A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas

2 Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal. Um dos objetivos do PES: “Incentivar a implementação de ações de eficiência energética nas edificações públicas”

3 Motivação O Ministério de Minas e Energia, no sentido de prover ferramentas para auxiliar os gestores públicos a implementar as referidas ações de eficiência energética, está lançando o “Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas”.

4 Objetivo Objetivo do guia: orientar os gestores de cada ministério na elaboração de editais para a realização de diagnósticos energéticos e para a implantação de medidas de eficiência propostas nesses diagnósticos. O guia fornece informações e sugestões de procedimentos técnicos visando a viabilizar o uso eficiente da energia elétrica no conjunto de edificações que compõem a Esplanada dos Ministérios, além de sugestões para elaboração de editais.

5 Conteúdo O guia tem três partes e um anexo, cujos públicos-alvo são os seguintes: As partes I, II e o anexo destinam-se aos gestores responsáveis pela área de manutenção predial de cada edificação (assume-se que tais gestores também são responsáveis pela gestão do consumo de energia elétrica); A parte III destina-se aos gestores responsáveis pela elaboração dos editais para contratação dos serviços necessários para as ações de eficiência energética da edificação.

6 Parte I – Aspectos do uso da energia em edificações da Esplanada dos Ministérios
Para permitir que o gestor tenha uma noção geral de como se encontra a edificação sob sua administração, foram realizadas visitas a quatro edificações em diferentes estágios de conservação e modernização, no que se refere ao uso da energia elétrica e às instalações prediais. As características dos prédios levantadas nas visitas (construtivas, da envoltória da edificação, operacional, perfis de ocupação etc.), confirmaram que há diferenças significativas na eficiência do uso da energia elétrica. Portanto, há espaço para a implementação de melhorias visando à redução do consumo.

7 Parte II – Noções gerais de eficiência energética em edificações e seus sistemas
Conceitos básicos da eficiência energética de cada um dos sistemas da edificação, incluindo: ar-condicionado; iluminação; envoltória e aspectos construtivos; aquecimento solar de água para prédios públicos transporte vertical (elevadores); sistema de supervisão, controle e aquisição de dados.

8 Parte II – Noções gerais de eficiência energética em edificações e seus sistemas
Adicionalmente, são abordados ainda os seguintes aspectos: a rede de distribuição interna de energia; a contratação de fornecimento de energia elétrica; o plano de medição e verificação, de acordo com o Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance.

9 Parte III – Procedimentos para Contratações
O objetivo desta parte é dar sugestões aos gestores responsáveis pela elaboração dos editais para contratação dos serviços necessários para as ações de eficiência energética na edificação: Diagnóstico energético; Elaboração de projeto básico; Elaboração do projeto executivo; Execução das obras; Fiscalização e acompanhamento dos resultados.

10 Anexo Contém uma simulação do desempenho energético do prédio do Ministério de Minas e Energia (MME), visando a avaliar, do ponto de vista técnico e econômico, a possibilidade de transformá-lo num edifício de consumo de energia igual a zero (ZEB – zero energy building), caso fosse feito um trabalho de revitalização usando as tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado. Os resultados das simulações e das avaliações técnico-econômicas fazem parte do Anexo.

11 Navegação no guia O guia foi elaborado totalmente em formato eletrônico, o mais abrangente possível, de forma a minimizar a necessidade de consultas a outras fontes. O guia pode ser baixado do sítio do MME em 02 formatos, a saber: Formato compacto que pode ser baixado por meio do link efic energ edif publ_v1.0.pdf com 7MB. Nesse formato os hyperlinks contidos no guia fazem referência aos documentos hospedados no sitio do MME. Formato completo por meio do link com 503MB, nesse formato além do guia, todo material disponibilizado pelo Procel, legislação pertinente etc. Pode ser acessado por meio de hyperlinks contidos no guia referenciando a pasta doc que deverá ser salva na unidade de preferência do usuário após a extração do arquivo guia.zip. Os slides a seguir ilustram como é feita a navegação no guia.

12 Ao abrir o arquivo do guia, aparecerá a tela acima, que mostra a sua capa.

13 Para se ter acesso aos marcadores (descrição dos itens e subitens do guia) e ter acesso ao seu conteúdo, deve-se “clicar” no ícone indicado pela seta de cor branca.

14 Com os marcadores exibidos, é possível ter acesso aos diversos itens e subitens do guia, “clicando-se” nas descrições, conforme mostrado no próximo slide.

15 O marcador com preenchimento na cor azul dá acesso ao item 1 da Parte II do guia.
Observa-se, nessa página, que existem hyperlinks. Ao se posicionar o cursor sobre o hyperlink (Manual de Tarifação de Energia Elétrica), este tomará forma de mão.

16 A imagem acima apresenta o documento que foi aberto, em outra tela.

17 FIM


Carregar ppt "Motivação Projeto Esplanada Sustentável (PES), que tem por objetivo principal a promoção da sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google