A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
E A RELAÇÃO COM O SABER

2 SUMÁRIO ♦ O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA ESCOLA A RELAÇÃO COM O SABER
CONCEITUANDO O ENSINO O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

3 O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA ESCOLA

4 Nos dicionários, o vocábulo escola, tanto significa o estabelecimento de ensino,
quanto um conjunto de pessoas que nela trabalham ou, ainda, os seguidores de uma doutrina...

5 QUAL O SENTIDO DA ESCOLA, PARA:
ALUNOS? PAIS? EDUCADORES? COMUNIDADE?

6 SUMÁRIO O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA ESCOLA ♦ A RELAÇÃO COM O SABER
CONCEITUANDO O ENSINO O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

7 RELAÇÃO COM O SABER E RELAÇÃO DE SABER RELAÇÃO SOCIAL
COM O MUNDO COMO CONJUNTO DE SIGNIFICADOS, COMO ESPAÇO DE ATIVIDADES E QUE SE INSCREVE NUM TEMPO. RELAÇÃO COM O OBJETO DO CONHECIMENTO. Predomínio da razão, sob o ponto de vista do aprender.

8 A relação com o saber é uma forma de relação com o mundo. Traduz-se
em figuras do aprender:

9 "colocar coisas na cabeça"... Trata-se de uma relação epistêmica
APRENDER UM CONTEÚDO INTELECTUAL Aprender como "colocar coisas na cabeça"... Trata-se de uma relação epistêmica com um saber-objeto.

10 APRENDER UM CONTEÚDO INTELECTUAL
CABEÇA 'CHEIA' OU CABEÇA 'BEM FEITA?'

11 Aprender como capacitar-se a usar um objeto de forma
APRENDER A DOMINAR UMA ATIVIDADE Aprender como capacitar-se a usar um objeto de forma pertinente. Ex: andar de bicicleta. Neste caso, o sujeito de saber está encarnado num corpo, como 'lugar' de apropriação do mundo.

12 APRENDER A RELACIONAR-SE
Aprender a estabelecer relações consigo mesmo e com os outros. É diferente de desenvolver uma atividade. NESTA APRENDIZAGEM PREDOMINA O SUJEITO AFETIVO E RELACIONAL.

13 O meio é um conjunto de significados : o que era elemento do meio,
torna-se recurso para o ser vivo.

14 INSCREVEM-SE NUM TEMPO.
AS RELAÇÕES COM O MUNDO INSCREVEM-SE NUM TEMPO. Os tempos e os ritmos.

15 tanto é um conjunto de significados (relações de saber) como é espaço
A relação do sujeito com o mundo: tanto é um conjunto de significados (relações de saber) como é espaço de atividades ( para desenvolver competências motoras) e de interações.

16 O MUNDO COMO ESPAÇO DE ATIVIDADES.
O homem tem um corpo, energias e o mundo tem materialidade que independe do sujeito.

17 O MUNDO COMO ESPAÇO DE ATIVIDADES.
Relacionar-se com o mundo é apoderar-se dele; é transformá-lo, por meio de atividades.

18 SUMÁRIO O SENTIDO E O SIGNIFICADO DA ESCOLA A RELAÇÃO COM O SABER
♦ CONCEITUANDO O ENSINO O PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

19 de transmitir conhecimentos. (Dic. Aurélio)
Ensino é a ação de transmitir conhecimentos. (Dic. Aurélio) AS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS SÃO DADOS EXTERIORES AO SUJEITO. Primazia da objetividade.

20 O CONHECIMENTO É O RESULTADO DE UMA EXPERTIÊNCIA PESSOAL
LIGADO À EXPERIÊNCIA DE UM SUJEITO INTEGRAL. Primazia da subjetividade.

21 A ESTABELECER RELAÇÕES
ENSINAR É LEVAR O ALUNO A ESTABELECER RELAÇÕES COM O MUNDO, COM OS OUTROS E COM ELE MESMO.

22 Ensinar é promover a aprendizagem dos alunos.

23 ANALISAR A RELAÇÃO COM O SABER.
ENSINAR PRESSUPÕE ANALISAR A RELAÇÃO COM O SABER. PRESSUPÕE ANALISAR UMA RELAÇÃO SIMBÓLICA, ATIVA E TEMPORAL DE UM SUJEITO SINGULAR , INSCRITO NUM ESPAÇO SOCIAL.

24 0 'BOM ENSINO' REQUER: PLANEJAMENTO
ORGANIZAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO RELAÇÃO COM O SABER MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO GERAL.

25 PROJETO CURRICULAR E A PRÁTICA PEDAGÓGICA

26 por áreas de conhecimento?
O currículo é uma grade que contém conteúdos organizados por áreas de conhecimento?

27 Currículo é: Um caminho “através do qual os alunos viajarão sob a liderança de um guia experiente que é, ao mesmo tempo, um companheiro” (Multieducação, p.107). O conjunto de experiências que a escola, como instituição social, põe a serviço dos alunos, com o fim de potenciar seu desenvolvimento integral (Manjón, 1997).

28 EM RELAÇÃO COM OUTROS SUJEITOS, CONSTRUINDO-SE EM UMA HISTÓRIA,
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM E A RELAÇÃO COM O SABER LEVA EM CONSIDERAÇÃO UM SUJEITO : DESEJANTE, FALANTE, ATUANTE, EM RELAÇÃO COM OUTROS SUJEITOS, CONSTRUINDO-SE EM UMA HISTÓRIA, ENGAJADO NUM MUNDO NO QUAL SE INSCREVE EM RELAÇÕES SOCIAIS.

29 HÁ QUE DESALOJAR O ESTATUÍDO, REVENDO NOSSO PAPEL
COMO PROFISSIONAIS DA APRENDIZAGEM QUE GERAMOS NOS ALUNOS O DESEJO DE APRENDER E DE SABER!

30 ROSITA EDLER CARVALHO (21)


Carregar ppt "O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google