A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,"— Transcrição da apresentação:

1

2 De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade , e então, iniciarmos a construção do desenvolvimento sustentável, garantindo qualidade de vida a atual e futuras gerações

3 SUSTENTABILIDADE Modelo de desenvolvimento econômico, político, social, cultural e ambiental equilibrado, que satisfaça as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazer suas próprias necessidades.

4 SUSTENTABILIDADE Conceito que começa a se formar e difundir junto com o questionamento do estilo de desenvolvimento adotado: Ecologicamente predatório Socialmente perverso Politicamente injusto com concentração e abuso de poder Culturalmente alienado E eticamente censurável no respeito aos direitos humanos e aos das demais espécies

5 GOVERNANÇA Ato de governar(-se).
Conjunto das melhores práticas utilizadas para garantir que os gestores corretos estão tomando as decisões certas sobre as diversas questões. Maneiras pelas quais os indivíduos e as instituições, públicas e privadas, administram seus problemas comuns.

6 SUSTENTABILIDADE + GOVERNANÇA = PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO

7 PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
A sociedade civil organizada orientada para planejar, zelar pelo melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido.

8 AGENDA 21 A mais abrangente tentativa de orientar nosso mundo para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI. Documento com 40 capítulos, para o qual contribuíram, durante 2 anos, governos e instituições da sociedade civil de 179 países. Processo que culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, A ECO-92.

9 AGENDA 21 Global Nacional Estadual Regional Municipal A mais abrangente tentativa já realizada de orientar a humanidade e suas comunidades para um novo padrão de desenvolvimento para o século XXI.

10 AGENDA 21 - PILARES BÁSICOS
Dimensões Sociais e Econômicas Políticas internacionais para o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento; Estratégias de combate à pobreza e à miséria; Mudanças necessárias nos padrões de consumo, Inter-relações entre sustentabilidade e dinâmica demográfica, Promoção da saúde pública; Melhoria da qualidade dos assentamentos humanos.

11 AGENDA 21 - PILARES BÁSICOS
Conservação e Gestão dos Recursos Naturais Proteção da atmosfera e viabilização da transição energética; A importância do manejo integrado do solo, da gestão eco-compatível e proteção dos recursos do mar e da água doce; A relevância do combate ao desmatamento, à desertificação e à proteção aos frágeis ecossistemas de montanhas; As interfaces entre diversidade biológica e a proteção e promoção de alguns dos segmentos sociais mais relevantes;

12 AGENDA 21 - PILARES BÁSICOS
Fortalecimento dos Principais grupos da Sociedade Melhoria dos níveis de educação da mulher bem como sua participação, em condições de igualdade, em todas as atividades relativas ao desenvolvimento e à gestão ambiental; Medidas de proteção e promoção à juventude e aos povos indígenas, às ONG's, aos trabalhadores e sindicatos, à comunidade científica e tecnológica, aos agricultores e ao comércio e a indústria.

13 AGENDA 21 - PILARES BÁSICOS
Meios de Implementação Promover a educação, a conscientização e o treinamento do público e dos atores, sustentáculos do processo Estabelecer e fortalecer mecanismos para converter as avaliações científicas e sócio-econômicas em informação adequada para o planejamento, para a informação pública e para o processo de tomada de decisões

14 SER VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA
A ESSÊNCIA DA AGENDA 21 SER VERDADEIRAMENTE DEMOCRÁTICA Tem como princípio o envolvimento de todos os atores locais em todo o seu processo de implantação. A participação do Poder Público é fundamental, mas a elaboração da Agenda 21 é do município e não do governo que está instalado naquele momento. A elaboração da Agenda 21 deve buscar até mesmo os setores que fazem oposição ao governo naquele determinado momento em que ela está sendo implementada.

15 VALORIZAR O LOCAL COM VISÃO GLOBAL
A ESSÊNCIA DA AGENDA 21 VALORIZAR O LOCAL COM VISÃO GLOBAL Na primeira fase ocorre o esclarecimento sobre “O que é a Agenda 21”. A seguir, começa a escolha dos temas locais que devem ser debatidos na região ou no município.

16 SER INSPIRADORA E ARREBATADORA
A ESSÊNCIA DA AGENDA 21 SER INSPIRADORA E ARREBATADORA A questão principal não é se sabemos ou não, quais os principal problemas a serem combatidos; Em essência, devemos trabalhar para envolver o conjunto da população, fazê-la acreditar em alguma coisa, pois de maneira geral, as pessoas não têm dado muito crédito às instituições, sejam elas públicas ou privadas.


Carregar ppt "De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google