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MODULO 2 - Dimensionamento de Linhas de Ônibus

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Apresentação em tema: "MODULO 2 - Dimensionamento de Linhas de Ônibus"— Transcrição da apresentação:

1 MODULO 2 - Dimensionamento de Linhas de Ônibus
Prof. Helcio UNIP Engenharia

2 Visão Geral do Problema de Dimensionamento de Linhas de Ônibus
Caracterizar a Demanda; Especificar a Oferta; Estabelecer Tabela de Horários, em determinado nível de serviço (conforto), adequada às necessidades qualitativas e quantitativas da demanda, sujeita à restrições práticas; e Avaliar o desempenho Prof. Helcio UNIP Engenharia

3 Pesquisa de Catraca ou Operacional; e
DEMANDA = PASSAGEIROS Pesquisa de Catraca ou Operacional; e Pesquisa de Embarque e Desembarque (E/D) Prof. Helcio UNIP Engenharia

4 Pesquisa Operacional ou de Catraca
Prof. Helcio UNIP Engenharia

5 Resultado da Pesquisa Operacional
Prof. Helcio UNIP Engenharia

6 Pesquisa E/D Localização dos Pontos
Prof. Helcio UNIP Engenharia

7 Pesquisa E/D Prof. Helcio UNIP Engenharia

8 OFERTA Veículo: características nominais (velocidade, tempos de embarque/desembarque, capacidade) Itinerário: infra-estrutura viária (tipo e estado do pavimento, geometria e tráfego) Pontos de parada e terminais Esquema de operação e nível de serviço Tempos de operação (viagens, paradas, tempos de ciclo) Prof. Helcio UNIP Engenharia

9 NÍVEL DE SERVIÇO Prof. Helcio UNIP Engenharia

10 ANÁLISE DAS VIAGENS Prof. Helcio UNIP Engenharia

11 RESUMO DA OPERAÇÃO Prof. Helcio UNIP Engenharia

12 TABELA HORÁRIA Prof. Helcio UNIP Engenharia

13 CALCULO DA FROTA (1) CONCEITO DE TEMPO DE CICLO tempo de ciclo médio =
tempo de ciclo mínimo ou teórico +  tempo ( rendimento ) Prof. Helcio UNIP Engenharia

14 CÁLCULO DA FROTA (2) tempo de ciclo (tc)= tAB + tB + tBA + tA
A = bairro B = centro AB = ida BA = volta Prof. Helcio UNIP Engenharia

15 FROTA = tp/ip1 +(tc-tp)/ip2+...
CÁLCULO DA FROTA (3) 1 caso tempo de ciclo (tc)  período pico (tp) FROTA = tc/ip “ip” = intervalo entre partidas no período de pico 2 caso tempo de ciclo(tc)  período pico (tp) FROTA = tp/ip1 +(tc-tp)/ip2+... “ip1” é o intervalo no período pico 1 “ip2” é o intervalo no período adjacente ao período de pico Prof. Helcio UNIP Engenharia

16 AJUSTES PRÁTICOS E ECONÔMICOS (1)
Custo - estimativa da quantidade de recursos, em valores monetários, consumida na produção do transporte Custo/km - custo fixo anual / PMA + custo variável/km PMA = (produção quilométrica média diária x dias de trabalho por ano) / FROTA Prof. Helcio UNIP Engenharia

17 AJUSTES PRÁTICOS E ECONÔMICOS (2)
IPK = quantidade de passageiros transportados / produção quilométrica IPK x tarifa = custo por quilometro Prof. Helcio UNIP Engenharia

18 AJUSTES PRÁTICOS E ECONÔMICOS (3)
Convenção Coletiva – turnos Lanches , almoço e jantar Necessidades locais e específicas Banco de horas, treinamento, etc Prof. Helcio UNIP Engenharia


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