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Desenvolvimento Psicossocial

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento Psicossocial"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Psicossocial
A psicologia do desenvolvimento constitui uma abordagem para a compreensão do ser humano, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que sofre no decorrer do tempo, buscando mostrar como essas mudanças podem ser descritas e compreendidas

2 SE TRATAR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO IMPLICA CONSIDERAR SEPARADAMENTE O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, COGNITIVO E PSICOSSOCIAL, EM CADA PERÍODA DA VIDA. ESTANDO LIGADOS ENTRE SI, EM QUE CADA UM DELES AFETA O OUTRO.

3 Noções de psicologia do desenvolvimento
As mudanças no corpo, no cérebro, na capacidade sensorial e nas habilidades motoras fazem parte do desenvolvimento físico, mas podem influenciar outros aspectos do desenvolvimento. Por outro lado as mudanças na capacidade mental, tais como aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e linguagens constituem o desenvolvimento cognitivo, mas se conectam com o desenvolvimento emocional e físico. Noções de psicologia do desenvolvimento

4 Estágios de desenvolvimento
O estagio de desenvolvimento configura um período de tempo no qual o ciclo vital é definido por uma reunião particular de características físicas, emocionais e intelectuais e sociais. Estágios de desenvolvimento

5 Estágio pré-natal Primeira infância (até os 3 anos) Segunda infância (3 a 6 anos) Terceira infância (6 a 12 anos) Adolescência (12 a 20 anos) Jovem adulto (20 a 40 anos) Meia idade (40 a 65 anos) Terceira idade (65 anos em adiante)

6 Estágio pré-natal (concepção)
Formação dos órgãos corporais básicos Crescimento físico mais rápido Vulnerabilidade às influências ambientais

7 Primeira infância (até os 03 anos)
Ainda é dependente Rapidez no crescimento físico e desenvolvimento de atividades motoras A compreensão e linguagem se desenvolvem velozmente Apego aos pais e outros familiares Interesses por outras crianças

8 Segunda infância (03 anos a 6 anos)
As forças e as habilidades motoras simples e complexas aumentam Comportamento egocêntrico A imaturidade cognitiva leva a muitas idéias ilógicas acerca do mundo, expandido-se através do brincar, a criatividade e da imaginação, que se tornam mais elaboradas Família ainda é o núcleo da vida, embora outras crianças se tornam importantes

9 Terceira infância (06 anos a 12 anos)
Crescimento físico não é mais intenso como o anterior, mas as habilidades físicas aumenta e se aperfeiçoa Egocentrismo é reduzido, e o pensamento se organiza de forma mais lógica A memória e as habilidades de linguagem aumentam A autoimagem aperfeiçoa-se, afetando auto estima, e os amigos assumem importância fundamental, fazendo progredir o processo de socialização

10 Adolescência (12 a 20 anos) A saúde física atinge o apogeu, decaindo posteriormente nos anos anteriores As habilidades cognitivas assumem maior complexividade As decisões de relacionamento ocupam cenário principal, assim como a escolha vocacional e laboral devem encontrar melhor definição

11 Meia-idade (40 a 65 anos) Relativa deterioração da saúde física e inicia o declínio da resistência e da perícia das habilidades A resolução dos problemas práticos é empregada de maneira sábia com experiência de vida, porém a capacidade de resolver novos problemas declina O senso de responsabilidade continua a se desenvolver com a dupla responsabilidade de cuidar dos filhos e pais idosos A busca pelo sentido da vida assume papel de importância, denominada crise da meia idade Em casos, suportar a partida dos filhos, pode gerar sentimentos de vazio e abandono

12 Terceira Idade (65 em diante)
A maioria se mantém ativos, saudáveis, mesmo que a saúde e a capacidade física se apresentem tendência ao declínio A inteligência e a memória podem apresentar sinais de deterioramento, levando a buscar modos alternativos de compensação A aposentadoria pode criar mais tempo ao lazer, mas também, diminuição da renda econômica, decrescendo ainda a capacidade laborativa. Nessa etapa costuma haver o enfrentamento de algumas perdas e se agudiza a ideia de finitude

13 DESENVOLVIMENTO PSICOSEXUAL

14 Várias teorias sobre o desenvolvimento humano foram formuladas, ora levando- se em conta os fatores hereditárias, os fatores ambientais, o ser humano racional, ou como indivíduos dominado pelos apetites e emoções postulados pela teoria psicanalista.

