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EJA, EcoSol e Tecnologia Social EDITAL DE SELEÇÃO N° 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008 Professora Responsável: Profa.

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1 EJA, EcoSol e Tecnologia Social EDITAL DE SELEÇÃO N° 03/2009 – MEC/SECAD/DPEJA Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008 Professora Responsável: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi (UFABC) Professores participantes: Sonia M. P. Kruppa; Marineide L.S. Santos e Carlos A. Kantor (CUFSA)

2 EJA, EcoSol e Tecnologia Social PROPONENTE E COORDENADORA GERAL: Professora Responsável: Profa. Dra. Ana Keila Mosca Pinezi Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Pró-Reitoria de Extensão Universidade Federal do ABC (UFABC) INSTITUIÇÕES PARCEIRAS: Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Fundação Santo André Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade de São Paulo Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) – Campo Limpo Associação de Promoção Humana e Resgate da Cidadania Padre Leo Commissari (SBC) Prefeituras de Santo André, São Bernardo do Campo e Suzano

3 EJA, EcoSol e Tecnologia Social Valor do projeto: R$ ,41 Órgão financiador: SECAD/MEC/FNDE Período de execução: 22 meses (contados a partir da 1ª descentralização do recurso) Descentralização do recurso: 5% em 2009; 70% em 2010 e 25% em 2011

4 EJA, EcoSol e Tecnologia Social NATUREZA E OBJETIVOS Este é um projeto de extensão voltado à formação de profissionais de redes públicas municipais, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, com a produção de: proposta curricular relacionada à Economia Solidária materiais pedagógicos e outras publicações

5 EJA, EcoSol e Tecnologia Social METAS META 1- Formar 50 Educadores, Diretores e Gestores em EJA e ECOSOL, e certificação em Curso de Especialização (451 horas, incluindo 12h em Seminários de Avaliação) desenvolvido em 18 meses. META 2 - Elaborar material sistematizado de todo o processo de formação: 2.1. Produção de material pedagógico-formativo a partir da sistematização dos Seminários de Formação (em texto e em material áudio-visual); 2.2. Produção de material didático de apoio a professores, elaborado a partir do desenvolvimento do projeto nas escolas, das atividades de formação e das ações desenvolvidas nas escolas. META 3 - Elaborar publicação a partir da sistematização das experiências realizadas nos diferentes pólos do projeto (em texto e áudio-visual), incorporando a publicação dos Trabalhos de Conclusão de Curso elaborados pelos cursistas.

6 EJA, EcoSol e Tecnologia Social Sujeitos envolvidos P ó lo São Paulo - zona sul P ó lo São Bernardo do Campo P ó lo Santo Andr é P ó lo Suzano TOTAL Escolas22228 Professores-alunos Gestores e coordenadores Alunos de EJA beneficiados indiretos PÚBLICO ALVO DIRETO E INDIRETO

7 EJA, EcoSol e Tecnologia Social ARÉA DE ABRANGÊNCIA DO PROJETO O projeto está organizado em pólos: São Paulo – Campo Limpo (2 escolas); Santo André (2 escolas); São Bernardo do Campo (2 escolas); Suzano (2 escolas).

8 EJA, EcoSol e Tecnologia Social ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO 13 Seminários de Formação inicial e 13 Seminários de Formação em continuidade, num total de 208 horas-aula, para 50 educadores, diretores e gestores das prefeituras envolvidas Reuniões mensais em cada pólo, desenvolvidas por articuladores e assessores pedagógicos sob orientação da UFABC e Parceiros (54 horas/pólo de formação no território) Reuniões semanais de formação em cada uma das escolas, acompanhadas por assessores pedagógicos contratados e coordenadores (117 horas de formação no local de trabalho dos educadores e diretores) Atividades relativas a levantamentos técnicos, visitas e oficinas de finanças solidárias, envolvendo os Cursistas e alunos das escolas envolvidas (36 horas/atividade ) Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (24 horas) 2 Seminários de Avaliação do projeto.

9 EJA, EcoSol e Tecnologia Social RESULTADOS DECORRENTES DO PROCESSO DE FORMAÇÃO Material pedagógico-formativo, a partir da sistematização dos Seminários de formação (em texto e em material áudio-visual); Material didático de apoio a professores, elaborado a partir do desenvolvimento do projeto nas escolas, das atividades de formação e das ações desenvolvidas nas escolas. Publicação a partir da sistematização das experiências realizadas nos diferentes pólos do projeto (em texto e áudio-visual), incorporando a publicação dos Trabalhos de Conclusão de Curso elaborados pelos cursistas.

10 EJA, EcoSol e Tecnologia Social Profissionais contratados por quantidade, duração de contrato e responsabilidade Discrimina ç ão Qtd. Dura ç ão de contrato Responsabilidade Professores respons á veis pelos semin á rios horas/aula preparar e ministrar os semin á rios de forma ç ão, mantendo o di á logo com a coorden ç ão do projeto de modo a se inteirar e articular a forma ç ão à s atividades das escolas e dos p ó los Professores respons á veis pela orienta ç ão de TCC 524 horas/aula orientar os alunos na defini ç ão do tema, na metodologia e na sistematiza ç ão do TCC na forma definida pelo curso, atendendo aos padrões de exigência acadêmica Assessor pedag ó gico e articulador geral 122 meses ) atividade di á ria de acompanhamento e viabiliza ç ão do conjunto das atividades de forma ç ão, garantindo a execu ç ão do conjunto de relat ó rios e a presta ç ão de contas Articuladores Regionais420 meses produzir potf ó lio mensal das atividades regionais - "horas-p ó lo" - onde constem as: - a ç ões e atividades desenvolvidas pelas escolas do p ó lo, - divulga ç ões do projeto realizadas no territ ó rio, - m é m ó rias das reuniões regionais. Assessores pedag ó gicos 1020 meses produzir portf ó lio mensal de cada escola, onde constem as: - a ç ões e atividades desenvolvidas pela escola, nas "horas-projeto", - os estudos e divulga ç ões do projeto realizados junto à comunidade e territ ó rio da escola, - m é m ó rias das reuniões (horas-projeto). T é cnicos de sistematiza ç ão 420 meses produzir a sistematiza ç ão das atividades realizadas em todos os tempos e espa ç os de forma ç ão, preparando a pr é -edi ç ão dos materiais previstos para publica ç ão. TOTAL37

11 EJA, EcoSol e Tecnologia Social Abril e Maio ITCP/FSA - Contato com as prefeituras de Santo André, São Bernardo, Suzano e CIEJA Campo Limpo, construção das parcerias e formulação do projeto. 16/mai Informe e primeira versão do projeto,entregue ao Prof Guiou no Seminário de Extensão e Ética, realizado no CUFSA. 9/jun 1ª Reunião na UFABC com a Profa Keila, Sidney e Guiou e parceiros 10/jun Assinatura do projeto pelo Reitor da UFABC, enviado a brasília no dia 12/06 29/jun da SENAES/MTE informa a aprovação do projeto e convida para reunião em Brasília 8/jul Reunião com a equipe técnica da SECAD/MEC em Brasília 08/jul a 23/agosto Período de ajustes do projeto CRONOGRAMA DO PROJETO


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