A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DE FILOSOFIA aula da semana - 03 à 07 de Agosto Olá seres pensantes. Vamos aproveitar essa semana para revisar o conteúdo e exercitar o que estudamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DE FILOSOFIA aula da semana - 03 à 07 de Agosto Olá seres pensantes. Vamos aproveitar essa semana para revisar o conteúdo e exercitar o que estudamos."— Transcrição da apresentação:

1

2 AULA DE FILOSOFIA aula da semana - 03 à 07 de Agosto Olá seres pensantes. Vamos aproveitar essa semana para revisar o conteúdo e exercitar o que estudamos em nossas aulas de Filosofia. Nos próximos slides temos o conteúdo para revisarmos e aprendermos mais um pouquinho. Afinal, conhecer é poder. Procedimento: - Use o matérial de didático (apostila) (volume 02). - Leia os slides desse power point. - Resolva os exercícios que estão nos últimos slides. NÃO ESQUEÇA! - No blog de Filosofia tem um arquivo de TAREFA DE CASA. - Faça o download. - Resolva os exercícios. - Devolva a tarefa concluída para o professor logo no retorno das aulas.

3 APOSTILA DE FILOSOFIA (VOLUME 02) -7ª série -2º trimestre Unidade 02 – Explicação e Ordem > O conhecimento e a explicação > Conhecimento e Ordem Unidade 03 – O Senso Comum e o Senso Crítico > Ordem e Previsibilidade > O senso comum e o senso crítico Unidade 01 – Conhecer e Poder > O que é conhecimento? > Conhecer é poder – Francis Bacon

4 CONHECIMENTO CONHECER = SER COM CONHECER = SER COM CONHECER = TER NA CONSCIÊNCIA CONHECER = TER NA CONSCIÊNCIA SUJEITO OBJETO RELAÇÃO

5 É possível conhecer em vários níveis, em várias dimensões Quanto mais ampla e profunda a relação entre sujeito e objeto, mais amplo será o conhecimentoQuanto mais ampla e profunda a relação entre sujeito e objeto, mais amplo será o conhecimento

6 Conhece-te a ti mesmo Sócrates Oráculo de Delfos

7 existem muitos acontecimentos, sentimentos e emoções que agem sobre nós mas nós não temos consciência. Estão em nós mas não são conhecidos, por isso não estão na consciência existem muitos acontecimentos, sentimentos e emoções que agem sobre nós mas nós não temos consciência. Estão em nós mas não são conhecidos, por isso não estão na consciência Consciente / Inconsciente

8 Quando conhecemos um objeto (uma realidade) passamos a ter um certo controle sobre ele Exemplo do Fogo 1º - objeto desconhecido = temor do fogo 2º - objeto conhecido = uso do fogo 3º - objeto produzido = domínio sobre o fogo Saber é Poder

9 Conheço o fogo = sei o que ele faz Conheço o fogo = sei o que ele faz Conheço suas causas = sei produzí-lo Conheço suas causas = sei produzí-lo Conheço seu poder = sei em que usá-lo Conheço seu poder = sei em que usá-lo Conheço seus limites = sei vencê-lo Conheço seus limites = sei vencê-lo Conhecimento proporciona controle SABER É PODER

10 A natureza não se vence senão quando se lhe obedece Para controlar a natureza é preciso conhecer suas leis SABER É PODER

11 SABER É PODER CONHECER É CONTROLAR Para o bem ou para o mal

12 CONHECIMENTO SABER É PODER PODER SALVAR MATAR ÉTICA

13 O ser humano pode escolher aquilo que quer ser basta que ele: Aumente e aprofunde sua relação com as coisas Busque melhor compreensão da realidade Busque maior controle sobre a realidade Então será menos determinado pela realidade E será mais livre = AUTODETERMINADO SABER É PODER

14 Elas sempre foram assim Elas sempre fizeram a mesma coisa Nós não! O conhecimento é instrumento de libertação

15 EMBURRECENDO Menos leitura = menos vocabulário Menos Vocabulário = menor a capacidade de se expressar Menor capacidade de expressão = menos relacionamentos com a realidade Menos relacionamentos com a realidade = menor o conhecimento Menor o conhecimento = menor controle sobre a realidade Menor controle sobre a realidade = maior dependência Maior dependência = menor liberdade Menor Liberdade = Maior determinação externa Maior Determinação = Menos humano

16 FORMAS DE CONHECER SUPERSTIÇÃO MITO SENSO COMUM CONHECIMENTO CIENTÍFICO CONHECIMENTO FILOSÓFICO

17 O QUE É UMA EXPLICAÇÃO? TRANSFORMAR ALGO CONFUSO EM ALGO CLARO EXPOR CLARAMENTE O QUE ESTÁ ESCONDIDO DESVELAR VER E FAZER VER ALGO NA SUA TOTALIDADE

18 COSMOS X CAOS A REALIDADE A NOSSA VOLTA POSSUI UMA ORDEM A NATUREZA SEGUE SUAS LEIS NOSSO CONHECIMENTO DEVE DECTAR ESTA ORDEM

19 COSMOS = ORDEM COMPREENDER A ORDEM NOS PROPORCIONA O PODER DA PREVISÃO PREVER O FUTURO NÃO É MAGIA, É CIÊNCIA

20 Armazenamento de informações Ordenação das informações Compreensão das relações SEI COMO AS COISAS SE COMPORTAM DOMINO UM PADRÃO SEI COMO IRÃO SE COMPORTAR POSSO PREVER O FUTURO E USAR ISSO A MEU FAVOR

