A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro"— Transcrição da apresentação:

1 Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro
Disciplina E.M.R.C. Docente: José António Oliveira Ano Letivo 2011/2012 Ecologia e Valores Trabalho realizado por Alexandra Noronha N.º2, Ana Ramalho N.º5 e Inês Teixeira N.º10, 8.ºB.

2 Introdução No âmbito da disciplina de Educação Moral Religiosa Católica, o professor propôs-nos a realização de um trabalho sobre o tema “Ecologia e Valores”. Iremos falar sobre os problemas ambientais, regra dos 3 R ´s, ações incorretas no nosso local de habitação, etc.

3 Ecologia A Ecologia é a ciência que estuda as interações entre os organismos e seu ambiente, ou seja, é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das interações que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente. A palavra Ecologia tem origem no grego "oikos", que significa casa, e "logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou, de forma mais genérica, do lugar onde se vive.

4 Problemas Ambientais O nosso Planeta está rodeado de problemas, sendo eles: - Aquecimento global; - Poluição; - Buraco na camada do Ozono; - Chuvas Ácidas; - Desflorestação; - Desaparecimento da Biodiversidade.

5 Poluição da água Poluição do rio Paiva e do rio Arda:
Rio Arda, em Pedorido Rio Paiva A água é indispensável à vida. Por isso deve haver a preocupação de a preservar para evitar a sua contaminação…

6 Perto das nossas casas…
Junto à Escola E. B. 1 de Oliveira do Arda Ecopontos no Largo da Sª. Das Amoras

7 Perto das nossas casas…
Outra ação incorreta do Homem é a colocação de resíduos recicláveis no lixo indiferenciado:

8 Regra dos 3 R´s Reduzir, Reutilizar, Reciclar REDUZIR - Consiste em evitar a produção de resíduos. Como reduzir: Evitando consumos desnecessários, utilizando produtos em embalagens familiares ou sem embalagens excessivas, recorrendo a novos materiais, designs inovadores e tecnologias com maior respeito pelo ambiente.

9 Regra dos 3 R´s REUTILIZAR
- Consiste em utilizar um produto mais do que uma vez para o fim para o qual foi produzido ou para outro fim. Como reutilizar: Optando por embalagens com tara ou com recarga, aproveitando o verso das folhas para rascunho, preferindo pilhas recarregáveis, actualizando os processos produtivos e adoptando tecnologias mais limpas.

10 Regra dos 3 R´s RECICLAR - Consiste em recuperar os componentes dos resíduos para produzir novos produtos. Como reciclar: Colocar as embalagens vazias nos locais certos para a reciclagem, ou seja nos ecopontos.

11 Dever O bem-estar de toda a humanidade depende, em larga medida, da manutenção de um ambiente saudável, bem como da diversidade de plantas e animais. Proteger a beleza, a diversidade e a vitalidade da Terra é um dever de todas as pessoas.

12 Conclusão Todos os seres vivos partilham a ecosfera. Todos eles são, para os cristãos, fruto da criação. E o Homem tem o dever de preservar o todo criado, para partilhar com os outros seres humanos, seus contemporâneos e com as gerações do futuro. Com este trabalho aprendemos a dar mais valor às coisas belas existentes na Terra. Gostamos muito de realizar este trabalho.

13 Bibliografia Páginas Web: < > < ambientais/ >


Carregar ppt "Escola E.B 2/3 do Couto Mineiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google