A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O conhecimento científico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O conhecimento científico"— Transcrição da apresentação:

1 O conhecimento científico
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Ms. Mauro Guterres Barbosa O conhecimento científico

2 O histórico do método científico

3 O conhecimento e seus níveis
Conhecimento empírico Conhecimento científico Conhecimento filosófico Conhecimento teológico

4 O conhecimento empírico
É um conjunto de saberes apreendidos de maneira informal ou não-formal por meio das práticas e das experiências vividas. Pode possuir variados graus de certeza Permite a teorização e a conceituação, mas não deve ser utilizado para atribuir caráter de verdade à pesquisa. Serve, na maioria das vezes, como ponto de partida para a pesquisa científica.

5 O conhecimento científico
Distingue-se de outras formas de conhecimento por buscar as causas e as leis em seu campo de estudo, que compreende os objetos, os fatos, os processos e os fenômenos. Busca a verdade por meio da aplicação de métodos e técnicas que proporcionem controle, sistematização, verificação e replicação.

6 O conhecimento filosófico
Distingue-se do método científico pelo objeto de estudo e pelo método que utiliza. Ocupa-se das realidades abstratas, que são imperceptíveis aos sentidos e não podem ser submetidas ao crivo das experiências. A curiosidade gera interrogações; estas geram reflexões que podem ou não levar a conclusões, mas que permitem formar opiniões.

7 O conhecimento teológico
Tem como objeto de estudo o mistério, aquilo que é oculto. Aquele que manifesta o oculto é o revelador; ele pode ser uma entidade supranatural ou uma figura de autoridade. A fé é teológica quando o revelador é Deus; a fé é humana quando o revelador é um homem ou uma mulher.

8 O trinômio Verdade: resultado do desvelamento do ser e da essência das coisas. Evidência: manifestação clara e transparente do ser e da essência das coisas. Certeza: estado de espírito que consiste na adesão a uma verdade.

9 A formação da postura científica
Características da postura científica: crítica, objetiva e racional. Qualidades da postura científica: honestidade, imparcialidade e liberdade intelectual. Importância da postura científica: credibilidade, verificabilidade dos procedimentos e capacidade de replicar os resultados.

10 Conceitos, leis, teorias e doutrinas

11 Conceitos São construções lógicas elaboradas a partir de um determinado sistema de referências. Para ter validade científica, precisam ser operacionais, isto é, precisam ser experimentados por diferentes pesquisadores para que as hipóteses e teorias explicativas sejam confirmadas ou rejeitadas. São a pedra angular para a construção de teorias, assim como as células o são para a existência dos corpos.

12 Leis São as relações constantes e necessárias que derivam da natureza das coisas. As leis abordadas pela metodologia científica são as leis científicas, que presidem as relações de causa e efeito nos objetos, fatos, processos e fenômenos, e não as leis humanas, divinas ou de outras ordens. Sempre que um objeto, fato, processo ou fenômeno se enquadra em uma lei, ele se comporta conforme o estabelecido por ela.

13 Teorias São formuladas depois de uma lei ser descoberta e de os conceitos serem testados; são usadas para a interpretação e a explicação dos objetos, fatos, processos e fenômenos estudados. Conferem organicidade e unidade ao saber científico. Refletem sempre o estado da arte em determinado momento, e não a verdade propriamente dita.

14 Doutrinas São um corpus de conhecimentos de natureza ética. Elas não se limitam a explicar os fatos, processos e fenômenos e articulam uma determinada corrente de pensamento. Propõem diretrizes para a ação. Por representar interesses de classes, culturas ou corporações, preconizam certas coisas e proíbem outras.


Carregar ppt "O conhecimento científico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google