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CÓDIGO PADRÃO (N° DE ÔNIBUS) URBS – URBANIZAÇÃO DE CURITIBA

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Apresentação em tema: "CÓDIGO PADRÃO (N° DE ÔNIBUS) URBS – URBANIZAÇÃO DE CURITIBA"— Transcrição da apresentação:

1 CÓDIGO PADRÃO (N° DE ÔNIBUS) URBS – URBANIZAÇÃO DE CURITIBA
ADRIANA DE CAMPOS FERNANDO STECKLOW CABRAL NICOLLY MESSIAS VITTORAZZI REJANE APARECIDA CARDOSO DA SILVA ROSANGELA GONÇALVES DE ASSIS VAGNO PEREIRA SOUZA

2 INTRODUÇÃO Eficiência Inovação Qualidade

3 HISTÓRICO Em 1887 o primeiro bonde
Em 1912 começaram a circular os primeiros veículos elétricos. Em 1928, começaram a circular os primeiros ônibus. Em 1950 ocorre a primeira concorrência pública para exploração do serviço de transporte coletivo. Em 1951 também saíram de circulação os últimos bondes, dando lugar às auto-lotações.

4 Em 1980, surgem os ônibus articulados com capacidade 80% maior.
HISTÓRICO Em 1955 Plano Diretor de Transportes de Curitiba foi então considerado um dos mais perfeitos do mundo. Em 1974 foi implantado o Sistema de Ônibus Expresso. Em 1980 é criada a Rede Integrada de Transporte (RIT). Em 1980, surgem os ônibus articulados com capacidade 80% maior.

5 HISTÓRICO Em 1986, a URBS (Urbanização Curitiba S/A) assumiu o gerenciamento do sistema. Em 1991, a Volvo começou a desenvolver o primeiro ônibus Biarticulado brasileiro. Em 1996, a RIT passou a atender a Região Metropolitana. Hoje, 119 anos depois, 2 milhões de passageiros utilizam diariamente o Sistema Integrado de Transporte Coletivo.

6 HISTÓRICO Fonte: URBS

7 URBS Desenvolver obras de infra-estrutura Estudos e projetos
Criação URBS em 1963 Desenvolver obras de infra-estrutura Estudos e projetos Reinvestimento Gerenciamento e o planejamento operacional Gerenciamento do sistema de táxi

8 CORES Facilidade de visualização dos usuários. Padronização
Vermelha: Expresso Articulado/Biarticulado Verde: Interbairros Amarela: Convencional/Troncal Laranja: Alimentador Branca: Circular Centro/Interhospitais Azul: Transporte Especial (Deficientes físicos e/ou mentais) Cinza: Ligeirinho Oliva: Turismo

9 CÓDIGO EMPRESAS A Auto Viação Marechal 17 Expresso Azul
B Transporte Coletivo Glória 18 Auto Viação Sto Antonio C Auto Viação Nsa Sra da Luz 19 Empresa Araucária D Empresa Cristo Rei 20 Auto Viação São José dos Pinhais E Auto Viação Nsa Sra do Carmo G Viação Cidade Sorriso 21 Empresa de Ônibus São Braz H Auto Viação Redentor 22 Empresa Campo Largo J Auto Viação Agua Verde 23 Viação Colombo L Auto Viação Curitiba 24 Viação Antonina M Auto Viação Mercês 25 Viação Castelo Branco V Veículos emprestados entre empresas 26 Viação do Sul 27 Viação Graciosa X Veículos em teste 28 Viação Marumbi 15 Leblon Transporte de Passageiros 29 Viação Piraquara 30 Reunidas Transporte Coletivo 16 Auto Viação Tamandaré 31 Nobel Transporte Coletivo

10 CODIFICAÇÃO Biarticulado: D Microonibus: N Articulado: R
Alimentador: A Convencional: C Especial: S Ligeirinho: L Turismo: T Interbairros: B Veículo em teste: X Interhospitais: H Veículo com mais de 10 anos de uso: V

11 CODIFICAÇÃO Iniciado sempre pela codificação da empresa que presta o serviço (representada por letra). A segunda letra indica o tipo de serviço (também representado por letra) e o restante indica o número do veículo.

12 PREFIXO / NUMERAÇÃO DOS VEICULOS
Linhas Municipais de Curitiba não integradas e RIT B = Transporte Coletivo Glória A = Alimentador 110 = n° do ônibus Cor = Laranja - Alimentador

13 PREFIXO / NUMERAÇÃO DOS VEICULOS
Linhas Metropolitanas Integradas 18 = Auto Viação Santo Antonio C = Convencional 51 = n° do ônibus Cor = Amarelo - Convencional

14 PREFIXO / NUMERAÇÃO DOS VEICULOS
Linhas Metropolitanas não integradas 20 = Auto Viação São José dos Pinhais 163 = n° do ônibus

15 Ampla acessibilidade com o pagamento de uma única tarifa;
RIT – REDE INTEGRADA DE TRANSPORTES Integração com o uso do solo e sistema viário; Ampla acessibilidade com o pagamento de uma única tarifa; Prioridade do transporte coletivo sobre o individual; Terminais de integração fechados; 72 km de canaletas, vias ou faixas exclusivas; Integração dos 12 municípios da Região Metropolitana.

16 VANTAGENS Padronização Efetividade Qualidade Controle


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