A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA CARDIOVSCULAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA CARDIOVSCULAR."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA CARDIOVSCULAR

2 Sistema cardiovascular
Introdução Componentes Função

3 SANGUE O sistema cardiovascular, formado pelo coração, vasos sanguíneos e seu componente fluído, o sangue, tem como função principal a entrega de sangue aos tecidos fornecendo nutrientes essenciais às células e removendo as impurezas das células e tecidos do corpo. O volume de sangue em homens e mulheres magros varia quase que diretamente com o peso corpóreo e em média é de aproximadamente 79 ml de sangue por quilograma de peso.

4 SANGUE O tecido adiposo, entretanto, tem pouco volume vascular (irrigação) e o volume de sangue por unidade de peso decresce proporcionalmente ao tecido adiposo. Em função da diferença entre a composição corporal masculina e feminina, bem como no tamanho do corpo, a variação geral de volume total de sangue é de 4 a 5 litros em mulheres e de 5 a 6 litros nos homens.

5 FUNÇÕES DO SANGUE Transporte de gases respiratórios: o sangue carrega oxigênio dos pulmões para as células do corpo e dióxido de carbono das células para aos pulmões. Transporte de materiais nutritivos: dos órgãos digestivos para as células. Transporte de excretas: das células do corpo para os rins Transporte de produtos celulares: transporte de hormônios para as células.

6 FUNÇÕES DO SANGUE Manutenção da homeostase: através da regulação do pH nos tecidos. Auxiliar na regulação da temperatura do corpo: proporciona meios para dissipar o calor Proteção dos tecidos contra substâncias tóxicas estranhas ao corpo: através de células fagocíticas e anticorpos no sangue. Prevenção de perda excessiva de líquidos: através do mecanismo da coagulação. Auxiliar na regulação do volume de fluído nos tecidos e seu conteúdo

7 O coração bate aproximadamente 100.000 vezes por dia.
São 35 milhões de batimentos por ano. O lado esquerdo do coração bombeia o sangue ao longo de Km de vasos sangüíneos. O lado direito do coração bombeia sangue para os pulmões para a hematose. Quando dormimos o sangue bombeia 30 vezes o seu peso, a cada minuto, o que soma cerca de 5 litros para os pulmões e o mesmo volume para o restante do corpo.

8 CORAÇÃO O sistema cardiovascular inclui o coração, que funciona como uma bomba propulsora para o sangue, e os vasos sangüíneos, que transportam o sangue através do corpo. O sistema cardiovascular é um sistema circular fechado. Contido no coração e no interior dos numerosos vasos, o sangue percorre ininterruptamente um trajeto circular do coração às artérias, depois para os capilares, e em seguida para as veias, de onde retorna ao coração.

9 CORAÇÃO Normalmente, o sangue não deixa este sistema, embora uma porção líquida deste sangue atravesse as paredes dos capilares para se juntar ao líquido entre as células que constituem os tecidos.

10 POSIÇÃO DO CORAÇÃO O coração adulto é um órgão em forma de cone com o tamanho aproximado de uma mão fechada, e se localiza entre os pulmões, num espaço chamado mediastino, onde se situa obliquamente. O coração é descrito como possuindo uma base, um ápice, faces diafragmática e esternocostal

11 POSIÇÃO DO CORAÇÃO Base: a base do coração está voltada para cima, para trás e para a direita, ao nível da segunda e terceira costelas. Esta formada principalmente pelo átrio esquerdo, parte do átrio direito, e a porção proximal dos grandes vasos que penetram pela parede posterior do coração.

12 POSIÇÃO DO CORAÇÃO Ápice: da base, o coração se projeta para baixo, para frente e para a esquerda, terminando em ápice arredondado, que ocupa o quinto espaço intercostal esquerdo, cerca de 8 cm da linha medioesternal. Face diafragmática: é a região entre a base e o ápice, que repousa sobre o músculo diafragma. Ela envolve os ventrículos direito e esquerdo. Face esternocostal ou anterior: é formada principalmente pelo ventrículo e átrio direitos.

