A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Inclusão de Pacientes Portadores de HIV/AIDS Aparecida do Carmo Miranda Campos. Assistente Social Hospital de Clínicas UNICAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Inclusão de Pacientes Portadores de HIV/AIDS Aparecida do Carmo Miranda Campos. Assistente Social Hospital de Clínicas UNICAMP."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Inclusão de Pacientes Portadores de HIV/AIDS Aparecida do Carmo Miranda Campos. Assistente Social Hospital de Clínicas UNICAMP

2 Os direitos do portador de HIV/AIDS: o instituído. n Movimento ativista: a busca de ampliar a proteção social. n As conquistas: acesso ao tratamento com garantias de medicação; exames de carga viral e CD4; liberação do FTGS; auxílio doença com um mês de contribuição; estabilidade no emprego; transporte urbano gratuito para tratamento; transporte intermunicipal na região metropolitana de Campinas.

3 Instituinte.... n Grupo social de portadores de HIV/AIDS são, no geral, vulneráveis, com acentuado indicadores de pobreza. n Estigma e preconceito como mecanismo de exclusão social. n Em muitos casos a doença acomete a família nuclear.

4 O projeto de Inclusão n Direitos do portador de HIV/AIDS e LOAS: o que garantir? n A alimentação como direito. n A busca de parceiros- NUVOHC e Secretaria de Desenvolvimento, Inclusão e Assistência Social da Prefeitura Municipal de Campinas. n Grupo como estratégia coletiva de acessar direitos: ação afirmativa.

5 Estratégias n Grupo formado a partir da demanda por alimentos com 30 pessoas. n Contrato estabelecido a partir do Grupo: presença nos encontros mensais; comparecimento a exames e consultas agendados; retirada de medicação regularmente. n Proposta de discussão de temas associados ao diagnóstico;oficina de trabalho como atividade auto-sustentável. n

6 Resultados n Projeto tem 2 anos de funcionamento; n Adesão ao tratamento; n Melhoria da auto-estima; n Mudança nas relações sociais do grupo, ampliação da cidadania; n Oficina de artesanato e comercialização.

7 Total de reuniões n 22 pacientes em média por reunião; n 25 reuniões; n Composição do grupo: 40% de mulheres e 60% homens. n 8 pacientes sairam e foram incluídos 8 novos: saídas por trabalho (3), óbito (1) e abandonos (4).

8 Depoimentos n To muito feliz, ganhando meu dinheirinho para pagar a conta de luz e água. Mulher 57 anos n Foi uma benção de Deus estar fazendo isso, pois melhorou 100% minha vida. Não venho mais chorando como eu vinha, arrasada. Melhorou meu agir..uma porta se abriu para mim. Mulher n 57 anos.

9 Depoimento n Participar do Grupo tem me fortalecido muito... Vocês conseguiram me animar..trago meu netinho direitinho nas consultas e exames.( Avô, 59 anos) n Não tomava a medicação por falta de leite.. E depois ia comer o que? Melhor não tomar medicação..Hoje pode perguntar ao Dr.. Tomo tudo direitinho, me sinto uma nova pessoa( Homem, 46 anos)

10 Finalizando n É possível o combate a pobreza e a exclusão social no Brasil, mediante uma atividade objetivada e consciente no processo de trocas sociais o indivíduo pode e deve tornar-se sujeito autônomo. Isto é cidadania ( Vera M. S. Nacif - Pronager Nacional, MI/FAO)


Carregar ppt "Projeto de Inclusão de Pacientes Portadores de HIV/AIDS Aparecida do Carmo Miranda Campos. Assistente Social Hospital de Clínicas UNICAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google