A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. 2 Microcrédito: um mundo de oportunidades, mas ainda pouco exploradas......

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. 2 Microcrédito: um mundo de oportunidades, mas ainda pouco exploradas......"— Transcrição da apresentação:

1 1

2 2 Microcrédito: um mundo de oportunidades, mas ainda pouco exploradas......

3 3 Setor Financeiro TradicionaL: (i) Setor estruturado (ii) Planejamento conhecido (iii) Pensamento Convencional Microfinanças: Setor Financeiro x Microcrédito Microcrédito: out of the box

4 4 Organização Não Governamental - Fininvest e Prefeitura Municipal Rio de Janeiro; Lojas: Pilares (1998), Campo Grande (1999), Taquara (2001); Abertura do Posto Avançado da Rocinha em Janeiro de 2002; Finalização das Operações em Setembro de 2003; RioCred CaixaAnalista de Crédito Analista de Cobrança RIOCRED AdministrativoPlanejamentoLoja Gerente de Loja Operador Comercial Tesouraria Estrutura Organizacional

5 5 Informações Riocred Estrutura Lojas Funcionários Funcionários por loja Atuação de 1998 até Setembro de 2003 Créditos Concedidos Volume Financiado Valor Médio R$ 6,8 MM R$ 1.400

6 6 Operação Experimental Limitação de Crescimento Operação Experimental Limitação de Crescimento Profissionalização Crescimento Programado Profissionalização Crescimento Programado SCM ONG TRANSFORMAÇÃO Mudança de Foco

7 7 Sociedade de Crédito ao Microempreendedor Marco Legal Resolução (Ago/1999) Resolução Atual (Jul/2001) Principais Características : Instituição Financeira; Funding Restrito; Endividamento : 5 vezes o PL; Empréstimo máximo R$ 10 mil por cliente; 80% do capital - Banco Fininvest e 20% IFC Banco Mundial A Nova Sociedade

8 Estados (RJ,SP e RS) 2 UCCs – RJ e SP 124 pontos de venda Quase 3 lojas por agente 3 Estados (RJ,SP e RS) 2 UCCs – RJ e SP 124 pontos de venda Quase 3 lojas por agente Cenário Atual 47 Agentes de Microcrédito 4 Analistas) 4 Gerentes Total: 55 funcionários 47 Agentes de Microcrédito 4 Analistas) 4 Gerentes Total: 55 funcionários

9 9 Captura de clientes com menor custo através da utilização de canais de distribuição do Unibanco: domicílio x rede Sinergia com as estruturas operacionais do Unibanco; Mais amplo relacionamento dos clientes com a empresa; Construção de uma base de dados que permita a elaboração de modelos matemáticos; Racionalização de custos. Estratégia de Negócios

10 10 Falta de Cultura de Microcrédito (Crédito Produtivo): do cliente potencial e das instituições de crédito (avaliação de risco). Falta de escala: 14 milhões de microempreendimentos, mas... Altos Custos Operacionais Mix de Produtos x Adequação Demanda Escassez de Mão-de-Obra Qualificada na operação de microcrédito Assimetria de informações Altas Taxas de Mortalidade de Microempresas As Ameaças

11 11 Carteira de Crédito (R$ Mil) Ticket médio: Plano médio: 11 meses

12 12 Material de Marketing Banner Folheto Faixa


Carregar ppt "1. 2 Microcrédito: um mundo de oportunidades, mas ainda pouco exploradas......"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google