A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora de Biologia: Karina. Sistema ósseo O tecido ósseo possui um alto grau de rigidez e resistência à pressão. Por isso, suas principais funções.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora de Biologia: Karina. Sistema ósseo O tecido ósseo possui um alto grau de rigidez e resistência à pressão. Por isso, suas principais funções."— Transcrição da apresentação:

1 Professora de Biologia: Karina

2 Sistema ósseo O tecido ósseo possui um alto grau de rigidez e resistência à pressão. Por isso, suas principais funções estão relacionadas à proteção e à sustentação. Também funciona como alavanca e apoio para os músculos, aumentando a coordenação e a força do movimento proporcionado pela contração do tecido muscular. Os ossos ainda são grandes armazenadores de substâncias, sobretudo de íons de cálcio e fosfato. Com o envelhecimento, tecido adiposo também vai se acumulando dentro dos ossos longos, substituindo a medula vermelha que ali existia previamente.

3 Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Determinados ossos ainda possuem medula amarela (ou tutano). Essa medula é constituída principalmente por células adiposas, que acumulam gorduras como material de reserva. No interior de alguns ossos (como o crânio, coluna, bacia, esterno, costelas e as cabeças dos ossos do braço e coxa), há cavidades preenchidas por um tecido macio, a medula óssea vermelha, onde são produzidas as células do sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas.

4 Número de Ossos do Corpo Humano: É clássico admitir o número de 206 ossos. Cabeça = 22 Crânio = 08 Face = 14 Pescoço = 8 Tórax = costelas 12 vértebras 1 esterno Abdômen = 7 5 vértebras lombares 1 sacro 1 cóccix Membro Superior = 32 Cintura Escapular = 2 Braço = 1 Antebraço = 2 Mão = 27 Membro Inferior = 31 Cintura Pélvica = 1 Coxa = 1 Joelho = 1 Perna = 2 Pé = 26 Ossículos do Ouvido Médio = 3

5 Divisão do Esqueleto Esqueleto Axial - Composta pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco. Esqueleto Apendicular - Composta pelos membros superiores e inferiores.

6 Nosso esqueleto

7 CRÂNIO

8 Membros superiores

9

10 Cintura pélvica e membros inferiores

11

12 Junta é o local de junção entre dois ou mais ossos. Algumas juntas, como as do crânio, são fixas; nelas os ossos estão firmemente unidos entre si. Em outras juntas, denominadas articulações, os ossos são móveis e permitem ao esqueleto realizar movimentos. Ligamentos Os ossos de uma articulação mantêm-se no lugar por meio dos ligamentos, cordões resistentes constituídos por tecido conjuntivo fibroso. Os ligamentos estão firmemente unidos às membranas que revestem os ossos.

13 Classificação dos ossos Os ossos são classificados de acordo com a sua forma em: A - Longos: têm duas extremidades ou epífises; o corpo do osso é a diáfise; entre a diáfise e cada epífise fica a metáfise. A diáfise é formada por tecido ósseo compacto, enquanto a epífise e a metáfise, por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: fêmur, úmero. tecido ósseo compactotecido ósseo esponjoso

14

15 B- Curtos: têm as três extremidades praticamente equivalentes e são encontrados nas mãos e nos pés. São constituídos por tecido ósseo esponjoso. Exemplos: calcâneo, tarsos, carpos. C - Planos ou Chatos: são formados por duas camadas de tecido ósseo compacto, tendo entre elas uma camada de tecido ósseo esponjoso e de medula óssea Exemplos: esterno, ossos do crânio, ossos da bacia, escápula.

16 Posições de prevenção de problemas na coluna: Errado Certo Certo Errado

17 Certo

18 Principais problemas da coluna vertebral Cifose: é também um desvio da coluna, mais facilmente percebido quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para a frente; Lordose: desvio da coluna característico na região da bacia, causando uma curvatura exagerada no local; Hérnia do disco intervertebral: a parte mais central do disco, que se localiza entre as vértebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muito fortes e até mesmo paralisação dos movimentos; Artrose: conhecida como bico-de-papagaio, é causada pelo atrito entre as vértebras. Depois de algum tempo, surge uma espécie de calcificação, que pode comprimir alguns vasos sangüíneos ou nervos. Escoliose: a coluna se desvia para o lado, passando a apresentar uma deformidade; surge por causa da má postura, ao se usar por tempo prolongado um só lado do corpo.

