A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia
Ensino Médio, 2°Ano O Ser Humano e sua Dimensão Cultural

2 VAMOS PENSAR UM POUCO! FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural VAMOS PENSAR UM POUCO! EXISTE UMA NATUREZA HUMANA? O QUE NOS DISTINGUE DOS OUTROS ANIMAIS? O QUE É O SER HUMANO? O QUE É CULTURA? SÓ OS SERES HUMANOS TÊM CULTURA?

3 Então, vamos refletir mais um pouco!
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural O ser humano é um ser vivo pertencente ao reino animal da espécie denominada “Homo sapiens”; o ser humano é um animal racional; a capacidade de comunicar-se faz parte da natureza humana. São assertivas verdadeiras, porém incompletas em relação aos questionamentos levantados. Então, vamos refletir mais um pouco!

4 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural Costumamos dizer que algumas ações, comportamentos ou atitudes são naturais aos seres humanos, mas é preciso ter cuidado para não confundir natureza humana com cultural. ENTENDENDO MELHOR Quando alguém diz que as mulheres são naturalmente frágeis, pode corresponder a algumas mulheres, mas não a todas. Para que algo seja considerado da natureza humana deve existir de forma universal, não variando conforme o tempo, sexo, classe social ou região.

5 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural Considerando que os seres humanos variam em consequência das condições sociais, econômicas, políticas e históricas em que vivem, Chauí (2003) defende que “ a ideia de natureza humana como algo universal, intemporal e existente em si e por si mesma não se sustenta. Porque os seres humanos são culturais ou históricos.” (p. 244)

6 Ex.: cães, gorilas, golfinhos etc;
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural Alguns animais apresentam-se em níveis mais altos na escala zoológica de desenvolvimento e assim podemos constatar atos de inteligência ou capacidade elementar de raciocínio. Ex.: cães, gorilas, golfinhos etc; no entanto, a inteligência animal é concreta, ou seja, presa a experiência vivida. Mesmo que um macaco consiga usar uma vara de bambu para alcançar o alimento, não aperfeiçoará esse processo como fez os seres humanos ao construírem objetos para atingirem outros fins; Imagem: Raul654 / GNU Free Documentation License Imagem: Facuturist / GNU Free Documentation License

7 é da natureza das abelhas produzir mel;
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural já outros animais como os insetos estão nos níveis mais baixos da escala zoológica e agem basicamente por instinto, regido por leis biológicas, invariáveis de indivíduo para indivíduo e mantidos por transmissão hereditária; é da natureza das abelhas produzir mel; Imagem: Frank Mikley / GNU Free Documentation License

8 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural nós, seres humanos também agimos por instinto (mamar) e temos atos de inteligência. Porém, existe uma grande diferença entre nós e os outros animais, já que somos capazes de aprender, questionar e modificar. ENTÃO, somos seres biológicos produzidos pela natureza, mas somos seres culturais por transformar a natureza. Imagem: Peleirosa / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

9 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural NATUREZA E CULTURA Podemos nos questionar: “O que possibilitou que os seres humanos ultrapassassem as barreiras da natureza e transitassem na cultura?” “Os filósofos, a partir do século XVIII, consideraram que os humanos diferem da natureza graças ao pensamento, à linguagem, ao trabalho e à ação voluntária livre” ( CHAUÍ,p. 250). O antropólogo Lévi-Strauss defende a linguagem como fator que distanciou os seres humanos da ordem comum dos animais, já que permitiu compartilhar experiências e conhecimentos individuais e sociais. Karl Marx aponta o trabalho como meio para o desenvolvimento de todas as formas de manifestações culturais.

10 Com a cultura os seres humanos são capazes de:
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural Com a cultura os seres humanos são capazes de: estabelecer condutas que regem a vida em comunidade; expressar-se através de linguagem simbólica e interpretar a realidade; adotar um conjunto de comportamentos que lhe permitem se relacionar com a natureza e transformá-la. Podemos, então, falar em culturas, no plural, já que variam conforme o tempo e o espaço. Ex.: cultura mulçumana, cultura árabe, cultura nordestina, cultura familiar etc.