13

14 ENVOLTÓRIOS DO CORAÇÃO
Pericárdio: saco membranoso de parede dupla no qual o coração está contido. Epicárdio ou pericárdio seroso visceral: membrana serosa com uma camada superficial de mesotélio recobrindo uma fina camada de tecido conjuntivo frouxo que adere à superfície externa do coração. Pericárdio seroso parietal: é formado por duas camadas; uma fibrosa externa, que o reforça e o fixa ao mediastino, e uma serosa interna, que reveste a superfície interna da camada fibrosa e é contínua com a camada serosa do pericárdio visceral.

15 CORAÇÃO O miocárdio é a camada mais espessa, constituída de tecido muscular esquelético cardíaco. O endocárdio está formado de tecido epitelial pavimentoso simples, o endotélio, o mesmo que reveste o interior dos vasos sangüíneos.

16 ANATOMIA DO CORAÇÃO Para funcionar como uma bomba (de sangue), o coração deve apresentar câmaras de entrada e saída, valvas para direcionar o fluxo sangüíneo através destas câmaras e vasos para conduzirem o sangue do coração e para o coração.

17 ANATOMIA DO CORAÇÃO O coração consiste de quatro câmaras: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. Os átrios são menores, e se localizam na região superior do coração. Os ventrículos são maiores, e constituem o principal volume do órgão.

18 ANATOMIA DO CORAÇÃO Os ventrículos localizam-se inferiormente e formam o ápice do coração. O ventrículo direito forma a maior parte da face anterior do coração, e o esquerdo, a maior parte da face inferior e a margem esquerda. Os átrios são separados pelo septo interatrial, e os ventrículos, pelo septo interventricular.

19

20 Valvas do coração Composição: tec. Conj. denso revestido por endotélio. Atrioventriculares -Direita :Entre os átrios e ventrículos direitos (tricúspide) -Esquerda: entre os átrios e ventriculos esquerdo (bicúspide ou mitral)

21 Valvas do coração Válvulas semilunares: (impedem o refluxo do sangue para o coração). Constitue-se da valva tronco pulmonar e a valva da aorta. A valva tronco pulmonar fica no óstio em que o tronco pulmonar deixa o VD. A valva da aorta está situada no óstio entre o VE e a aorta.

22 Valvas do coração Quando os ventriculos se contraem, forma-se pressão no seu interior. As válvas semilunares se abrem quando a pressão nos Vent. excede a pressão nas artérias, permitindo o fluxo dos Vent. para o tronco pulmonar e a aorta. Quando há o relaxamento dos Vent., o sangue começa a refluir para o coração permitindo o preenchimento das válvulas semilunares que então fecham firmemente as valvas

23 VASOS ASSOCIADOS AO CORAÇÃO
Veia cava superior e veia cava inferior: trazem o sangue venoso do corpo para o átrio direito. Artéria troncopulmonar direita e esquerda: levam o sangue do ventrículo direito para os pulmões. Veias pulmonares: duas direitas e duas esquerdas; trazem o sangue do pulmão para o átrio esquerdo. Artéria aorta: leva o sangue do ventrículo esquerdo para o corpo.

24

25 CIRCULAÇÃO ATRAVÉS DO CORAÇÃO
Em função da separação das câmaras cardíacas do lado direito com as do lado esquerdo através dos septos (interatrial e interventricular), o coração funciona como uma bomba dupla. Cada uma possui uma câmara de recebimento (átrio) e uma de propulsão (ventrículo). A bomba do lado direito recebe sangue que vem dos vasos do corpo e o envia aos pulmões (através do circuito do pulmonar).

26 CIRCULAÇÃO ATRAVÉS DO CORAÇÃO
O sangue venoso chega ao átrio direito através da veia cava superior, veia cava inferior e do seio coronário. Veia cava superior: traz o sangue da cabeça, tórax e membros superiores. Veia cava inferior: recolhe e envia sangue do tronco, membros inferiores e vísceras abdominais. Seio coronário: envia sangue das veias cardíacas anteriores que drenam o miocárdio.

27 CIRCULAÇÃO ATRAVÉS DO CORAÇÃO
Do átrio direito, o sangue passa para o ventrículo direito, que impulsiona o sangue para o tronco pulmonar e artérias pulmonares, até a rede de capilares dos pulmões (alvéolos). Nos pulmões o sangue deixa o gás carbônico e recebe oxigênio. A bomba do lado esquerdo recebe o sangue recentemente oxigenado nos pulmões através de duas veias do pulmão direito e duas do esquerdo.