19 Lordose Cifose

20 Escoliose

21 1 Calcanhares rachados: Antes de dormir, passe vaselina ou óleo para bebês nas plantas dos pés e nos calcanhares. Coloque meias grossas. Eles amanhecerão bem macios. 2 Pele morta: Dissolva duas colheres (sopa) de sal de Epson (sulfato de magnésio) em meio litro de água quente e deixe os pés de molho por 10 minutos. Depois passe uma pedra-pomes ou uma lixa, com muito cuidado, para não se machucar depois de eliminar as células mortas. 3 Calosidades: Faça o mesmo procedimento usado para eliminar as células mortas e utilize um creme hidratante para os pés, diariamente. Para evitar que surjam novas calosidades, use sapatos confortáveis, nem muito apertados nem muito frouxos. 4 Cutículas ressecadas: Deixe os pés de molho em uma bacia com água morna e sabonete suave para amolecer a pele endurecida e as cutículas das unhas. Passe um creme esfoliante e com um pauzinho de laranjeira ou uma espátula empurre as cutículas para trás e corte apenas o excesso, tomando cuidado para não se machucar.

22 5 Unhas grossas e sem cor: Lixe a camada superior da unha com uma lixa grossa e depois com uma lixa fina. Se os sintomas persistirem, é sinal de que o problema pode ser causado por fungos e será melhor consultar um especialista. 6 Mau-cheiro nos pés: Beba muita água e evite comidas muito picantes, já que este problema em geral está relacionado com a alimentação. Coloque diariamente um talco desodorante, em creme, loção ou spray. Utilize calçados de material natural que permitam a transpiração, como o couro, e evite as meias de náilon. 7 Pés doloridos: Para eliminar toxinas e ativar a circulação, realize massagens pressionando os pontos doloridos. Para evitar dores, principalmente nos calcanhares, escolha sapatos de salto largo e use palmilhas macias. 8 Pé de atleta: Você pode pegar micoses ao caminhar descalço pela borda da piscina ou em vestiários, devido a uma excessiva transpiração ou ao compartilhar toalhas. Para evitá-las ou livrar-se delas, depois de tomar banho seque bem os pés, principalmente entre os dedos, e passe fungicida ou bicarbonato de sódio.

23

24 Músculos

25 O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.

26 Funções: Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr. b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar. c) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco. d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração. e) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal. Existem cerca de 600 músculos no corpo humano; juntos eles representam de 40 a 50% do peso total de uma pessoa.

27 Características do tecido muscular Excitabilidade; Contratibilidade; Extensibilidade; Elasticidade.

28 Músculo liso: o músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sanguíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos.As células musculares lisas são uninucleadas. Músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto. A célula muscular estriada chamada fibra muscular, possui inúmeros núcleos Músculo cardíaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco carece de controle voluntário. Suas células são uninucleadas.

29 A fadiga muscular Quando uma pessoa realiza um esforço muscular muito intenso, é comum ela ficar cansada e sentir dores na região muscular mais solicitada. É a fadiga muscular, que ocorre por causa do acúmulo de ácido lático no músculo. Em situação de intensa atividade muscular, os músculos estriados esqueléticos necessitam de muita energia. Essa energia é obtida pela queima de alimento com o uso de gás oxigênio. Mas, nesse caso, parte da energia necessária para a atividade muscular é obtida também por um tipo de fermentação, um mecanismo de queima de alimento sem utilização gás oxigênio. A fermentação que ocorre no músculo é chamada fermentação láctica, pois gera ácido láctico como produto final.

30 Após um período de repouso, o ácido láctico presente no músculo da pessoa é queimado, e as dores musculares desaparecem.

31 Sites consultados: 08/11 – 18:00 musc.htm musc.htm d= d= uscular.php uscular.php

32 Mensagem: Esqueça Esqueça os dias de nuvens escuras... Mas lembre-se das horas passadas ao sol. Esqueça as vezes em que você foi derrotado... Mas lembre-se das suas conquistas e vitórias. Esqueça os erros que já não podem ser corrigidos... Mas lembre-se das lições que você aprendeu. Esqueça as infelicidades que você enfrentou... Mas lembre-se de quando a felicidade voltou. Esqueça os dias solitários que você atravessou... Mas lembre-se dos sorrisos amáveis que encontrou... Esqueça os planos que não deram certo... Mas lembre-se de SEMPRE TER UM SONHO... Autor desconhecido


Carregar ppt "Professora de Biologia: Karina. Sistema ósseo O tecido ósseo possui um alto grau de rigidez e resistência à pressão. Por isso, suas principais funções."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google