11 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural O QUE É CULTURA? A palavra cultura vem do verbo latino colere, que significa “cultivar, “ “criar”, “cuidar. Na Grécia antiga estava relacionada ao processo de formação ou educação do corpo e do espírito dos membros da sociedade (paideia). No cotidiano geralmente usamos a palavra cultura com diversos significados: posse de conhecimento: Ele é muito inteligente, tem cultura; criação de animais: A cultura de carpas está em crescimento; ideia de sociedade: A cultura indígena está ameaçada; atividade artística: A cultura nordestina é linda.

12 Assim, cultura é algo bastante amplo ligado a toda
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural Para não ficarmos restritos ao conhecimento do senso comum, vejamos algumas definições de cultura: é o conjunto de características humanas que são adquiridas, preservadas ou aprimoradas por meio da comunicação, da interação dos indivíduos na sociedade (QUEIROS, 2003); cultura pode ser considerada um amplo conjunto de conceitos, símbolos, valores e atitudes que modelam e caracterizam uma sociedade (COTRIM p. 118). Assim, cultura é algo bastante amplo ligado a toda produção humana.

13 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CULTURA
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CULTURA Segundo o arqueólogo Robert Braidwood (COTRIM, p.118), há alguns elementos que caracterizam a cultura como: adquirida pela aprendizagem e não herdada pelos instintos; transmitida de geração a geração, por meio da linguagem, nas diferentes sociedades; criação exclusiva dos seres humanos, incluindo a produção material e não material; múltipla e variável, no tempo e no espaço, de sociedade para sociedade.

14 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural É por isso que, mesmo tendo nascido em uma sociedade, mas sendo criado em outra, o indivíduo irá adquirir os hábitos e costumes (cultura) do grupo social em que foi criado e não os de onde nasceu. Imagem: Autor deconhecido / GNU Free Documentation License

15 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural O ser humano é transformador da natureza e o resultado dessa transformação se chama cultura; a capacidade de produzir bens e conhecimentos possibilitou aos seres humanos superar muitas adversidades em relação à sobrevivência; observando ao nosso redor podemos perceber infinitas produções culturais desde o nosso modo de falar, comer, divertir-se, trabalhar, crer e tantas outras que podem variar no tempo e no espaço.

16 Conversando um pouco: A cultura europeia é superior à cultura latina?
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural Conversando um pouco: A cultura europeia é superior à cultura latina? Todas as sociedades humanas possuem cultura? O uso da tecnologia interfere positiva ou negativamente nas culturas? Os animais possuem cultura?

17 CULTURA: CRIAÇÃO E CRIADORA
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural CULTURA: CRIAÇÃO E CRIADORA Já pensou o quanto a cultura na qual se está inserido influencia no modo de ser, pensar e agir? Somos constantemente influenciados por diferentes fontes culturais: Família Religião Grupo de amigos Trabalho Meios de comunicação

18 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural Muitas vezes só nos damos conta dos aspectos que nos constituem culturalmente quando entramos em contato ou conhecemos outras culturas. Indo passar férias na China, por exemplo, nos depararíamos com o modo de vestir, alimentos e ingredientes estranhos da cultura ocidental, como vestir quimono ou comer carne de cachorro e espeto de escorpião. Imagem: Supersentai / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem: SpaceMonkey / Public Domain

19 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural Chegando ao Brasil, um chinês se surpreenderia com o nosso carnaval ou mesmo com as relações familiares (com muitos filhos), alimentação e tantas outras manifestações culturais. Imagem: Antônio Cruz/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil Imagem: Rodrigues Pozzebom / Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil

20 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural A cultura é uma criação coletiva dos grupos humanos que influencia as novas gerações e os indivíduos de modo particular, mas que também é constantemente alterada por seus indivíduos e grupos estando em constantes construção e mudança; os humanos são seres culturais por serem capazes de transformar a natureza. O pensamento e a linguagem desempenham papeis fundamentais possibilitando pensar no passado e projetar o futuro;

21 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural é importante lembrar que cada sociedade, independente da época ou local, possui cultura e que cada cultura possui seus próprios valores e “verdades”; precisamos usar o bom senso e a consciência crítica para não julgar as diferenças culturais como certas ou erradas, melhores ou piores, bonitas ou feias usando como padrão a nossa cultura. Imagem: sean mason / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Imagem: Marco Alifuoco / GNU Free Documentation License. Imagem: SeCom/Agência de Notícias do Acre / Creative Commons Attribution 2.5 Brazil

22 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural Cultura e Ideologia Quando nos referimos ao conjunto de ideias políticas, morais, estéticas, religiosas etc. que caracterizam um determinado grupo social, estamos nos referindo à ideologia. A ideologia, destaca Karl Marx, pode representar um conjunto de ideias que dissimulam a realidade, mostrando de forma parcial e distorcida a realidade como no caso das questões relacionadas ao domínio de uma classe social sobre a outra. Outros defendem que a ideologia serve para orientar a vida prática e garantir a coesão social.

