A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vencer o tempo nas 7 cidades Um projecto para sensibilizar os portugueses para a importância do saber e da experiência dos mais velhos. Para a importância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vencer o tempo nas 7 cidades Um projecto para sensibilizar os portugueses para a importância do saber e da experiência dos mais velhos. Para a importância."— Transcrição da apresentação:

1

2 Vencer o tempo nas 7 cidades Um projecto para sensibilizar os portugueses para a importância do saber e da experiência dos mais velhos. Para a importância da sua participação na sociedade. Um projecto que chama a atenção para o envelhecimento em Portugal…

3 O projecto: 1. É um “projecto piloto”. 2. Trabalha em rede com autarquias, escolas e instituições dessas mesmas autarquias. 3. Partilha experiências com outras associações europeias.

4 Trabalha o conceito Cidades Amigas do Idoso O conceito da OMS “Uma cidade amiga das pessoas idosas adapta as suas estruturas e serviços de modo a que estes incluam e sejam acessíveis a pessoas mais velhas com diferentes necessidades e capacidades.”

5 Ação específica: O meu amigo sénior Jovens voluntários apoiam o envelhecimento ativo de seniores que conhecem no projeto e com quem devem construir uma relação de amizade.

6 “O meu amigo senior” Quero conhecer o vizinho de cabelos brancos… Quero partilhar experiências, quero dar e receber. Partilho experiências. Lidero um projeto de relacionamento.

7 Os seniores pensam que… O meu amigo é tão jovem… Será que posso ser-lhe útil? Como posso mostrar- lhe que quero, gosto e preciso de estar com ele? Será que posso confiar nele?

8 O que os jovens pensam… O meu amigo é mais velho… O que posso aprender com ele? Como devo abordá-lo? Será que ele me quer ouvir? Quer passear comigo? Confia em mim?...

9 Vencer o tempo nas 7 cidades É participar num projecto inovador. Solidário. Que incentiva a prática de valores. Que incentiva a intergeracionalidade.

10 Desenvolvimento: Apoio das autarquias envolvidas. Workshops para jovens e seniores. Os mesmos temas, diferentes angulos de abordagem. Prontos para se encontrarem? Maia, Carnaval 2012

11 Ao longo de dois anos… As autarquias apoiam através de equipas técnicas que proporcionam a realização de encontros coletivos. A Associação contacta os jovens, procura incentivá-los a manterem o contacto. Nas escolas proporcionam-se visitas dos mais velhos às aulas dos seus amigos mais novos. Partilham-se conhecimentos e fala-se de tradição, de culturas, usos e costumes.

12 Escola Sec. da Póvoa de Lanhoso, 1º dia de aulas

13 Na aula de Inglês – Esc. Sec Póvoa de Lanhoso

14 Escola Sec. de Foz Côa

15 Um projecto com a duração de 2 anos. Baseado no conceito da OMS “Cidades Amigas do Idoso”. Com o apoio da DGS, Direcção Geral de Saúde.

16 Pequenos gestos para grandes mudanças… A Associação Vencer o Tempo foi galardoada com o Prémio Cidadão Europeu 2012, do Parlamento Europeu, que visa reconhecer indivíduos ou grupos que promovam a integração europeia e a compreensão mútua entre os povos da EU. A Associação iniciou parcerias com parceiros na Finlândia, Inglaterra e Itália para implementação experimental desta ação nesses países, em moldes similares ao de Portugal.

17 Muito obrigada! Loures, Novembro 2012


Carregar ppt "Vencer o tempo nas 7 cidades Um projecto para sensibilizar os portugueses para a importância do saber e da experiência dos mais velhos. Para a importância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google