A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A sociedade e a religião na colônia [...] No princípio eram principalmente índios e uns poucos brancarrões importados. Depois, principalmente negros, vindos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A sociedade e a religião na colônia [...] No princípio eram principalmente índios e uns poucos brancarrões importados. Depois, principalmente negros, vindos."— Transcrição da apresentação:

1 A sociedade e a religião na colônia [...] No princípio eram principalmente índios e uns poucos brancarrões importados. Depois, principalmente negros, vindos de longe, africanos. Mas logo, logo, veja só: eram multidões de mestiços, crioulos [...] Darcy Ribeiro.

2 A família colonial 1-) A família patriarcal: composta por um núcleo central, onde o chefe de família (o patriarca) possuía amplos poderes dominando a vida da esposa, dos filhos, dos netos, dos escravos, dos parentes próximos etc. 2-) A família nuclear: composta por um casal e seus descendentes diretos e, nesse tipo de família, não havia um poder de mando direto exercido pelo patriarca. 3-) O concubinato: união livre e informal de duas pessoas que passam a conviver e criam uma família.

3

4 Os escravos 1-) Domésticos: trabalhavam nas casas de seus proprietários servindo como cozinherias, cocheiros, carregadores etc. 2-) Eito: eram os que trabalhavam diretamente nas lavouras, nas minas, nas moendas etc. 3-) Ganho: trabalhavam com relativa autonomia de seus donos desempenhando funções de carregadores, prostitutas, barbeiros etc. 4-) Aluguel: eram alugados a terceiros para desempenhar as mais variadas funções.

5

6 Os quilombos Comunidades formadas por escravos fugitivos e libertos, índios, mestiços, pessoas pobres e marginalizadas na sociedade colonial. Um dos quilombos mais importante foi o de Palmares, liderado por Zumbi.

7 A religiosidade O catolicismo era a religião oficial da América Portuguesa, mas, na prática, co-existiram junto com ela religiões africanas e ameríndias, bem como os cristãos-novos ou judaizantes. Além disso, houve um grande sincretismo entre os elementos religiosos do catolicismo e dos cultos africanos e indígenas. Na tentativa de combater essas práticas, o Santo Ofício (Inquisição) esteve presente em solo brasileiro, principalmente no século XVIII.

8

9 Fontes: Slide 1: RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 2. ed. SP: Cia das Letras, p Slide 3: %20nuclear_thumb%5B2%5D.jpg

10 Fontes: Slide 5: vos-cortando-madeira.jpg Slide 6:

11 Fontes: Slide 8: k/yPXn4T9JRyA/s400/catolicismo.jpg B72TD3WRMjk/s320/sincretismo.jpg


Carregar ppt "A sociedade e a religião na colônia [...] No princípio eram principalmente índios e uns poucos brancarrões importados. Depois, principalmente negros, vindos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google