28 CIRCULAÇÃO ATRAVÉS DO CORAÇÃO
Do átrio esquerdo o sangue passa para o ventrículo esquerdo e, deste, é impulsionado para a artéria aorta e desta para todo o corpo (circuito sistêmico). O lado direito e o lado esquerdo do coração trabalham em uníssono, ou seja, quando dos batimentos cardíacos, ambos os átrios se contraem, e em seguida, ambos os ventrículos. O período compreendido entre o fim de um batimento ao fim do batimento seguinte é denominado ciclo cardíaco.

29

30 Esquema da Grande e Pequena Circulação
*A grande circulação pode ser chamada também de circulação sistêmica *A pequena circulação também é conhecida como circulação pulmonar

31 Coração  órgãos  coração
Circulação Sistêmica Coração  órgãos  coração Circulação Pulmonar Coração  pulmões  coração

32 GRANDES VASOS DO CORAÇÃO
Atrio direito (sangue venoso) recebe sangue através das veias cava superior, inferior e o seio coronário. O Atrio direito envia o sangue para o ventrículo direito que o transfere para o tronco pulmonar: artérias pulmonares direita e esquerda. O sangue recebido pelos pulmões é oxigenado e devolvido ao coração por quatro veias pulmonares para daí encaminhá-lo ao atrio esquerdo que o remete para o ventrículo esquerdo e finalmente para a parte ascendente da aorta.

33 VASOS SANGUÍNEOS Após deixar o coração, o sangue entra no sistema vascular que está composto de numerosos vasos sangüíneos. Os vasos transportam o sangue para todas as partes do corpo, permitem a troca de nutrientes, produtos do metabolismo, hormônios e outras substâncias. O tamanho dos vasos e a espessura de suas paredes variam de acordo com a pressão do sangue em seu interior.

34 VASOS SANGUÍNEOS Os vasos denominados artérias levam o sangue para fora do coração. Resistem a grandes pressões internas, quando comparadas aos demais vasos sangüíneos. As artérias maiores se dividem em artérias menores, estas em arteríolas, e finalmente em capilares.

35 VASOS SANGUÍNEOS Com a progressiva transformação de artérias em capilares, há uma diminuição no diâmetro dos vasos, na espessura de suas paredes, na pressão em seu interior e na velocidade na qual o sangue os atravessa. Os capilares convergem para vasos muito pequenos denominados vênulas, que por sua vez confluem para formar vasos maiores denominados veias.

36 VASOS SANGUÍNEOS As grandes veias retornam o sangue para os átrios do coração. Após o sangue deixar os capilares, sua pressão continua a diminuir, sendo bem menor próximo ao átrio direito do coração (veia superior e inferior). A pressão venosa é sempre mais baixa que a pressão arterial, e as paredes das veias nunca são mais espessas que as das artérias de mesmo calibre.

37 Sistema Cardiovascular
Normalmente a circulação ocorre na seguinte ordem: artérias  capilares  veias. Sistemas porta venosos: Sistema porta venoso hepático: veia  rede de capilares  veia Sistema porta venoso hipotalâmico-hipofisiário: Sistema porta arterial: Sistema porta arterial renal: arteríola aferente rede de capilares  arteríola eferente

38 Estruturas anatômicas
dos vasos

39 Em todos os tipos de artérias as paredes estão divididas em três camadas:
Túnica intima: Células endoteliais e lâmina basal. Tecido conjuntivo frouxo sub-endotelial. Podem ter células musculares lisas. Túnica média: Células musculares lisas + fibras elásticas + proteoglicanas. Túnica adventícia: Tecido conjuntivo com macrófagos, fibroblastos, vasos sangüíneos e terminações nervosas.

40 ARTÉRIAS VEIAS

41

42

43

44 10 Mandamentos para um coração saudável
1- Diga não a obesidade e controle seu peso. 2- Consulte o seu médico periodicamente. 3- Avalie seus níveis tensionais com freqüência. 4- Diga não ao fumo e a álcool. 5- Controle a ingesta de sal. 6- Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes. 7- Escolha bem os alimentos. 8- Saiba se é diabético e se tem colesterol alto. 9- Evite o estresse. 10- Ame a vida e o seu coração.


Carregar ppt "SISTEMA CARDIOVSCULAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google