A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A crise no Mundo Árabe Líbia. GEOGRAFIA Localização: norte da África. Área: 1.775.500 km 2. Clima: árido subtropical (N) e tropical (S). Área de floresta:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A crise no Mundo Árabe Líbia. GEOGRAFIA Localização: norte da África. Área: 1.775.500 km 2. Clima: árido subtropical (N) e tropical (S). Área de floresta:"— Transcrição da apresentação:

1 A crise no Mundo Árabe Líbia

2

3

4 GEOGRAFIA Localização: norte da África. Área: km 2. Clima: árido subtropical (N) e tropical (S). Área de floresta: 4 mil km 2 (1995).

5

6

7 POPULAÇÃO Total: 5,6 milhões (2000), sendo árabes líbios 97%, berberes, africanos e turcos 3% (1996). Densidade: 3,15 hab./km 2. População urbana: 87% (1998). População rural: 13% (1998). Crescimento demográfico: 2,4% ao ano ( ). Fecundidade: 3,8 filhos por mulher ( ). Expectativa de vida M/F: 68/72 anos ( ). Mortalidade infantil: 28 por mil nascimentos ( ). Analfabetismo: 20,2% (2000). IDH (0-1): 0,760 (1998).

8

9 DADOS PRINCIPAIS Nome oficial: Grande Jamahira Árabe Popular Socialista da Líbia (Jamahiriya al-'Arabiya al-Libiya ash-sha'biya al-ishtirakiya). Nacionalidade: Líbia. Data nacional: 1º de setembro (aniversário da Revolução). Capital: Trípoli. Cidades principais: Trípoli ( ), Benghazi ( ) (aglomerados) (1995); Misratah ( ), Az Zawiyah (89.300) (1988). Idioma: árabe (oficial). Religião: islamismo 97% (sunitas), outras 3% (1992).

10

11

12

13 Um breve Histórico Durante a Segunda Guerra Mundial, o território líbio foi cenário de combates decisivos. A independência do país no primeiro dia de 1952, data a partir da qual foi adotado o nome Reino Unido da Líbia. O líder religioso dos sanusis, o emir Sayyid Idris al-Sanusi, foi coroado rei com o nome de Idris I ( ). A descoberta de jazidas de petróleo em 1959 constituiu no entanto fator decisivo para que o governo líbio exigisse a retirada das forças estrangeiras, Em 1961 tem início a exploração do petróleo. A nova história da Líbia começou em 1969, quando um grupo de oficiais radicais islâmicos derrubou a monarquia e criou a Jamairia (República) Árabe Popular e Socialista da Líbia, muçulmana militarizada e de organização socialista.

14 Um breve histórico... O Conselho da Revolução (órgão governamental do novo regime) era presidido pelo coronel Muammar al-Khadafi. O regime de Muammar Khadafi, chefe de Estado a partir de 1970, expulsou os efetivos militares estrangeiros e decretou a nacionalização das empresas, dos bancos e dos recursos petrolíferos do país. Em 1972, a Líbia e o Egito uniram-se numa Confederação de Repúblicas Árabes, que se dissolveu em Em 1984, a Líbia e o Marrocos tentaram uma união formal, extinta em Khadafi procurou desencadear uma revolução cultural, social e econômica que provocou graves tensões políticas com os Estados Unidos, Reino Unido e países árabes moderados (Egito, Sudão). Apoiado pelo partido único, a União Socialista Árabe, aproveitou-se da riqueza gerada pela exploração das grandes reservas de petróleo do país para construir seu poderio militar e interferir nos assuntos dos países vizinhos, como o Sudão e o Chade (Tchad). O Chade foi invadido pela Líbia em Depois da Guerra do Yom Kippur, a Líbia levou seus parceiros árabes a não exportar petróleo para os Estados que apoiaram Israel. Opôs-se à iniciativa do presidente egípcio Anwar al-Sadat de restabelecer a paz com Israel, e participou ativamente, junto com a Síria, da chamada "frente de resistência" em

15 Seu apoio à Organização para a Libertação da Palestina (OLP) se intensificou, e a cooperação com os palestinos se estendeu a outros grupos revolucionários de países não árabes, que receberam ajuda econômica líbia. A rejeição a Israel, as manifestações anti-americanas e a aproximação com a União Soviética, por parte da Líbia, geraram sérios conflitos na década de As relações da Líbia com os Estados Unidos se deterioraram quando, em 1982, os Estados Unidos impuseram um embargo às importações de petróleo líbio. Em 1993 a Líbia rompeu relações com o Irã, reagindo contra o crescimento do fundamentalismo islâmico. Em fevereiro de 2011, manifestações contra o governo de Muammar al-Gaddafi provocaram a morte de dezenas de civis. A comunicação por telefone é difícil e o país cortou por completo o acesso dos computadores com a internet. A embaixada de diversos países, incluindo Brasil e Portugal tem tomado medidas para retirar cidadãos de seus respectivos países de solo Líbio. A imprensa internacional não foi autorizada a entrar no país e o aeroporto de Tripoli teve suas pistas bombardeadas, dificultando pousos e decolagens.

16 POLÍTICA Forma de governo: Ditadura militar desde Divisão administrativa: 3 províncias, 10 governadorias e comunas. Partido político: União Socialista Árabe (único legal). Legislativo: unicameral - Congresso Geral do Povo, com membros da União Socialista Árabe. Constituição em vigor: 1977.

17 Homem faz o sinal da vitória em cima de um tanque do Exército em Benghazi, na Líbia. Sera?


Carregar ppt "A crise no Mundo Árabe Líbia. GEOGRAFIA Localização: norte da África. Área: 1.775.500 km 2. Clima: árido subtropical (N) e tropical (S). Área de floresta:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google