A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. VIII A estrutura das palavras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. VIII A estrutura das palavras"— Transcrição da apresentação:

1 Cap. VIII A estrutura das palavras

2 A palavra é extremamente importante para a comunicação, podemos defini-la como uma unidade linguística de som e significado que entra na composição dos enunciados da língua.

3 Nomeamos léxico o conjunto de palavras que o falante “domina” ao longo de sua experiência com o uso da língua. O léxico varia de falante para falante.

4 As palavras podem ser divididas em unidades menores que nomeamos morfemas. Morfemas são unidades mínimas de significação das palavras

5 Observe as palavras abaixo: Pedra, pedregulho e pedreira Nadar, nadamos e nadadeira

6 Elas apresentam algumas partes idênticas, portadoras de um significado básico que não se altera, nest caso, pedr e nad. Nomeamos radical o elemento básico e significativo das palavras, a parte “fixa” delas.

7 Observe estas palavras Descontrolar, calmamente e desmentir Foram acrescentados morfemas aos radicais acima, modificando o sentido básico deste radical. Estes morfemas recebem o nome de afixos.

8 Afixos são os morfemas que, somados aos radicais, formam novas palavras. Quando acrescentados antes do radical são chamados de prefixos e, adicionados após o radical, de sufixos.

9 MORFEMA Lexical Radical Gramatical Afixo Prefixo Sufixo

10 Os diferentes tipos de morfema
Tomemos por exemplo a palavra felizes: Neste caso, feliz é uma forma livre, pois pode aparecer isoladamente, enquanto –e- e –s são formas presas, pois não aparecem isoladamente. Radical (morfema lexical) feliz Vogal de ligação -e- Morfema de plural (morfema gramatical) - s

11 Elementos mórficos formadores de palavras
Cognatas são palavras que são formadas a partir de um mesmo radical. Exemplo: casa, casebre e caseiro.

12 Elementos mórficos formadores de palavras
As palavras sofrem mudanças de acordo com o gênero e o número em que se apresentam. *Desinências são os sufixos que indicam as flexões das palavras variáveis. Exemplo: menina, meninos (variação de gênero e número) (Eu) namoro, namorávamos (variação verbal)

13 *Vogal temática é o elemento que, acrescido ao radical, forma o tema (radical + vogal) de nomes e verbos. Nos verbos - a – verbos da 1ªconjugação; amar; - e – verbos da 2ª conjugação; escrever - i – verbos da 3ª conjugação; partir

14 Nos nomes – terminação à parte da palavra subsequente ao radical, não para marcar gênero, mas sim de um morfema que se junta ao radical, a fim de formar uma base. Ex: sala (não há salo).

15 Afixos São morfemas que atuam na formação de novas palavras. Prefixos São afixos acrescentados antes do radical modificando seu sentido básico. Ex: Contradizer Sufixos São afixos acrescentados depois do radical modificando seu sentido básico ou a classe gramatical a qual pertence originalmente o radical. Ex: Genioso

16 Para lembrar Mudança de sentido básico: papel - papelada Mudança de classe gramatical – úmido (adjetivo) – umidade (substantivo) - umedecer (verbo)

17 Vogal e consoante de ligação
Vogal de ligação – ocorre entre o radical e o sufixo. O objetivo é facilitar a fala. Ex: gasômetro(gás + metro) Consoante de ligação – ocorre entre o radical e o sufixo iniciado com vogal. Ex: cafeteria (café + eria)

18 Tarefas do livro de gramática Ex.– P. 128 Ex.– P. 133 e 134


Carregar ppt "Cap. VIII A estrutura das palavras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google