A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno: Luciano Sabença Flaeschen

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno: Luciano Sabença Flaeschen"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA Setor de serviços em Diadema com ênfase nos serviços intensivos em tecnologia
Aluno: Luciano Sabença Flaeschen Orientador Prof.: Vladimir Sipriano Camillo 2010

2 Introdução Objetivo Metodologia
O tema do trabalho em questão é a Importância do Setor de Serviços na Economia da Cidade de Diadema, com ênfase nos serviços intensivos em tecnologia, procuramos a partir de então, definir as características e tipologias dos serviços de uma maneira genérica, a fim de tentarmos compreender a dinâmica e a estrutura do setor de serviços. Tudo baseado na estrutura heterogênea do setor que possui uma gama variada de atividades econômicas, de diferentes características de produto e/ou processo, bem como de organização de mercado. Objetivo O objetivo específico dessa pesquisa é analisar algumas das principais características do setor de serviços da cidade de Diadema, principalmente dos serviços intensivos em tecnologia. Para atingir o objetivo proposto, a pesquisa foi dividida em duas grandes partes. Na primeira será construída uma parte teórica e na segunda uma análise dos dados. Metodologia 1 – Teórica Leitura do livro Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, que ressalta a importância do tema inovação e também da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista de 2001, que mostra a forte predominância da Região Metropolitana de São Paulo, no que tange as atividades de serviços. 2 – Empírica Dados extraídos da Pesquisa da Atividade Econômica Paulista de 2001 (Paep), que mostra a grande importância do setor de serviços na medição da produtividade, analisando para isto as variáveis valor adicionado ,emprego e produtividade. A técnica estatística que será utilizada no tratamento dos dados é a análise de cluster.

3 Resultados No presente trabalho identificou-se a importância do setor de serviços quanto a capacidade na criação de firmas e empregos no Brasil. Podemos observar, conforme dados da Pesquisa Industrial Anual (PAS), da Pesquisa Anual do Comércio (PAC) e da Pesquisa Anual de Serviços (PAS) do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), com relação ao número de empresas no ano de 1999, no ano de 2003 temos na Indústria um crescimento de 18%, no Comércio um crescimento de 31%, e no mesmo período em Serviços temos crescimento de 42%. Utilizando o mesmo período podemos analisar o crescimento no número de pessoal ocupado, onde na Indústria no crescimento de 19%, no Comércio de 25% e mais uma vez em Serviços temos o maior crescimento, um crescimento de 28%. Na análise dos dados da PAEP – Pesquisa da Atividade Econômica Paulista, no que tange as atividades de serviços, mostra a forte predominância da Região Metropolitana de São Paulo, respondendo por 70,8% do valor adicionado Estadual e 62,3% do pessoal ocupado. A importância da Região Metropolitana de São Paulo decorre das articulações existentes entre o setor de serviços e a centralidade política, demográfica, social e industrial de seu núcleo econômico principal, a cidade de São Paulo, que representa 42,4% do emprego e mais da metade de todo valor agregado gerado no Estado de São Paulo (52,7%). Voltando a atenção para a Região do ABC, compreendida pelos municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, verifica-se que a região representa 5,8% do valor agregado, 5,3% da receita líquida, 7,1% do pessoal ocupado e com 6% das unidades locais. Partindo para uma análise mais detalhada da Região do ABC, segundo dados da PAEP 2001, com relação às atividades do setor de serviços com maior relevância no que tange os itens unidades locais, pessoal ocupado, receita líquida e valor adicionado, pode-se considerar algumas características com grande relevância. Porém, tem-se que considerar que dentro da base de dados analisada, está incluído o setor de comércio, É interessante observar que, quando volta-se a comparar o setor de serviços com o de comércio no Grande ABC, apesar do segundo apresentar praticamente metade da quantidade de unidades locais e metade da receita líquida, representa apenas 9,6% do valor adicionado, ficando o setor de serviços com 90,4% do montante.

