A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bom dia, senhoras e senhores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bom dia, senhoras e senhores"— Transcrição da apresentação:

1 O Câncer como um Problema de Saúde Pública e Estratégias de Prevenção e Controle
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas.

2 Políticas de Saúde Específicas
Respostas governamentais dadas a certas doenças específicas Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Portadores da doença Não portadores da doença Direção Geral – HC I

3 Agenda Governamental Conjunto de problemas dos quais se ocupa o governo A inclusão ou não de uma doença na agenda governamental é sempre política Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas.

4 Bom dia, senhoras e senhores
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: Global Action Against Cancer, 2005

5 Crescimento global do câncer no mundo
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: INCTR, 2005

6 Bom dia, senhoras e senhores
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: Global Action Against Cancer, 2005

7 Bom dia, senhoras e senhores
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: Global Action Against Cancer, 2005

8 Padrões globais e regionais de morte por causa, 2000
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte; NCCP/WHO, 2002

9 Mortalidade proporcional segundo as causas e as regiões brasileiras
Mortalidade proporcional segundo as causas e as regiões brasileiras. Brasil, 2001 Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte:Saúde Brasil 2004 – SVS/MS, 2004

10 Cânceres mais comuns na população feminina nos países mais desenvolvidos e menos desenvolvidos em 2000 Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: World Cancer Report, IARC/WHO 2003

11 Cânceres mais comuns na população masculina nos países mais desenvolvidos e menos desenvolvidos em 2000 Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: World Cancer Report, IARC/WHO 2003

12 Tipo de câncer e recomendações da OMS para detecção precoce
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: NCCP/WHO, 2002

13 Estimativa do número de casos novos de câncer*
para o ano de 2005, homens e mulheres, Brasil Homens Mulheres Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. * Exceto pele não nelanoma Fonte: INCA/MS, 2004

14 Distribuição dos dez tumores primários mais freqüentes no INCA (2000 a 2001) segundo estadiamento clínico Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: Registro Hospitalar de Câncer, Hospital do Câncer – Unidade I, II e III /INCA/MS

15 Taxas de mortalidade por câncer, homens e mulheres, padronizadas por idade pela população mundial,
Brasil 1979 a 2002 Valores por Homens Mulheres Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: Divisão de Informação/INCA/MS

16 Razão do nº de estabelecimentos cadastrados p/ 10. 000 hab
Razão do nº de estabelecimentos cadastrados p/ hab. Segundo região e o tipo de unidade cadastrada Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte:Saúde Brasil 2004 – SVS/MS, 2004

17 Cobertura Assistencial em Oncologia – Brasil/Regiões - 2003
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: Divisão de Atenção Oncológica/CONPREV/INCA/MS, 2004

18 Percentual estimado de mortes por câncer atribuída à várias causas nos EUA (< 65 anos), 1981
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: NCCP/WHO, 2002

19 Fatores de Risco Câncer
Dieta, Atividade Física, Doença Inflamatória do Cólon Cólon e Reto Dieta, H. Pylori Estômago HPV, Tabagismo Colo do Útero Dieta, Atividade Física Próstata Tabagismo, Exposição Ocupacional, Poluição Pulmão Dieta, Radiação, Doença Mamária Benigna, História Familiar Mama Fatores de Risco Câncer Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: INCA/MS

20 Fatores de risco e doenças não comunicáveis
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: NCCP/WHO, 2002

21 0,2% dos gastos com prevenção, detecção precoce e vigilância
Gastos do SUS na Prevenção e Controle do Câncer Assistência Controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco Detecção Precoce Vigilância R$ 43 bilhões R$ ,00 R$ ,00 R$ ,00 Fonte: INCA/MS Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. 0,2% dos gastos com prevenção, detecção precoce e vigilância

22 Subsídios para a discussão de uma Política de Atenção ao Câncer no Brasil
Câncer como 2ª causa de morte por doença Aumento da incidência e mortalidade por câncer no Brasil Inadequação, insuficiência e má distribuição dos serviços de assistência oncológica Importância dos fatores de risco Informação incipiente Déficit de recursos humanos especializados Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. HC III

23 Programa Nacional de Controle do Câncer (PNCC)
“ É um programa de saúde pública elaborado para reduzir a mortalidade e incidência de câncer e melhorar a qualidade de vida dos pacientes de um país ou estado, por meio da implementação de estratégias de prevenção, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos, fazendo o melhor uso dos recursos disponíveis” Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. HC II Fonte: NCCP/WHO, 2002

24 Programa Nacional de Controle do Câncer (PNCC)
Alta carga de doença Tendência de aumento dos fatores de risco Necessidade de utilização eficiente de recursos limitados Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: NCCP/WHO, 2002

25 Programa Nacional de Controle do Câncer (PNCC)
Reduzir o consumo de tabaco, o sobrepeso e aumentar a atividade física Aprimorar o diagnóstico precoce dos cânceres de mama, colo, pele, colo-retal e oral Aprimorar os programas de rastreamento para câncer de colo, mama e colo-retal Prover acesso à serviços de boa qualidade e padronizar tratamentos Aprimorar o controle da dor e outros sintomas Prover assistência psicossocial e espiritual Garantir que os serviços e ações sejam oferecidos para todos os setores da população Prevenir futuros cânceres Diagnosticar os cânceres precocemente Oferecer tratamento curativo Prover alívio do sofrimento Alcançar todos os membros da população Reduzir a incidência Reduzir a mortalidade Melhorar a qualidade de vida Micro-objetivos Macro-objetivos Propósitos Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: Adaptado de NCCP/WHO, 2002

