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O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA
CARVALHO, Alex et al. Aprendendo metodologia cientifica: uma orientação para alunos de graduação. O nome da Rosa, 2000.
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Conhecimento e Ciência
Ciência: do latim (scire), conhecimento ou sabedoria. Conhecimento: senso comum, artístico, filosófico, teológico e cientifico. Senso Comum: não busca descrever as causas dos fenômenos; não estabelece princípios; não divulga os resultados; não estabelece métodos
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Conhecimento e Ciência
Conhecimento Científico Busca compreender ou explicar a realidade apresentando os fatores que determinam a existência de um evento; Não imediatista; Generalista – validade em outras situações; Divulgação – intersubjetividade.
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Método Pressupostos que fundamentam o modo de pesquisar, que são anteriores à coleta de informações. Pressupostos diferentes determinam procedimentos diferentes para alcançar o conhecimento. Tendências metodológicas.
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Método Principais tendências metodológicas, com ênfase ao histórico da ciência. 1. Inicio da modernidade: sec XVII 2. Iluminismo: sec XVIII 3. Ciências Humanas: sec XIX 4. Atual: sec XX
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1. Século XVII (1601 – 1700) O homem se coloca como capaz de, por si só, descobrir o modo de funcionamento da natureza. Descoberta de novas terra. Uso de instrumentos, normas; uso da razão. Unidade de permanência na natureza – repetição dos fenômenos.
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1.Século XVII (1601 – 1700) Racionalismo e Empirismo
Racionalismo – Descartes (1596 – 1650). Historicamente, a importância do "Princípios de Filosofia" está na total rejeição de toda noção qualitativa ou espiritual nas explanações científicas; na determinação expressa de explicar todo fenômeno físico em termos mecânicos e relacionar esses termos a idéias geométricas e o uso de hipóteses para ajudar a generalizações.
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Racionalismo Devo duvidar de tudo, posto que a linguagem, a imaginação, meus órgãos dos sentidos me iludem (dúvida sistemática). Penso, logo existo. Deus nos capacita a ter idéias corretas, que são, inclusive, inatas, desprovidas de erros, desde que metodicamente produzidas.
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Racionalismo O conhecimento é obra da razão;
A importância da matemática; Processo de dúvida metódicas; Raciocínio dedutivo.
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Empirismo Francis Bacon (1561- 1626)
É pela indução – observação de muitos eventos se repetindo da mesma maneira- que se pode elaborar leis que descrevem o funcionamento da natureza. Experimentação. Mas como alcançar a verdade se o processo depende de condições subjetivas?
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Filósofos importantes
Galileu Galilei (1564 – 1642) Francis Bacon (1561 – 1626) Thomas Hobbes ( ) Rene Descartes (1596 – 1650) Blaise Pascal (1623 – 1677) Baruch Spinosa (1632 – 1677) John Locke (1632 – 1704) Nicolas Malebranche (1638 – 1715) Isaac Newton (1642 – 1716) Gottfried Leibniz ( ) Pierre Bayle ( )
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2. Século XVIII (1701-1800) Iluminismo David Hume (1711 – 1776)
Immanuel Kant (1724 – 1804) Georg Wilhem Friedrich Hegel (1770 – 1831)
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David Hume (1711 – 1776) Empirista (experiência sensível como fonte do conhecimento); Contrário a regularidade dos fenômenos da natureza (a realidade pode se transformar); Contrário a causalidade teológica; Impossibilidade do conhecimento absoluto; Eventos probabilístico.
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Immanuel Kant (1724 – 1804) Tenta superar o empirismo e racionalismo
Toma a matéria como necessária a produção de conhecimento, mas considera a razão como fonte principal da ciência. Idealismo transcendental: todos nós trazemos formas e conceitos a priori, para a experiência concreta do mundo.
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Georg Wilhem Friedrich Hegel (1770 -1831) Movimento da idéia
Dialética: uma progressão na qual cada movimento sucessivo surge como solução das contradições inerentes ao movimento anterior.
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3. Século XIX ( 1801-1900) Revolução Francesa e Revolução Industrial.