21 Senso Comum X Senso Crítico PASSADO PRESENTE FUTURO SABER

22 SENSO COMUM E SENSO CRÍTICO SENSO COMUM = SABER IMEDIATO / IRREFLETIDO SENSO CRÍTICO = SABER REFLETIDO / ELABORADO

23 SENSO COMUM Forma primitiva de saber Saber sem reflexão Saber Espontâneo / Sem método Saber partilhado por muitos Saber Ingênuo

24 SENSO COMUM O sol gira ao redor da Terra

25 SENSO CRÍTICO A Terra gira ao redor do sol

26 SENSO COMUM Refrigerante prejudica os ossos

27 SENSO CRÍTICO - A ingestão de refrigerantes está associada a fraturas ósseas? - Estudos mostram uma associação positiva entre bebidas à base de cola e fraturas ósseas em meninas fisicamente ativas. Em estudo grego, o aumento do consumo de refrigerantes do tipo de cola foi associado positivamente com aumento do risco de fraturas ósseas em crianças de 7-14 anos. É sugerido que esses achados estejam associados com a relação cálcio- fósforo na dieta, tendo efeitos deletérios no osso.

28 SENSO COMUM Mulher é Burra

29 SENSO CRÍTICO Mulheres possuem inteligência idêntica a do homem

30 SENSO COMUM Homem não presta

31 SENSO CRÍTICO Homens são muito diferentes

32 SENSO COMUM NASCE DE CONCLUSÕES SEM NENHUMA ANÁLISE PODE EXPRESSAR MENOS UM CONHECIMENTO DO QUE VALORES MORAIS RICO ROUBANDO = CLEPTOMANÍACO POBRE ROUBANDO = MARGINAL NORDESTINOS NÃO GOSTAM DE TRABALHAR SULISTAS SÃO TRABALHADORES JAPONESES TEM OLHOS PUXADOS

33

34 Senso Crítico Saber refletido – pensado – analisado Saber que nasce de um método Saber sem pré-conceitos Saber fundamentado

35 SENSO CRÍTICO ATITUDE CRÍTICA

36 Estar aberto à discussão Estar aberto à críticas Aceitar outros pontos de vista Questionar sempre ATITUDE CRÍTICA

37 Do Senso Comum ao Senso Crítico Questionar as próprias idéias Ouvir outros pontos de vista Aceitar novas idéias Fundamentar nossas idéias Desconfiar de todas as verdades definitivas

38 CONFORME OS ESTUDOS SOBRE O CONHECIMENTO, ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR: ( ) O aumento dos nossos conhecimentos possibilita uma maior compreensão sobre as coisas que nos cercam e que nos influenciam. ( ) Para Francis Bacon, conhecer é poder, ou seja, para ele o conhecimento das leis da natureza proporciona ao homem o poder de controle sobre essa mesma natureza. ( ) O conhecimento é um instrumento de libertação que honra e dignifica as pessoas. ( ) Podemos conhecer o mundo de muitas formas, porém, a superstição, o mito e o senso comum não são formas de conhecimento. ( ) O conhecimento é uma necessidade de ordenar as coisas a nossa volta, porém, devemos buscar a compreensão dos fatos do presente e esquecer como as coisas se deram no passado.

39 No que se refere ao estudo sobre o o senso crítico ou conhecimento científico, analise as afirmativas a seguir: I – Questionamentos profundos sobre as coisas que acreditamos e os porquês que nos fazem acreditar naquilo que consideramos certo são exemplos de atitude crítica. II – A atitude crítica deve levar em consideração nossas posições emocionais, morais e nossos pontos-de-vista como forma de explicar o mundo. III – O senso crítico ou conhecimento científico busca através de experiências estabelecer relações para uma compreensão geral dos fatos que tenha um caráter universal, porém não eterno e imutável. De acordo com a análise das afirmativas, assinale a alternativa correta: a) I e II apenas b) I, II e III c) I e III apenas d) II e III apenas e) todas estão erradas

40 Em relação ao estudo sobre o explicação e ordem, marque a alternativa incorreta. a) Etimologicamente a palavra explicação tem o sentido de desdobrar, desembaraçar, desenredar, expor aquilo que está escondido, OU SEJA, explicar tem a ver com mostrar aquilo que num primeiro momento não se pode ver ou que se encontre confuso. b) Quando buscamos uma explicação, estamos buscando ver as coisas na sua totalidade, na sua completude, na sua integridade, LOGO, explicação é aquilo que o conhecimento busca para dar sentido as coisas. c) Quando as coisas estão organizadas e ordenadas diante de nossa consciência, somos capazes de entender como elas se relacionam e se comportam, ISTO É, nosso domínio sobre as coisas se torna muito mais eficiente e poderoso. d) Conhecendo as leis que regem a organização de um sistema, podemos prever com razoável grau de confiabilidade como esse sistema se comportará no futuro, PORTANTO, não é possível fazer planejamentos e usá-los a nosso favor, pois não é temos poder sobre elas.


Carregar ppt "AULA DE FILOSOFIA aula da semana - 03 à 07 de Agosto Olá seres pensantes. Vamos aproveitar essa semana para revisar o conteúdo e exercitar o que estudamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google