A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ver vídeo 10:54: Pátria proibida: A História dos meninos perdidos do Sudão 1/8 1ª. Vez Tribunal de Haia manda prender presidente em exercícioJN-4mar09.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ver vídeo 10:54: Pátria proibida: A História dos meninos perdidos do Sudão 1/8 1ª. Vez Tribunal de Haia manda prender presidente em exercícioJN-4mar09."— Transcrição da apresentação:

1 Ver vídeo 10:54: Pátria proibida: A História dos meninos perdidos do Sudão 1/8 1ª. Vez Tribunal de Haia manda prender presidente em exercícioJN-4mar09 1:12 Sudão BomDiaBr. 6mar09 3:28

2 ÁFRICA Apesar da proximidade em relação á Europa, foi o último a ser colonizado devido a presença do Império Turco-Otomano.

3 Do séc. XV ao XVIII foram instalados entrepostos comerciais que subordinava-os aos europeus, as Feitorias.

4 Com a Rev. Industrial começa a neo-colonização violenta devido a necessidade de mais mercados e independências americanas. Em foi dividida na Conferência de Berlin para início do Plantation, sem respeitar qualquer divisão cultural, territorial ou tribal.

5 Após a II G.Md. EUA e URSS promovem a independência de vários países, devido á Guerra Fria, mas reacendem os conflitos tribais que dificultam o desenvolvimento destes.

6 Em 1989, final da Guerra Fria e retirada dos EUA e URSS, as tribos árabes partiram para o tudo ou nada. Entre estes Omar al-Bashir, atual presidente do Sudão, desde 1989 quando tomou o poder mediante um golpe de Estado. Serviu no Egito durante a guerra do Yom Kippur 1973 x Israel.

7 Omar Al-Bashir suprimiu todos os partidos políticos, censurou a imprensa e dissolveu o Parlamento, convertendo-se em Director do Conselho Revolucionário para a Salvação Nacional, assumindo o posto de chefe de Estado, primeiro-ministro, chefe das forças armadas e ministro da defesa.

8 Darfur Acampamentos 5:00 SUDÃO = Maior território da África, marcado pela guerra civil e atualmente pelo genocídio em Darfur, entre o ditador muçulmano Omar al-Bashir(89), guerrilheiros cristãos e animistas do sul envolvendo exploração de petróleo.

9 O conflito de Darfur (ou genocídio de Darfur) é um conflito armado em andamento no oeste do Sudão, que opõe principalmente os janjawid - milicianos recrutados entre os baggara, tribos nômades africanas de língua árabe e religião muçulmana - e os povos não-árabes da área.

10 A maioria das ONGs trabalha com a estimativa de mortes. O número de pessoas obrigadas a deixar seus lares é estimado em A mídia vem descrevendo o conflito como um caso de "limpeza étnica" e de "genocídio". O governo dos EUA também o considera genocídio, embora as Nações Unidas ainda não o tenham feito.

11 No dia 4mar2009 o Tribunal Penal Internacional passou um mandado para a captura de Omar al-Bashir. É o primeiro Chefe de Estado em exercício a ser alvo de um mandado internacional de captura. E o procurador Luís Moreno-Ocampo garantira ter reunido provas suficientes para sustentar as acusações de genocídio no Conflito de Darfur formuladas contra al-Bashir Comentário GloboNews 4:19

12 Em 1997 Os EUA iniciaram sanções contra o governo e suas petrolíferas se retiraram do país sendo substituídas por empresas de outros países como a Total (França), KFPC (Kuwait), ONGC (India), Petronas (Malásia) e CNPC (China). A CNPC é controladora do consórcio Greater Nile Petroleum Operating Company (GNPOC), que inclui a Total, a ONG e a Sudapet (estatal Sudanesa).


Carregar ppt "Ver vídeo 10:54: Pátria proibida: A História dos meninos perdidos do Sudão 1/8 1ª. Vez Tribunal de Haia manda prender presidente em exercícioJN-4mar09."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google