A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios de Telecomunicações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios de Telecomunicações"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios de Telecomunicações
EE –05 Princípios de Telecomunicações AULA 8 PROPAGAÇÃO - DIFRAÇÃO

2 DIFRAÇÃO A difração permite que as ondas atinjam antenas receptoras fora da linha de visada, e que sinais obstruídos por obstáculos sejam parcialmente recebidos.

3 Princípio de Huygens Todo ponto ao ser atingido por uma frente de onda, torna-se uma fonte tal que a nova frente de onda é obtida através da tangência das diversas frentes de onda formadas por esses novos irradiadores.

4 Zona de Fresnel Considerando-se a altura h do obstáculo muito menor do que d1 e d2 e muito maior do que ao comprimento de onda, tem-se que a diferença de caminho é dada por:

5 Zona de Fresnel A correspondente diferença de fase entre o sinal direto e o sinal difratado é dada por:

6 Zona de Fresnel O conceito de perdas relacionados à difração é aquele para o qual o raio difratado e o de LVD estão defasados de um número inteiro de meios comprimentos de onda. Os raios correspondentes são dados por:

7 Ao lado ilustram-se três situações
Ao lado ilustram-se três situações. As Zonas de Fresnel (elipse) são (a) totalmente bloqueadas; (b) parcialmente bloqueadas e (c) livres. A regra prática é de que 55% da primeira zona de Fresnel estiver desobstruída, pode-se ignorar o efeito da difração.

8 Modelo gume de faca Em sistemas de telecomunicações é importante calcular a atenuação causada por difração em montanhas. A fim de estimarmos estas perdas, utiliza-se o modelo gume de faca.

9 Gume de faca A curva ao lado dá o ganho de difração, em função do parâmetro de Fresnel, dado por:

10 Gume de Faca

11 Exemplo 1

12

13

14 Exemplo 2

15

16


Carregar ppt "Princípios de Telecomunicações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google