A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Das coxias do Teatro à repressão Teatro Oficina (1958 a 1974) João Eduardo de S. Oliveira Prof.Orientador: Profª Drª Lilian Lisboa Miranda Setembro de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Das coxias do Teatro à repressão Teatro Oficina (1958 a 1974) João Eduardo de S. Oliveira Prof.Orientador: Profª Drª Lilian Lisboa Miranda Setembro de."— Transcrição da apresentação:

1 Das coxias do Teatro à repressão Teatro Oficina (1958 a 1974) João Eduardo de S. Oliveira Prof.Orientador: Profª Drª Lilian Lisboa Miranda Setembro de 2009

2 Introdução Objeto de pesquisa: o grupo de Teatro Oficina, situado no bairro do Bexiga, em São Paulo, de sua formação e 1958 ao exílio de seu diretor José Celso Martinez Corrêa. Principal fonte documental primária: a obra Primeiro ato: caderno, depoimentos, entrevistas (1958 – 1974) de José Celso Martinez Corrêa.

3 Objetivos Reconstituir a memória do Teatro Oficina Entender as motivações que levaram o Teatro Oficina a se rebelar contra a Ditadura Militar nos anos 60 do século XX Entender as nuances na prática teatral do Teatro Oficina entre1958 e 1974, ano do exílio de seu diretor José Celso Martinez Corrêa.

4 Metodologia Concepções teórico-metodológicas para as relações entre História e Memória: análise do livro de Jacques Le Goff, História e Memória; para biografia e histórias de vida:Textos, impressão, leitura do historiador francês Roger Chartier para a noção de representação na História: O que é história cultura? do historiador inglês, Peter Burke e Roger Chartier, A história cultural: entre práticas e representações

5 Resultados Entender o que é o subtexto e sua conexão com a prática teatral Os laboratórios de pesquisa de personagens Laboratório de memória emotiva Laboratório de improvisação. O emocional é uma parte da metodologia O emocional e o método de Stanislavski

6 Discussão Como um grupo de jovens que, a princípio, não contestava a ordem social se tornou militante no período ditatorial brasileiro? Como o historiador pode trabalhar com o teatro como forma de linguagem e representação do mundo social?

7 Conclusões O grupo de teatro Oficina como elemento integrante da renovação teatral paulista iniciada na década de 50 do século XX. O processo de aprendizado e mudança da prática do Oficina ao longo de sua existência. O entrecruzar entre a trajetória do Oficina e a história de São Paulo, do Brasil e as transformações da cultura brasileira.


Carregar ppt "Das coxias do Teatro à repressão Teatro Oficina (1958 a 1974) João Eduardo de S. Oliveira Prof.Orientador: Profª Drª Lilian Lisboa Miranda Setembro de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google