gigante asiático muda de líder após dez anos e o Presidente Xi Jinping assume em meio à redução do crescimento econômico da China.

17 'Importação' de médicos Em maio, o governo brasileiro anunciou que pode autorizar a imigração de médicos cubanos para trabalhar no interior do Brasil, local carente desse tipo de mão de obra. O anúncio não foi bem recebido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que alegou que não há falta de profissionais no Brasil, mas má distribuição deles pelas regiões do território nacional.

18 Deslizamento de encostas nas temporadas de chuvas As consequências trágicas dos deslizamentos de terra, frequentes em encostas brasileiras durante a temporada de chuvas de verão, são muitas vezes agravadas pela ação humana. Ocupação de áreas de risco em morros, por exemplo, são a causa mais comum. Isso não tira esses fenômenos, contudo, da lista de catástrofes naturais, Deslizamento de encostas pode ser considerado uma catástrofe natural local

19 Desenvolvimento sustentável e economia verde O tema desenvolvimento sustentável se relaciona não só com questões ambientais, mas também com áreas como política, economia e urbanização. Assim, a conhecida economia verde, que visa o desenvolvimento minimizando danos ambientais e também a erradicação da pobreza, é um tema atual e dinâmico que pode aparecer no Enem deste ano.

20 Temas relacionados à geração de energia, incluindo novas fontes, têm grandes chances de aparecer no Enem. Energia constitui uma rede de assuntos que se conecta com conhecimento de outras áreas. É o caso de física, química, termodinâmica, meio ambiente e poluição.


Carregar ppt "Atualidades para o ENEM 2013. Morte de Margaret Thatcher Margaret Thatcher - A morte da primeira e, até agora, única mulher a chefiar o governo do Reino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google