A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PILHAS PIRATAS E COMERCIAIS REGULARIZADAS: UM ASPECTO DA CULTURA AMBIENTAL DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO Autores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PILHAS PIRATAS E COMERCIAIS REGULARIZADAS: UM ASPECTO DA CULTURA AMBIENTAL DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO Autores."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PILHAS PIRATAS E COMERCIAIS REGULARIZADAS: UM ASPECTO DA CULTURA AMBIENTAL DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO Autores (as): Denner Antunes de Moraes, Flávia Mello Costa, Leandro Pereira de Oliveira, Rodrigo Ferreira da Silva, Tatiana Boschin. Professor Orientador: Ricardo Ferreira de Andrade Professor Co-Orientador: Julio Cezar Foschini Lisboa 2010

2 Anualmente, no Brasil, são produzidas cerca de 3 bilhões de unidades de pilhas e baterias para uso doméstico. A quantidade elevada desses dispositivos nos leva a uma preocupação, pois a maior parte desses produtos é descartada em lixo doméstico, que por sua vez é destinado a locais inadequados (INMETRO, 2009). Em nosso cotidiano, pilhas e baterias estão tão integradas às nossas atividades, que é difícil imaginarmos como seriam nossas vidas sem o auxílio desses dispositivos de energia portátil. Estes estão presentes em muitos aparelhos eletrônicos como gravadores, mp3, brinquedos, câmeras fotográficas, aparelhos de diagnóstico, telefones, relógios, enfim uma infinidade de produtos que fazem parte de nossas vidas e suprem as nossas necessidades diárias (AMBIENTE BRASIL,2009). INTRODUÇÃO

3 OBJETIVOS Estudo e divulgação dos impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas comerciais e pilhas piratas. Realizar testes experimentais em laboratório visando obter os produtos gerados no descarte de pilhas e identificá-los. Aplicar questionário a alunos do nível médio sobre o tema buscando identificar o seu comportamento frente a questões como descarte e utilização de pilhas. Produção de material áudio-visual para divulgação.

4 METODOLOGIA Amostras de pilhas comerciais e pilhas piratas serão cuidadosamente abertas e terão seus componentes identificados. Em seguida, alguns exemplares serão colocados em recipientes com terra e deixadas expostas à ação intempérica. As amostras serão recolhidas a cada 15 dias a fim de se verificar possíveis vazamentos e resíduos eliminados no solo. Esta ação visa a uma simulação do que ocorreria com estes dispositivos descartados em aterros de lixo doméstico em decorrência de seu acúmulo no meio ambiente.

5 Em seguida, esses resíduos serão recolhidos e efetuados testes qualitativos em laboratório visando sua identificação. Após a realização dos testes, serão avaliados os possíveis riscos de contaminação desses resíduos. Os testes de identificação serão realizados nos laboratórios de Química da Instituição utilizando reagentes disponíveis para as aulas de Química Analítica Qualitativa. Realizou-se uma entrevista com estudantes do ensino médio, onde foi aplicado um questionário com alternativas contendo perguntas a respeito do descarte de pilhas, a diferença entre pilhas piratas e pilhas regularizadas e os impactos gerados ao meio ambiente. O questionário foi aplicado aos alunos do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Após o recolhimento dessas informações, analisamos as respostas e avaliamos o conhecimento desse segmento sobre o assunto.

6 A pesquisa foi feita com 99 alunos, sendo 36 alunos do 1° ano do ensino médio, 27 alunos do 2° ano do ensino médio e 36 alunos do 3° ano do ensino médio, da escola EE Riolando Canno, situado em Diadema – São Paulo 01) Quantas pilhas você utiliza por mês ? 02) O que você faz com as pilhas que consome? RESULTADOS OBTIDOS

7 03) Você já ouviu falar sobre reciclagem de pilha ? 04) Você costuma comprar pilhas de marca? 05) Você acha as pilhas piratas e as convencionais possuem alguma diferença?

8 06) Você acha que as pilhas descartadas em lixo comum prejudicam o meio ambiente? 07) Você conhece algum local ou alguma empresa que recolhe essas pilhas após seu uso?

9 DISCUSSÃO Objetivando, primeiramente, obter o nível de conhecimento teórico/ prático dos alunos do ensino médio em relação ao descarte correto de pilhas, além da sua potencial nocividade ao meio ambiente, o projeto também procura estabelecer, qualitativamente, quais substâncias participam da contaminação do solo. Os resultados inerentes a pesquisa realizada em sala, através de questionário, demonstrou que a consciência ambiental aumenta do primeiro ano do ensino médio ao terceiro, pois os alunos do terceiro ano têm melhor embasamento teórico sobre reciclagem de pilhas. 5,05 % dos alunos entrevistados (5 alunos do primeiro ano do ensino médio, reforçando a idéia de que o conhecimento ambiental aumenta com o passar dos anos) responderam negativamente sobre a comparação entre o melhor desempenho da pilha original em relação a pirata.

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS INMETRO, Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade; Pilhas alcalinas e Zinco Manganês, disponível em: acesso em: 13 out http://www.imetro.gov.br/consumidor/produtos/pilha.asp#objetivo AMBIENTE BRASIL, Reciclagem e Destinação de Pilhas e Baterias, disponível em: Acesso em: 17out RUSSEL, J. B.; Química Geral, São Paulo; McGraw- Hill, 1980; 897 p. AUGORAKIS, Demétrios Chiuratto; CAMARGO, Iara Maria de Carneiro de; COTRIM, Marycel Barboza; FLUES, Marlene. Comportamento de zinco e manganês de pilhas alcalinas em uma coluna de solo. Revista Química Nova. São Paulo: SBQ, v. 29, n. 5, p , GARRITZ, A.; CHAMIZO J.A. (2002) Química, São Paulo, Prentice Hall OHLWEILER, O. A.; Química Analítica Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC,1974, 303 p. MARSUR, RICARDO; As pilhas dos meus vizinhos, disponível em: Acesso em: 18 out http://blogdoplaneta.com/colunaepoca/2007/02/08/as-pilhas-dos-meus-vizinhos/ IDEC, A poluição das pilhas e baterias, Revista Consumidor, disponível em: Acesso em: 17 out http://www.idec.org.br/consumidorsa/arquivo/jul98/3204.htm


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PILHAS PIRATAS E COMERCIAIS REGULARIZADAS: UM ASPECTO DA CULTURA AMBIENTAL DOS ALUNOS DO NÍVEL MÉDIO Autores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google