15 A psicanálise refere-se ao desenvolvimento humano, destacando a evolução psicossexual (energia psíquica de natureza sexual, denominada como libido), através de estágios pelos quais passa a ser humano em seu processo de desenvolvimento. Libido

16 “A criança em seu desenvolvimento atravessa três estágios principais no seu caminho da maturidade. Cada um desses estágios tem o libido, isto é, uma certa quantidade de energia sexual ligada a uma zona corporal específica” Havendo um trauma ambiental, constitucional ou ambos, a criança teria seu desenvolvimento fixado nessa fase e retornaria a ela num momento de estresse futuro. Tal energia será canalizada para todos os aspectos da vida, profissional, religioso, sendo que a maneira como esse desenvolvimento se deu nos primeiros cinco anos de vida é que irá traçar a forma como o adulto irá se relacionar com os outros e com o ambiente Criança x libido

17 Fase oral Fase anal Fase fálica Fase da latência Fase genital Fases

18 Fase Oral -> do nascimento até por volta de 01 ano
O prazer centraliza-se em atividades orais;o bebê se conecta ao mundo através da boca e dos lábios. Seu correspondente psicossocial é o desenvolvimento da confiança/desconfiança em relação ao outro. Uma das características desta fase é sua dependência em relação ao adulto, não somente para lhe oferecer o centro do prazer e do conforto , através da alimentação e de outros cuidados indispensáveis, mas também para sua sobrevivência. Fase Oral -> do nascimento até por volta de 01 ano

19 Quando o individuo já na fase adulta apresenta resíduos libidinosos próprios dessa fase, os quais deveriam terem sidos abandonados ou superados, fala-se em fixação da libido. Isso significa que diante de uma frustração, o indivíduo pode regredir a essa etapa do desenvolvimento e buscar alivio, por exemplo, na comida, no sono ou forma mais patológica, na droga.

20 Fase anal -> característica do segundo ao terceiro ano de vida
O libido desloca-se da boca para os processos de eliminação ou retenção. Nessa fase, a criança parece sentir considerável prazer em eliminar e/ou reter suas próprias fezes. Para FREUD, nessa fase, também se desenvolveria as faculdades mentais da criança, sendo importante para o desenvolvimento das necessidades de limpeza, ordem e outros hábitos. A frustração de uma pessoa adulta nessa fase poderia originar a uma dinâmica expressa a rejeição e a expulsão hostil para com outras pessoas, o que também se transfere ao dinheiro podendo reverter em sintomas como avareza. Fase anal -> característica do segundo ao terceiro ano de vida

21 Fase fálica e genital -> do terceiro ao sexto anos aproximadamente.
A sexualidade infantil evolui no sentido de conduzir toda a carga de excitação sexual a uma concentração genital (freud) Na fase fálica, o prazer concentra-se nos órgãos genitais, a criança descobre as diferenças sexuais. É o momento “Complexo de Édipo”, o qual indica que o inconsciente da criança sente atração pelo progenitor do sexo oposto, ocorrendo uma confusão entre a afetividade parental e a sexualidade. Fase fálica e genital -> do terceiro ao sexto anos aproximadamente.

22 Desenvolve-se o interesse infantil pelos genitais, assim como, a masturbação torna-se frequente e normal. A discriminação entre os sexos se dá pela presença ou ausência do pênis

23 QUANDO OS INDIVIDUOS TRANSITAM PELO PERIODO FALICO SEM FIXAÇÕES OBSTRUTIVAS, ELES SE TORNAM CAPACIDADOS PARA O EXERCÍCIO DA SEXUALIDADE ADULTA PODENDO-SE, NESSE SENTIDO, CORRELACIONAR A SEXUALIDADE GENITAL COM A MATURIDADE EMOCIONAL.

24 Fase genital (Inicia-se no final do quarto ano e vai até a puberdade)
A zona erógena é constituída pelos órgãos genitais. A criança começa a derivar prazer da manipulação dos órgãos sexuais. Fase genital (Inicia-se no final do quarto ano e vai até a puberdade)

25 É um período intermediário entre a genitalidade infantil e a adulta
Com a repressão do Édipo, a libido fica deslocada de seus objetivos sexuais Fase da latência


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