A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4) EVANGELHOS. Os Evangelhos não são livros de Jesus, mas livros acerca de Jesus. Por que quatro Evangelhos? Uma resposta: diferentes comunidades cristãs.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4) EVANGELHOS. Os Evangelhos não são livros de Jesus, mas livros acerca de Jesus. Por que quatro Evangelhos? Uma resposta: diferentes comunidades cristãs."— Transcrição da apresentação:

1 4) EVANGELHOS

2 Os Evangelhos não são livros de Jesus, mas livros acerca de Jesus. Por que quatro Evangelhos? Uma resposta: diferentes comunidades cristãs tinham necessidade de um livro acerca de Jesus. O propósito do autor é básico. Veja qual a ligação entre os parágrafos. Discrimine os sub-gêneros/ênfases dos parágrafos {ensino/conflito}.

3 Alguns recursos: O arco narrativo (movimento). Sanduíches. Temas-guia. Correlações VT (Ecos).

4 Pense horizontalmente. Significa que enquanto estudamos uma perícope em qualquer dos Evangelhos, devemos ter consciência dos paralelos com os demais Evangelhos. Duas realidades acerca dos Evangelhos: Pense verticalmente. Significa que enquanto lemos ou estudamos uma narrativa ou um ensino nos Evangelhos, devemos procurar ter consciência dos dois contextos históricos, o de Jesus e o do Evangelista.

5 AS PARÁBOLAS Uma parábola não é alegoria, pois não é polissêmica e seus elementos não possuem significados diferentes da própria história. Ela funciona quase como uma piada, pois pega o ouvinte pela diversão. Procure sempre os pontos de referência e o auditório original.

6 DUAS SUGESTÕES HERMENÊUTICAS 1) Traduza a parábola para o nosso próprio contexto. 2) Não esqueça que todas as parábolas de Jesus são, de alguma maneira, veículos que proclamam o reino.


Carregar ppt "4) EVANGELHOS. Os Evangelhos não são livros de Jesus, mas livros acerca de Jesus. Por que quatro Evangelhos? Uma resposta: diferentes comunidades cristãs."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google