A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA"— Transcrição da apresentação:

1 Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA
A força que o peso da camada de ar exerce sobre os corpos. BARÔMETRO – aparelho que mede a pressão atmosférica. A Pressão atmosférica atua em todas as direções. QUANTO MAIS ALTO – MENOR A PRESSÃO ATMOSFÉRICA – pois o peso da camada de ar é menor.

2 VENTO – O ar em movimento
O ar aquecido é mais leve que o qr frio, assim o ar quente sobe e deixa um espaço vazio que é ocupado pelo ar frio – Este ar em movimento forma os ventos.

3 BRISAS BRISA MARÍTMA – o vento sopra do mar para a terra; DIA
BRISA TERRESTRE – o vento sopra da terra para o mar; NOITE VENTOS ALÍSIOS – Ventos que sopram dos pólos para a linha do Equador.

4 - Ciência que estuda o tempo e suas variações.
METEOROLOGIA - Ciência que estuda o tempo e suas variações. TEMPO E CLIMA - Clima → Conjunto de condições climáticas mais constantes em uma região que se repete durante alguns anos. - Tempo → Condições climáticas em um dado momento do dia, de 2 dias ou uma semana.

5 NUVENS - Formação das nuvens: A água da superfície terrestre evapora e, na atmosfera, vai alcançando as camadas mais altas e frias. Ali, essas partículas são agrupadas e condensadas (vapor → líquido) em pequenas gotas de água ou cristais de gelo que, serem muito pequenos flutuam no ar formando as nuvens.

6 Tipos de nuvens: - Cirros: finas, brancas, formadas por cristais de gelo; - Cúmulos: Aspecto de flocos de algodão. Indicam bom tempo. - Estratos: Cinzas, semelhantes a um nevoeiro. - Nimbos: cinza-escuro. Sinal de mal tempo.

7 PRECIPITAÇÕES ATMOSFÉRICAS:
Surgem quando o ar está saturado de vapor d'água e não consegue absorver mais vapor. Pode ser na forma de chuva, granizo e neve. CHUVA: Ocorre quando inúmeras gotículas de água se juntam, formando as nuvens. Quando se tornam mais pesadas, caem. GRANIZO: As gotas de água atravessam uma camada de ar muito frio, solidificam-se e caem. NEVE: Os cristais de gelo das nuvem se unem em flocos e quando aumentam de tamanho e peso, caem.

8 INSTRUMENTOS METEOROLÓGICOS
Termômetro → Medir a temperatura Barômetro → Medir a pressão atmosférica Pressão alta → tempo bom Higrômetro → Mede a umidade do ar; Biruta → mostra a direção do vento Anemômetro → Mede a velocidade do vento Pluviometro → Mede a quantidade de água da chuva


Carregar ppt "Revisão Prova Mensal 6º Ano AB – 2º Bimestre PRESSÃO ATMOSFERICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google