4 Conclusão Diante dos pontos desenvolvidos nota-se que o setor de serviços no Brasil e principalmente no Estado de São Paulo é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da região e do país como um todo. Para tanto podemos identificar a grande importância da Região do Grande ABC, no que diz respeito às atividades de serviços quanto ao valor adicionado e pessoal ocupado, nos dando assim noção da grande produtividade do setor na região. Daí a importância de verificarmos o quanto Diadema representa para a região em termos de produtividade do setor de serviços e tentarmos verificar a importância de uma possível mudança estrutural em Diadema através da identificação dos serviços inovadores e intensivos em tecnologia. Podemos identificar também que para a classificação dos setores de serviços existem várias tipologias. A mais utilizada pela maior parte dos países é a Standard Industrial Classification (Isic), onde categoriza os serviços em distributivos, sem fins lucrativos, às empresas e ao consumidor. A PAS – Pesquisa Anual de Serviços – onde se restringe às empresas com fins lucrativos, classifica os serviços em: prestados às famílias; prestados às empresas; de informação; transportes, serviços auxiliares e correios; atividades imobiliárias e aluguel de veículos, máquinas e equipamentos; outros serviços. A PAEP – Pesquisa da Atividade Econômica Paulista – buscando a plena integração com o Sistema Estatístico Nacional – SEM, procurou maximizar a comparabilidade com as pesquisa econômicas produzidas por outras fontes, para tanto e na tentativa de assegurar uma maior homogeneidade entre os vários segmentos estudados, adotou a Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE da Comissão Nacional de Classificação. Finalmente para detalhar a análise de alguns segmentos mais relevantes do ponto de vista econômico e dos processos de reestruturação produtiva do Estado de São Paulo, estabeleceu-se uma agregação espacial, denominada Caepaep (Classificação de Atividade Econômica Específica da PAEP). Portanto, sua classificação para as atividades pesquisadas no setor de serviços é muito ampla, motivo pelo qual detalho, apenas as atividades, segundo a descrição Caepaep, que são ServiçoS de Agricultura, Serviços Técnicos às empresas, P&D, Atividades Imobiliárias, Serviços Auxiliares às Empresas, Transporte, Telecomunicações, Correio, Atividade de Informática, Serviços Pessoais, Atividade Lazer/Cultura, Alojamento, Alimentação, Saúde, Educação Formal, Educação Não-formal, Atividades Assistenciais e Coletivas, Energia, Gás e Água, Limpeza Urbana/Esgoto, Intermediários do Comércio e por fim, Manutenção e Reparação. Deixo para uma análise mais detalhada as respectivas segundo a descrição CNAE..

5 Referências Bibliográficas:
DOMINGUES, Edson Paulo; RUIZ, Ricardo Machado; MORO, Sueli; LEMOS, Mauro Borges. Organização Territorial dos Serviços no Brasil: Polarização com Frágil Dispersão, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 6 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. FREIRE, Carlos Torres. Um Estudo Sobre os Serviços Intensivos em Conhecimento no Brasil, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 4 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. FUNDAÇÃO SISTEMA ESTADUAL DE ANÁLISE DE DADOS – SEADE, Pesquisa da Atividade Econômica Paulista – Paep. São Paulo Disponível em: < INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE, Pesquisa Anual de Serviços – PAS, Pesq. anual Serv., Rio de Janeiro, v. 9, p.1-203, Disponível em: default.shtm. KUBOTA, Luis Claudio. A Inovação Tecnológica das Firmas de Serviços no Brasil, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 2 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. _____________________ A Exportação de SOFTWARE na PAEP 2001, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 9 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. MEIRELLES, Dimária Silva e. Características das Firmas e dos Setores de Serviço, Segundo o Processo de Trabalho, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 10 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. MESSA SILVA, Alexandre; DE NEGRI, João Alberto; KUBOTA, Luis Claudio. Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 1 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. ______________ Estrutura Dinâmica da Produtividade do Setor de Serviços no Brasil: Uma Abordagem Microeconômica, in: Estrutura e Dinâmica do Setor de Serviços no Brasil, Cap. 3 – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, Brasília, 2006. PROCHNIK, Victor; FREITAS Fernando; ESTEVES, Luiz. Emprego e Salários na Evolução Recente do Setor de Serviços de Telecomunicações Brasileiro, in: Estrutura e


Carregar ppt "Aluno: Luciano Sabença Flaeschen"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google