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Método de ensino de línguas: Abordagem Audiolingual (AAL)

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Apresentação em tema: "Método de ensino de línguas: Abordagem Audiolingual (AAL)"— Transcrição da apresentação:

1 Método de ensino de línguas: Abordagem Audiolingual (AAL)
Alunas: Izabela Sampaio Jéssica Lima Profs.: Marcos Racilan Raquel Bambirra

2 Sumário AAL: Vigência Sobre o método Audiolingual Principais características O professor e a AAL Aplicação: exercises Referências

3 3 AAL: vigência A abordagem audiolingual (AAL) surgiu durante a Segunda Guerra Mundial devido à necessidade de se ter falantes fluentes em diferentes línguas para compor o exército americano; (LEFFA, 1988) Tinha o intuito de ensinar línguas estrangeiras da forma mais rápida possível para os soldados norte-americanos; Mesmo após a Guerra, a AAL continuou a ser utilizada no ensino de línguas estrangeiras, sofrendo algumas mudanças e tornando-se cada vez mais popular.

4 Sobre o Método Audiolingual
4 Sobre o Método Audiolingual Privilegia o desenvolvimento das habilidades orais; A língua é vista como um conjunto de hábitos adquiridos por meio de um processo mecânico de estímulo-resposta; A aprendizagem acontece por meio da formação de hábitos como repetição e memorização. JALIL E PROCAILO (2009)

5 Principais características
5 O objetivo centra-se no ensino de estruturas e vocabulário; O aluno deve primeiro ouvir e falar, depois ler e escrever. A exposição à língua escrita só deve ocorrer quando os padrões da língua oral já estiverem automatizados; O condicionamento no uso da língua-alvo se dá por meio de exercícios mecânicos orais e escritos, além da memorização de diálogos. Fonte: Acesso em 27/10/2014

6 O professor e a AAL 6 O professor é o centro do processo: orienta, conduz e controla o comportamento linguístico do aluno. A correção das atividades deve ocorrer de forma imediata e as respostas certas devem ser valorizadas, como forma de estímulo:

7 Aplicação: exercises 7 1) Substitution practice: I like to drink milk in the morning. (to eat; cheese) I go to the movies on weekend. (he; on Sunday) 2) Change according to the model: They play soccer every saturday. (my brother) My brother plays soccer every saturday. a) My father goes to work on foot. (my friends) b) She likes to eat meat for lunch. (relatives) c) My dog loves it. (Our parents). Fonte: Acesso em 27/10/2014

8 Referências: 8 LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, p JALIL, Samira Abdel; PROCAILO, Leonilda. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba: PUC-PR, 2009, p Disponível em: < 44_2145.pdf>. Acesso em outubro de 2014.


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