A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

4) EVANGELHOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "4) EVANGELHOS."— Transcrição da apresentação:

1 4) EVANGELHOS

2 Os Evangelhos não são livros de Jesus, mas livros acerca de Jesus.
Por que quatro Evangelhos? Uma resposta: diferentes comunidades cristãs tinham necessidade de um livro acerca de Jesus. O propósito do autor é básico. Veja qual a ligação entre os parágrafos. Discrimine os sub-gêneros/ênfases dos parágrafos {ensino/conflito}.

3 Alguns recursos: O arco narrativo (movimento). “Sanduíches”.
Temas-guia. Correlações VT (Ecos).

4 Duas realidades acerca dos Evangelhos:
Pense horizontalmente. Significa que enquanto estudamos uma perícope em qualquer dos Evangelhos, devemos ter consciência dos paralelos com os demais Evangelhos. Pense verticalmente. Significa que enquanto lemos ou estudamos uma narrativa ou um ensino nos Evangelhos, devemos procurar ter consciência dos dois contextos históricos, o de Jesus e o do Evangelista.

5 AS PARÁBOLAS Uma parábola não é alegoria, pois não é polissêmica e seus elementos não possuem significados diferentes da própria história. Ela funciona quase como uma piada, pois “pega” o ouvinte pela diversão. Procure sempre os pontos de referência e o auditório original.

6 DUAS SUGESTÕES HERMENÊUTICAS
1) Traduza a parábola para o nosso próprio contexto. 2) Não esqueça que todas as parábolas de Jesus são, de alguma maneira, veículos que proclamam o reino.


Carregar ppt "4) EVANGELHOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google