26 Avaliação de estratégias para os oito tumores mais frequentes
Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: NCCP/ WHO 2002

27 Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero
Proposta para uma Política Nacional em Cuidados Paliativos Cuidados Paliativos Aprimoramento dos sistemas de informação Aprimoramento do SISCOLO Agenda da Mulher Vigilância Pesquisas de avaliação de programas de rastreamento Desenvolvimento de parâmetros assistenciais na média complexidade Pesquisas de vacinas para HPV Pesquisa Garantia de qualidade (PQRT) Condutas Clínicas ( ) Tratamento Aumento de cobertura Organização da média complexidade Garantia de qualidade Condutas Clínicas (2005) Detecção Precoce Projetos de mobilização social e educação popular Prevenção Plano de Ação Programa Nacional Estratégia Articular uma rede de comunicação com a mulher Alcançar uma cobertura de 80% Ampliação e qualificação da média complexidade Garantia de qualidade Capacitar RH e disponibilizar recursos materiais Nova Nomenclatura (2003) e Condutas Clínicas (2000, 2003) Introdução da CAF Garantia de qualidade (PQRT) Condutas Clínicas (2000) Avaliação dos métodos de rastreamento Inquérito sobre fatores de risco Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Implantação e implementação de sistemas de vigilância e avaliação (SISCOLO) Aprimoramento dos RHC e RCBP Inserção de cuidados paliativos na Portaria nº 3.535/98 Manuais de controle de sintomas e controle da dor Criação do HC IV em 1998

28 Programa Nacional de Controle do Câncer (PNCC)
Formulação Implementação Monitoramento Sanitaristas, Gestores, Especialistas em Câncer, Profissionais de Saúde, Grupos de Usuários, Representantes de Setores Afins Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: NCCP/ WHO 2002

29 Política Nacional de Controle do Câncer
CPQ Política Nacional de Controle do Câncer “Compromisso explícito do governo e seus colaboradores que provêm objetivos para o PNCC, especificam a prioridade relativa de cada objetivo e indicam os recursos e medidas necessárias para atingir estes objetivos” Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. Fonte: NCCP/WHO, 2002

30 Elementos de uma Política Nacional de Atenção ao Câncer
Propósitos da política Princípios em que está baseada Metas, objetivos e prioridades Programas a serem desenvolvidos Recursos disponíveis e os necessários Papéis e responsabilidades de cada ator nos diferentes níveis do sistema Medidas legislativas necessárias a implementação da política Indicadores de monitoramento e avaliação dos programas Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas.

31 Estratégias para execução de uma Política Nacional de Atenção ao Câncer
Estágio de desenvolvimento do país Particularidades territoriais Aspectos sócio-culturais Aspectos econômicos Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. HC IV

32 O Papel do INCA na Política Nacional
de Atenção ao Câncer Antes de 1986 Pro-Onco SUS LOS 1991, 1998, Decretos Presidenciais Decreto 4.726 “...assistir o Ministro de Estado na formulação da política nacional de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer” Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas.

33 Situação atual da Política Nacional
de Atenção ao Câncer Coordenação centralizada (INCA/SAS/MS) Ações descentralizadas Apoiada em atos normativos Recursos financeiros predominantemente públicos Formalização documental em andamento Regulação da atenção incipiente Qualificação de RH centralizada Sistemas de avaliação e vigilância do câncer e fatores de risco em desenvolvimento Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas. COAD / CEDC

34 Desafios para uma Política Nacional de Atenção ao Câncer
Desenvolver estratégias que promovam a qualidade de vida e saúde Atuar em caráter intersetorial nos condicionantes e determinantes das principais neoplasias malignas Organizar linhas de cuidado Ampliar a cobertura da assistência Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas.

35 Desafios para uma Política Nacional de Atenção ao Câncer (Cont.)
Definir critérios de funcionamento, monitoramento e avaliação de serviços públicos e privados Estimular projetos de estudo em incorporação tecnológica Aprimorar os processos de gestão e de informação Qualificar a assistência e promover a educação continuada Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas.

36 INCA www.inca.gov.br Ronaldo Corrêa Ferreira da Silva
Divisão de Atenção Oncológica CONPREV-INCA/MS (21) Bom dia, senhoras e senhores. É uma grande honra termos sido convidados para compartilhar com vocês a nossa experiência na área de comunicação. Eu mesmo não sou profissional de comunicação. Sou médico, cirurgião e há 4 anos aceitei o desafio de dirigir o Instituto Nacional de Câncer, onde atuo há mais de 40 anos. Nesse tempo, aprendi e descobri como a comunicação pode ser útil para ajudar a alcançar objetivos. Como ela mobiliza. Como ela convence. E no INCA, isso tem sido fundamental. Comigo está a Chefe da Divisão de Comunicação Social do INCA, Jeannine Leal, para juntos apresentarmos a vocês como a comunicação é utilizada no nosso trabalho, e o “case” que nos levou a ganhar o Prêmio Aberje 2001 em Assessoria de Imprensa. Um exemplo de como a comunicação foi utilizada para ajudar a salvar vidas. No caso, vidas das futuras gerações. Este ano o Instituto também foi agraciado com o Prêmio Aberje na categoria Internet, outra ferramenta bastante usada para ajudar a salvar vidas.


Carregar ppt "Bom dia, senhoras e senhores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google