23 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural Para que a ideologia presente em cada grupo social ou cultural não desempenhe apenas o papel de conformidade perante as injustiças e explorações, deve ser analisada com base no senso crítico, ajudando a descobrir a realidade e seus mecanismos de funcionamento; ter consciência das ideologias as quais somos submetidos possibilita compreender as diferentes manifestações culturais e respeitá-las. Esta consciência pode favorecer também algumas mudanças culturais e ideológicas.

24 SUGESTÕES DE ATIVIDADES
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural SUGESTÕES DE ATIVIDADES 1- O que caracteriza os seres humanos como seres culturais e não apenas naturais? Exemplifique. 2- Existem diferentes manifestações culturais. Pesquise sobre estas diferenças em relação ao tempo e ao espaço e depois socialize com seus colega. 3- (Cotrim, 2010) Analise criticamente a seguinte afirmação: Os seres humanos não nascem prontos pelas “mãos da natureza”. 4- Disserte sobre a importância da linguagem para a cultura.

25 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural 5- Há grandes diferenças entre os animais conforme seu lugar na escala zoológica. Assim, estão corretas as afirmativas: A.( ) a inteligência animal é concreta, presa à experiência vivida e aos instintos; B.( ) com o desenvolvimento do psiquismo o ser humano pode observar, criar, analisar e julgar o mundo em que vive; C.( ) os animais rompem com o passado, questionam o presente e criam novidades para o futuro; D.( ) os seres humanos transformam a natureza e o resultado dessa transformação chama-se cultura. Respostas: A,Be D

26 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural
6- Observe as ações abaixo e classifique-as corretamente: 1- instinto 2- inteligência concreta 3- inteligência abstrata ( ) Um macaco pegando uma banana com a ajuda de um bambu. ( ) Um pássaro fazendo um ninho. ( ) Um índio escavando um tronco de árvore para fazer um barco. ( ) Um cão (policial) procurando drogas em uma estação de trem. ( ) Uma abelha produzindo mel. 2,2,3,2,1 3,1,3,2,2 2,1,3,2,1 1,2.3,2,1 Resposta: C

27 SANTOS, José Luis dos. O que é Cultura? São Paulo: Coleção
FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio O Ser Humano e sua Dimensão cultural SUGESTÃO DE LEITURA SANTOS, José Luis dos. O que é Cultura? São Paulo: Coleção Primeiros Passos. Editora Brasiliense, 1987. SUGESTÃO DE SITE pt.wikipedia.org/wiki/Cultura SUGESTÃO DE FILME Exílios ( Japão/França, 2004). Dir.: Tony Gatlif

28 FILOSOFIA, 2º Ano do Ensino Médio
O Ser Humano e sua Dimensão cultural REFERÊNCIAS CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Editora Ática, 2003. COTRIM, gilberto, FERNANDES, Mirna. Fundamentos de Filosofia. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. QUEIROZ, Tânia Dias (org.). Dicionário Prático de Pedagogia. 1. ed. São Paulo: Rideel, 2003.

29 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 6.a Raul654 / GNU Free Documentation License 13/08/2012 6.b Facuturist / GNU Free Documentation License 7 Frank Mikley / GNU Free Documentation License 8 Peleirosa / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 14 Autor deconhecido / GNU Free Documentation License 18.a Supersentai / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 14/08/2012 18.b SpaceMonkey / Public Domain 19.a Antônio Cruz/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil 19.b Rodrigues Pozzebom / Creative Commons - Atribuição 3.0 Brasil

30 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 21.a SeCom/Agência de Notícias do Acre / Creative Commons Attribution 2.5 Brazil 14/08/2012 21.b sean mason / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 21.c Marco Alifuoco / GNU Free Documentation License


Carregar ppt "Ciências Humanas e suas Tecnologias - Filosofia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google