Estado e ordem social; Produção e consumidor padronizado; Controle de comportamento; Surgem duas tendências metodológicas: positivismo e materialismo histórico-dialético.
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Positivismo Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1789 – 1857).
Experiência imediata, pura, sensível. Maior valor a descrição e análise objetiva da experiência. A filosofia é reduzida à metodologia e à sistematização das ciências. A lei única e suprema, que domina o mundo concebido positivisticamente, é a evolução necessária de uma indefectível energia naturalista, como resulta das ciências naturais. Sociologia.
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Materialismo histórico-dialético Karl Marx (1818 – 1883) Uma forma de conceber a realidade social
A) Dialética hegeliana: mas para Marx é o ser social do homem que determina sua consciência; B) Feuerbach: concepção materialista e naturalista do homem; C) Smith e Ricardo: valor do trabalho; D)Owen, Fourier e Saint Simon: abordagem cientifica do capitalismo.
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Materialismo histórico-dialético
A base da sociedade do próprio homem é o trabalho; O homem se faz historicamente; O conhecimento científico é uma ferramenta de compreensão e de transformação da sociedade; Uma análise histórica e dialética alcançaria a essência da inter-relação dos fenômenos;
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4. Tendências metodológicas no século XX
Primeira e Segunda Guerra; Políticas Totalitárias: facismo, nazismo, Revolução Russa Quebra bolsa Nova York. A questão da produção do conhecimento cientifico não é só cognitiva, mas também ética e política.
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Neopositivismo Círculo de Viena
(Rudolf Carnap; Otto Neurath; Moritz Schlick; Herbert Feigl; Philippe Frank; Friedrich Waissman; Hans Hahn). A) Empirista e positivista; B) Pela analise lógica ao material empírico, busca-se a ciência unificada.
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Edmund Gustav Albrecht
Fenomenologia Edmund Gustav Albrecht Husserl.( ) Toda consciência é intencional. Não existe fenômeno que não se de no plano da intencionalidade da consciência. O conhecimento é o resultado da interação entre o que o sujeito observa e o sentido que ele fornece à coisa percebida.
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Estruturalismo Formulada inicialmente por Ferdinand de Saussurre (1857 – 1913). Suas elaborações teóricas no campo da lingüística propiciaram o desenvolvimento desta ciência e desencadeou o surgimento do Estruturalismo. C. Lévi-Strauss – antropologia Jean Piaget – epistemologia genética J. Lacan - psicanálise
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Estruturalismo Conjunto de elementos que mantêm relações necessárias e também de caráter funcional entre si. Pretende alcançar as leis universais que expliquem o modo de funcionamento dos fenômenos humanos.
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Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844 -1900)
Criticou: Concepção cartesiana do sujeito do conhecimento: não existe um sujeito purificado de todas as contingências da vida. Concepção da realidade: a realidade é um processo.
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Escola de Frankfurt Instituto para Pesquisa Social. Vários membros: Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Walter Benjamin, Herbert Marcuse, e outros. Constituir uma teoria crítica da sociedade contemporânea, entendida como um processo dinâmico, histórico, mutável e dialético.
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Karl Popper (1902-1994) Não existe observação ateórica.
A pesquisa deve, o tempo todo, tentar refutar ou falsear suas hipóteses. Enquanto o refutar não ocorre, determinado conhecimento se mantém como valido.
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Thomas Samuel Kuhn ( ) Os cientistas trabalham a partir de um quadro de referencia teórico – o paradigma – que possibilita a construção de determinados procedimentos de observação e experimentação. Crescente numero de anomalias produz uma revolução científica.
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Paul Karl Fayerabend (1924-1994)
Visão anarquista da ciência e suposta rejeição da existência de regras metodológicas universais.
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As peculiaridades de objeto de pesquisa sugerem como estudá-lo.
Lakatos ( ) Imre Lakatos: (Imre Lipschitz) a opção por determinada teoria é questão histórica e comparativa. Programa de pesquisa - núcleo proposições fundamentais – suposições auxiliares – diretrizes. As peculiaridades de objeto de pesquisa sugerem como estudá-lo.
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