A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Rodoviário.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Rodoviário."— Transcrição da apresentação:

1 Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Rodoviário.
IMT

2 Metodologia “Revised 1996 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories” “Good Practice Guidance and Uncertainty Management in National Greenhouse Gas Inventories” “2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories”, pois trata da questão dos biocombustíveis.

3 Metodologia CO2: Tier 2 CH4 e N2O: Tier 3 CO, NOx e NMVOC: MMA, 2010 3

4 Metodologia Variáveis utilizadas: Frota de veículos circulantes;
Km anual percorrida ajustada de acordo com consumo de combustível no Estado de São Paulo; Fatores de Emissão (FE) específicos; Tipo de tecnologia de controle de poluição; Tipo de veículo; Combustível utilizado. 4

5 Comerciais Leves Ciclo Otto
Gasolina C Álcool Hidratado Automóveis Flex Fuel Gasolina C Comerciais Leves Ciclo Otto Álcool Hidratado Flex Fuel Motocicletas Gasolina C Estimativa Comerciais Leves Ciclo Diesel Urbano Ônibus Rodoviário Leve Caminhões Médio Pesado

6 Biocombustíveis Álcool Anidro; Álcool Hidratado; Biodiesel início em 2008, sendo que 2,5% do diesel deve ser biodiesel. GNV: Estimativa calculada pelo “Tier 1” – falta de dados mais detalhados. Emissão de CO2 destes combustíveis foi calculada, porém será reportada apenas como informação, não sendo contabilizada na emissão total.

7 Resultados Emissão de CO2 (106 t) Emissão de CO2 (106 t)

8 Veículos leves são fabricados com catalisador
Emissão de CH4 (t) Emissão de N2O (t)

9 Emissão de CO (t) Emissão de NOX (t)

10 Conclusões O diesel e a gasolina C são responsáveis pela maior parte das emissões dos gases de efeito estufa, o que já era de se esperar devido ao consumo destes combustíveis serem maiores. Os automóveis são responsáveis por 35% das emissões de dióxido de carbono, 77% das emissões de metano, 56% das emissões de óxido nitroso, 82% das emissões de monóxido de carbono, 22% das emissões de óxidos de nitrogênio e 81% das emissões de NMVOC. Apesar de as emissões de metano e monóxido de carbono dos caminhões e ônibus serem muito pequenas se comparadas às emissões dos automóveis, as emissões de dióxido de carbono e óxidos de nitrogênio são bastante representativas, correspondendo a aproximadamente 57% e 72% das emissões, em massa, respectivamente.

11 Verificou-se que as emissões de óxidos de nitrogênio começaram a diminuir a partir de meados de 1997. De 1990 a 2008 houve redução das emissões de metano de aproximadamente 47%, em massa, e 77% das emissões de monóxido de carbono, em massa Analisando-se o Potencial de Aquecimento Global – GWP, o dióxido de carbono é o principal gás de efeito estufa sendo responsável por aproximadamente 96,6% das emissões; o óxido nitroso, apesar ter equivalência de 310 vezes o GWP do dióxido de carbono, representa pouco mais de 2,1% das emissões em CO2 equivalente e o metano, que corresponde a 21 vezes o GWP do dióxido de carbono, representou aproximadamente apenas 1,2% das emissões em CO2 equivalente.


Carregar ppt "Estimativa de Emissão de GEE do Setor de Transporte Rodoviário."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google