A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEITEC - Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia Universidade Federal de Santa Catarina Aprendizagem por interação: Pequenas empresas em sistemas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEITEC - Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia Universidade Federal de Santa Catarina Aprendizagem por interação: Pequenas empresas em sistemas."— Transcrição da apresentação:

1 NEITEC - Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia Universidade Federal de Santa Catarina Aprendizagem por interação: Pequenas empresas em sistemas produtivos e inovativos locais Renato Ramos Campos Silvio Antônio Ferraz Cário José Antônio Nicolau Geraldo Teixeira Vargas

2 Objetivo Análise dos processos de aprendizagem interativa em pequenas empresas inseridas em sistemas locais de inovação com formas de governance difusas

3 Dinâmica da produção e da inovação Condicionantes Padrões básicos de aprendizagem Uso dos recursos e competências locais Formas de governance no SPIL Formas de aprendizagem nas pequenas empresas

4 Têxtil-vestuário do Vale do Itajaí Ilustração com casos empíricos em Santa Catarina Móveis de São Bento do Sul Software de Joinville

5 Principais elementos considerados nas diversas tipologias de aglomerações industriais (a) Formas de governance (b) Tamanho das firmas e suas diferenças de competências (c) Especialização e complementaridade, (d) Natureza e amplitude das interações entre os agentes, (e) Origem e trajetória do sistema, (f) Capacidade para a inovação no interior do sistema, (g) As fronteiras dos sistemas combinam as dimensões espacial e setorial

6 A configuração de sistemas produtivos e inovativos locais e efeitos sobre os processos de aprendizagem (a) maior variedade no tamanho das empresas, mais difícil o estabelecimento de relações estáveis; (b) maior diferença nas competências, mais difícil a possibilidade de interação; (c) maior quantidade de especializações e de complementaridades, maiores as possibilidades de interações em processos de aprendizagem; (d) maiores estímulos para os processos inovativos, maiores os estímulos para os processos de aprendizagem;

7 A configuração de sistemas produtivos e inovativos locais e efeitos sobre os processos de aprendizagem (e) mais complexo o conteúdo dos fluxos de informação, mais difíceis as interações para os processos de aprendizagem; (f) mais homogêneos os valores culturais, maior a possibilidade de compartilhamento de experiências nos processos de aprendizagem; (g) mais estruturada e mais completa a infra-estrutura de serviços tecnológicos e de ensino e treinamento, maiores as possibilidades de aprendizagem dentro do sistema.

8 Modelo de análise Dinâmica Produtiva e Inovativa (A) Tamanho das empresas Diversidade de capacidade tecnológica Especialização e Complementaridade Infra-estrutura de serviços tecnológicos e ensino Externalidades locais (B) Proximidade Valores/códigos comuns Cooperação (B) GOVERNANCE (C) Estímulos para inovação Complexidade dos processos de aprendizagem (D) FORMAS DE APRENDIZAGEM Intensidade nas interações para aprendizagem Estratégias de aprendizagem das empresas

9 Dinâmica produtiva e inovativa

10 Recursos e competências dos sistemas locais

11 Os processos de aprendizagem nas pequenas empresas

12 Considerações finais Nas pequenas empresas em sistemas locais com preponderância de setores tradicionais, com modos de governance difuso, com heterogeneidade no tamanho das empresas, com grande variedade nas capacidades das empresas, com pouca especialização e complementaridades produtivas locais e reduzidos estímulos da dinâmica econômica para as atividades inovativas, o padrão básico de aprendizagem nas pequenas empresas tende a ser o learning by doing.

13 Considerações finais Os processos de aprendizagem por interação nas pequenas empresas são decorrência, principalmente, de relações de compra e venda através de mecanismos de mercado. Nesse processo a absorção de informações relevantes para a capacitação tecnológica são complementares e respondem a pressões típicas dos processos competitivos do setor produtivo que predomina no arranjo

14 Considerações finais O grau de verticalização existente nos arranjos e as estratégias de subcontratação das grandes empresas, voltadas para redução de custos, não estimula o adensamento das estruturas produtivas locais Padrões relativamente simples de aprendizagem em pequenas empresas, mesmo em sistemas locais com recursos e competências relativamente completas, não estimulam necessariamente um círculo virtuoso de desenvolvimento de capacitações tecnológicas das pequenas empresas no interior dos sistemas.


Carregar ppt "NEITEC - Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia Universidade Federal de Santa Catarina Aprendizagem por interação: Pequenas empresas em sistemas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google